Do ABS ao ABA 3 – as raízes históricas da segurança a
bordo de veículos comerciais em 120 anos
A questão da segurança em veículos comerciais sempre foi
parte integrante da estratégia corporativa da Daimler, tornando-se um
posicionamento de marca num estágio ainda muito precoce de sua história.
Tendo essa visão como base, a Mercedes-Benz Trucks foi um
dos principais destaques na maior feira de veículos clássicos da Europa – a
“Retro Classics 2016”, em Stuttgart, na Alemanha, que termina no dia 20 de
março – onde foram apresentados 14 modelos, sob o lema “Sistemas de segurança
em caminhões sob uma perspectiva histórica”.
A marca cujas origens remontam aos pioneiros da indústria
automotiva Gottlieb Daimler e Carl Benz e que, mais do que nenhuma outra, é
sinônimo de motorização dos transportes de passageiros e de carga, está
celebrando, em 2016, o aniversário de “120 anos do caminhão”.
Após vários anos de desenvolvimento, a
Daimler-Motoren-Gesellschaft entregou seu primeiro caminhão motorizado a
Londres em 1º de outubro de 1896. Este caminhão, equipado com um motor de dois
cilindros e potência de 3 kW (4 hp), foi configurado para uma carga útil de 1,5
tonelada.
Pioneirismo da Mercedes-Benz em sistemas de segurança é
destaque no maior evento de caminhões clássicos da Europa; No ano que marca os
“120 anos do caminhão”, a Mercedes-Benz Trucks apresenta 14 modelos históricos
na feira “Retro Classics 2016” em Stuttgart, na Alemanha. A segurança sempre
foi integrante da estratégia corporativa da Daimler – a visão é a condução
livre de acidentes.
No mesmo ano de 1896, Benz forneceu um veículo de entrega
com carroceria tipo baú para a loja de departamentos de Paris chamada “Du bon
Marché”.
Na “Retro Classics” deste ano, a Mercedes-Benz está,
portanto, chamando a atenção para o papel de liderança que sempre desempenhou
no desenvolvimento tecnológico de veículos comerciais.
O desenvolvimento do freio pneumático de duplo circuito e
do sistema antibloqueio ABS, no qual os pesquisadores e engenheiros da então
Daimler-Benz AG começaram a trabalhar já nos anos 1960, são apenas dois dos
primeiros destaques da história dos sistemas de segurança para veículos
comerciais.
O primeiro protótipo de ABS para automóveis foi
apresentado em 1970. Ele atingiu o estágio de produção em 1978 e foi
inicialmente introduzido para os modelos da Classe S. A marca Mercedes-Benz
continuou e apresentou o primeiro ABS de caminhão para combinações de
cavalo-mecânico com reboque ou semirreboque já em 1981.
Do ABA ao “Highway Pilot” – Nos anos mais recentes,
entre os grandes destaques do desenvolvimento de tecnologias de segurança para
veículos comerciais figura o inovador “ABA – Active Brake Assist” (assistente
ativo de frenagem).
Introduzido no caminhão pesado Mercedes-Benz Actros em
2006, desde então, ele mais do que demonstrou seu valor na prática. A 3ª
geração do revolucionário ABA foi disponibilizada em 2012. Desde seu lançamento
no mercado, mais de 66.000 caminhões pesados receberam essa tecnologia de
frenagem emergencial.
O trabalho de desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks não
para por aí: o “Blind Spot Assist” (assistência para ponto cego) e o “Highway
Pilot” (piloto automático para estradas) são as inovações mais recentes.
Com o “Blind Spot Assist”, os engenheiros da Daimler
previram uma significativa redução em acidentes graves que podem ocorrer quando
os veículos estão fazendo curvas. O assistente eletrônico atua como se fosse um
par de olhos extras para o motorista.
Já o “Highway Pilot” representa um primeiro passo
decisivo rumo à condução autônoma de caminhões.
A segurança sempre foi parte integrante da estratégia
corporativa da Daimler – sua visão de futuro é a condução livre de acidentes. E
o trabalho continua sem descanso rumo a esse objetivo.
Do N1 de 1926 ao “Safety Truck” – Na “Retro
Classics”, os modelos em exposição demonstram a tradição de longa data da
Divisão de Caminhões da Daimler AG, líder global nos segmentos de veículos
comerciais leves, médios e pesados, como também veículos para aplicações
especiais, como o Unimog.
A jornada ao longo do tempo começa com o modelo que leva
o conciso nome de “N1”. Este caminhão de 1,5 tonelada, construído em 1926,
conseguia transportar uma carga útil que uma Sprinter assume hoje em dia.
Em termos de segurança do veículo, o sistema de freios
exibido na feira, que hoje parece arcaico, mostra que ainda havia um caminho
muito longo à frente no desenvolvimento tecnológico. Em contraste, o Actros
1863 “Safety Truck” demonstra o que está disponível agora de série,
especialmente em termos de segurança ativa do veículo.
Algumas tecnologias de segurança desenvolvidas pela
Daimler ao longo dos anos conseguiram influenciar a legislação. Um exemplo bem
recente é o requerimento da União Europeia para instalação do ABA e do “Lane
Keeping Assist” (sistema de orientação de faixa de rolagem) nos caminhões e
ônibus que fossem registrados a partir de novembro de 2015.
Este dois sistemas já estão disponíveis em veículos da
Daimler: o ABA há dez anos e o “Lane Keeping Assist” por 16 anos, primeiro nos
caminhões e depois nos ônibus rodoviários. Outro exemplo: desde o outono de
2014, o programa eletrônico de estabilidade “ESP” virou exigência obrigatória
para vans licenciadas recentemente. Porém, o “ESP” já era equipamento de série
na Mercedes-Benz Sprinter desde 2002.
PERFIL
Tarcisio
Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e
Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
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