A Acura, divisão
de luxo da Honda, anunciou que o novo Centro de Performance e Produção (Performance
Manufacturing Center – PMC),em Marysville, Ohio (EUA), iniciará a produção
em série da próxima geração do superesportivo NSX no final de abril, com as
entregas para os clientes ocorrendo em seguida.
O PMC é a
exclusiva instalação global para fabricação do novo superesportivo NSX e está
estruturado em torno de uma inovadora fusão de pessoas com tecnologia.
Combinando trabalho humano artesanal e inovação tecnológica, o PMC adota novos
conceitos na construção de veículos, pintura, montagem e controle de qualidade,
para entregar a excelência de desempenho que faz parte do DNA da marca Acura.
O PMC foi criado
para inovar os meios e métodos de produção de carros de baixo volume e para
explorar novos conceitos que serão adotados nas próximas gerações de produtos
da Acura.
Complementando a
produção do NSX, o motor V6 biturbo é fabricado na unidade de motores Anna, em
Ohio, por um pequeno grupo de engenheiros de motores.
Com as primeiras
unidades de pré-produção em andamento e com a produção em série tendo início em
abril, a Acura revela detalhes adicionais dos processos inovadores de
fabricação no Centro de Performance e Produção e da fábrica de motores de Anna.
- Tecnologia
de soldagem robotizada de alta precisão: o space frame de alumínio
de alta resistência é construído usando tecnologias avançadas de fixação.
· O space frame é
inteiramente construído com solda MIG robótica, o primeiro na indústria
automobilística. Oito robôs soldadores aplicam 860 pontos de fixação,
garantindo soldas altamente precisas.
· O sistema de rotação da plataforma em 360
graus aumenta a precisão durante a soldagem, permitindo um acesso mais preciso
dos braços robóticos durante a montagem da estrutura.
- Validação
de qualidade em linha: técnicos
de solda altamente qualificados para inspeções visuais e medições precisas de
todas as fases do processo de construção validam a qualidade e a exatidão
dimensional da carroceria, pontos críticos para o desempenho dinâmico do
veículo, montagem do powertrain, suspensão, painéis de carroceria e outros
componentes.
- Construção
manual de primeiro mundo: a montagem de componentes feita por pessoas complementa a construção
robotizada de alta tecnologia do NSX:
· Técnicos de fabricação trabalham mais de 14
horas na montagem do powertrain, suspensão, eletrônica, componentes internos e
painéis externos da carroceria.
· Parafusos fundamentais da carroceria são
fixados manualmente por um técnico e apertados com tolerância precisa por
torquímetros eletrônicos. Essa tecnologia permite que o torque aplicado em cada
parafuso do carro seja guardado, garantindo a qualidade máxima no processo de
montagem.
· Diferente de carros convencionais que
utilizam a estrutura de monobloco, com os painéis da carroceria soldados, o NSX
usa o design de space frame. Isso faz com que os painéis da
carroceria sejam literalmente a última parte instalada no carro, permitindo um
alto nível de precisão, encaixe e acabamento de pintura de alto nível.
- Centro de
validação de qualidade todo em vidro: a preocupação com a qualidade total na produção é evidente, não só na
mentalidade de cada técnico, mas na própria concepção da instalação, que dispõe
de um centro de validação de qualidade envidraçado, localizado no centro da
planta. Isso permite que os técnicos de cada departamento possam monitorar
todos os aspectos do veículo ao longo do processo de produção.
- Motor
construído a mão: o
motor V6 biturbo 3.5, com lubrificação por cárter seco, é montado à mão por
experientes engenheiros na fábrica de motores de Anna. Cada motor leva mais de
seis horas para ser finalizado.
- Primeira
aplicação automotiva da fundição por ablação: trata-se da primeira aplicação desta tecnologia na indústria
automotiva, desenvolvida pela Alotech Ltda., e foi utilizada para a criação de
seis pontos de fixação no space frame do NSX, para a firme
instalação da suspensão e do powertrain e componentes-chave de deformação da
estrutura. Os pontos de fundição por ablação são produzidos na linha de
produção de motores de Anna, em Ohio, onde o propulsor V6 é construído.
- Pintura de
alta qualidade: com até 11
camadas de fundo e pintura e um intenso trabalho de preparação e polimento, o
PMC consegue entregar uma pintura de qualidade incomparável em seu segmento.
- Space
frame com pré-tratamento de zircônio: a estrutura de alumínio de alta
resistência do NSX recebe um procedimento anterior à aplicação do primer, usando
um material baseado em zircônio. Com equipamentos de ponta, o zircônio também
reduz os danos ao meio ambiente no processo de pintura.
- Aplicação de selante em base rotativa: o uso de um suporte
rotativo na aplicação de selante da carroceria – um processo onde ospace
frame é fixado a uma estrutura, elevado e rotacionado em 360 graus –
proporciona um trabalho de selagem mais preciso e uma melhor ergonomia para os
técnicos. A forma de adoção deste suporte é inédita na indústria, com a fixação
por um lado da estrutura, para permitir uma operação de carga e descarga mais
eficiente, por meio de um sistema patenteado de pêndulo.
- Testes dinâmicos de performance: embasado pela extensa expertise da
empresa em engenharia de competições, o NSX passa por um rigoroso processo de
checagem de performance antes da entrega, que inclui um alinhamento de direção
detalhado, de 45 minutos, checagem de altura de rodagem, de performance do
freio nas quatro rodas, além de outros testes de qualidade e performance.
Metade das 12 patentes americanas criadas para o PMC são relacionadas ao modo
de produção adotado nesta área.
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