"Consideramos a MAHLE
um parceiro importantíssimo no desenvolvimento contínuo dos nossos motores.
Apreciamos não somente seu elevado nível de especialização tecnológica, mas
também a sua excepcional confiabilidade", explica James Allison, diretor
técnico da Scuderia Ferrari.
O âmbito da cooperação inclui a optimização do
mecanismo do virabrequim e o desenvolvimento de materiais de alta performance.Para este projeto, por exemplo, a MAHLE
desenvolveu e fabricou pistões forjados de alta resistência, além de otimizar
ligas de alumínio e reforços de proteção. Essa lista foi complementada por
anéis de baixo atrito, pinos de pistão de aço extremamente resistentes, bem
como revestimentos de cilindros do motor que reduzem o atrito e são resistentes
ao desgaste. "A nova geração de motores V6 turbo, hibridizados, apresenta
desafios muito específicos," diz Fred Türk, Vice-Presidente da MAHLE
Motorsports.
O desenvolvimento de componentes para a Ferrari
também inclui processos de combustão extremamente inovadores. A MAHLE, pela
primeira vez, está usando uma solução patenteada que leva a um aumento
significativo da eficiência. O novo processo de combustão com mistura pobre,
denominado MAHLE Jet Ignition, consegue isso com uma superfície especial de
queima. Assim, uma maior potência é gerada, tornando a tecnologia especialmente
eficaz para o uso no automobilismo. Por sua vez, a MAHLE também tem planos de
desenvolver essa tecnologia para veículos de série, onde tem conseguido níveis
de eficiência que normalmente só são encontrados em motores a diesel.
Este exemplo demonstra que o automobilismo
continua a ser um grande descobridor de tecnologias. "As exigências
extremas a que estes veículos são submetidos são o ponto de partida para muitas
soluções inovadoras, que numa fase posterior, passam a ser usadas em veículos
de produção em série", enfatiza Türk. O compromisso com o automobilismo
tem sido, portanto, parte da estratégia global da MAHLE há décadas.
O exemplo
mais recente é o pistão de aço que colaborou para a vitória em Le Mans -
corrida de longa duração - no ano passado. Agora, eles estão sendo instalados
nos novos motores diesel de 1,5 e 1,6 litro da Renault, que atendem a norma
Euro 6. A MAHLE tem estado presente em várias das categorias do automobilismo
mundial por muitas décadas. Ao todo, mais de 300 engenheiros e pesquisadores
das áreas de Serviços de Engenharia, Motorsports e Aplicações Especiais estão
trabalhando na busca por novas soluções, que posteriormente serão implementadas
nas linhas de produção em série da MAHLE.
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