A Cummins Brasil em parceria com o seu Distribuidor
Noroeste, responsável pela cobertura na região Norte do País, promove no
próximo dia 31, no Hotel Tropical, em Manaus/AM, a 1ª edição do Marine Tech
Day.
O evento, na esteira das oportunidades de negócios da Arco Norte Brasil,
tem como objetivo apresentar as tendências de mercado, o panorama da construção
naval, palestras técnicas sobre logística e engenharia naval, além dos sistemas
de propulsão e motores diesel Cummins de média e alta potência disponíveis no
mercado brasileiro.
O evento reunirá os principais empresários da região Norte do País, além de
estudantes e públicos de interesse e contará também com o apoio da REINTJES,
fabricante de reversores e redutores marítimos, com escritório inaugurado no
ano passado em Manaus/AM.
Na lista dos palestrantes, Antônio Colares, gerente de negócios de engenharia
Cummins, que abordará sobre o mercado de motores marítimos; o diretor superintendente
da EASA Estaleiros Amazônia, Thiago Lemgruber, com a palestra “O panorama da
construção naval na Região Norte do Brasil”; Flávio Silveira, gerente
industrial da Bertolini Construção Naval da Amazônia (Beconal); Luis Antônio
Pagot, ex-diretor do Dnit, com o tema “Arco Norte e seus impactos no
desenvolvimento da Região Norte”, e André Galvão, gerente Comercial da REINTJES
do Brasil.
Arco Norte do Brasil – Os portos
da Arco Norte registraram um crescimento de 51% nas exportações de soja e milho
comparado a 2014, segundo o Ministério da Portos. Esta nova opção de transporte
reduz drasticamente o custo logístico de produtores rurais atuantes
principalmente na região Centro-Oeste, de US$ 140 para US$60 a tonelada, ao
evitarem rotas mais longas para as regiões Sul e Sudeste.
A estimativa é de que nos próximos três anos, os portos da Arco Norte recebam
mais de R$ 2 bilhões de investimentos, compreendidos nos portos dos Estados do
Amapá, Amazonas, Pará, Maranhão e Bahia. Já o Sindicato Nacional da Indústria
da Construção e Reparação Naval e Offshore (Stnaval) prevê a construção de
rebocadores e embarcações de navegação fluvial e estima a produção de mais
cerca de 200 embarcações no mercado até no final de 2017, entre eles: 28
unidades de barcos marítimos, 148 barcaças e empurradores e 16 rebocadores.
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