A Honda Motor
Co. inicia esta semana, no Japão, as vendas do Clarity Fuel Cell, seu novo
carro movido a célula de combustível (FCV). Com o modelo, a marca busca
popularizar a utilização desse tipo de veículo, oferecendo o alto nível de
praticidade de um automóvel e o apelo de um carro que está à frente de seu
tempo. O Clarity Fuel Cell é o primeiro sedan para cinco passageiros tipo FCV
do mundo a ser equipado com um compacto powertrain totalmente abrigado sob o
capô, desenvolvido com tecnologias Honda.
Aliado à
eficiência do powertrain e à redução do consumo de energia, um tanque de alta
pressão de hidrogênio de 70 MPa permite uma autonomia de aproximadamente 750
km, o que representa um aumento em torno de 30% comparado ao FCV anterior e
classifica o Clarity Fuel Cell como o carro mais eficaz entre os veículos de
emissão zero. Esse crescimento da autonomia ampliou significativamente a
praticidade do modelo, tornando-o ideal tanto para o uso diário como para
longas viagens. O tanque de hidrogênio pode ser abastecido em cerca de 3
minutos, com uma facilidade equivalente a um automóvel movido a gasolina.
O Clarity Fuel
Cell ainda traz um design exterior que alia dinamismo e elegância, além de uma
condução suave e silenciosa, encontrada apenas em veículos elétricos equipados
com motores de alta potência que atingem 130 kW. Além disso, combinado a um
dispositivo portátil de energia externa, o Power Exporter 9000, que também
começa a ser vendido hoje, o Clarity Fuel Cell pode funcionar como uma “usina
de força sobre rodas”, capaz de suprir uma casa de família de porte médio
durante cerca de 7 dias.
No primeiro ano
de comercialização do modelo no Japão, a Honda vai focar principalmente nas
vendas para órgãos do governo local e empresas com os quais já mantém parceria
para a popularização dos FCVs. Durante esse período, a marca vai apurar
informações sobre o uso do Clarity Fuel Cell, assim como do dispositivo de
energia externa, e compilar as diversas opiniões e solicitações dos usuários,
para depois iniciar as vendas aos consumidores individuais.
A Honda vai
começar fabricando um pequeno volume em sua unidade de Takanezawa (município de
Tochigi, no Japão) – estão previstas 200 unidades – e eventualmente expandir,
pois a empresa planeja lançar o Clarity Fuel Cell na Europa e Estados Unidos
até o final deste ano.
A Honda foi uma
das primeiras fabricantes de automóveis a focar no hidrogênio como uma possível
solução para problemas como o aquecimento global e o esgotamento dos
combustíveis fósseis. A fabricante tem posicionado o FCV, que emite apenas
água, como o mais avançado veículo ambientalmente responsável e adotou uma
postura pró-ativa para pesquisa e desenvolvimento de automóveis movidos a
célula de combustível desde o final da década de 1980.
Em 2002, o Honda
FCX se tornou o primeiro veículo de célula de combustível no mundo a ser
certificado pela U.S. Environmental Protection Agency (EPA, agência de proteção
ambiental dos Estados Unidos) e pelo California Air Resources Board (CARB). Com
essas certificações, a marca começou a comercializar o FCX no Japão e nos EUA.
Em 2008, a Honda iniciou as vendas do FCX Clarity, um sedan que contou com um
pacote inovador de equipamentos, oferecendo uma experiência de condução sem
precedentes. O novo Clarity Fuel Cell foi desenvolvido com base em várias
tecnologias já utilizadas em modelos anteriores, buscando a facilidade de uso e
a alta performance.
Com o objetivo
de contribuir para uma futura sociedade sustentável adepta à energia de
hidrogênio e para proporcionar liberdade de mobilidade, a Honda continuará
assumindo novos desafios para o desenvolvimento de tecnologias, incluindo a
estação de hidrogênio inteligente (Smart Hydrogen Station), FCVs e dispositivos
de alimentação de energia externa sob o conceito de “gerar, utilizar e ficar
conectado”.
Especificações
técnicas Clarity Fuel Cell
Número de ocupantes
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5
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Autonomia (referência)
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Mais de 700 km (medição interna da Honda)
|
Reabastecimento
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Aproximadamente 3 minutos
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FC – energia máxima gerada
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Mais de 100 kW
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Potência máxima do motor
|
130 kW
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Pressão do hidrogênio
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70 MPa
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Bateria
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Íon-lítio
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Dimensões do veículo (comprimento x largura
x altura)
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4,895 mm x 1,875 mm x 1,475 mm
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