A Toyota do Brasil concederá uma unidade do Prius,
veículo híbrido mais vendido do mundo, para a Escola Politécnica da
Universidade de São Paulo (Poli-USP). A parceria incentiva o ensino e pesquisa
para a formação de novos profissionais a respeito de tecnologias desenvolvidas
para veículos híbridos. A cerimônia de entrega do Prius aconteceu no dia 22 de março,
em São Paulo (SP).
O Prius será utilizado pelo Grupo de Eletrônica
Automotiva da Poli-USP, formado por professores de Engenharia de Sistemas
Eletrônicos e de Engenharia de Energia e Automação, além de alunos de
graduação, mestrado e doutorado. O objetivo da pesquisa é dominar o
gerenciamento da propulsão de carros híbridos e contribuir com novas técnicas
de controle.
De acordo com o Dr. Armando Antônio Maria Laganá,
integrante do Grupo de Eletrônica Automotiva da Poli-USP, a Universidade
planeja criar uma nova disciplina para o Mestrado do Programa de Engenharia
Elétrica da instituição, utilizando o híbrido Prius cedido pela Toyota para a
prática dos alunos. “Nosso principal objetivo é contribuir para o processo de
formação de recursos humanos na área eletrônica automotiva para que a
engenharia brasileira possa aumentar sua participação nos projetos globais”,
afirma.
O empréstimo do Prius para a USP reforça o objetivo da
Toyota em disseminar a tecnologia híbrida no país. Além deste, a empresa tem
atuado em diversos outros projetos por meio de parcerias com organismos
governamentais e privados. Entre essas parcerias, destacam-se o programa de
táxis híbridos na cidade de Juíz de Fora (MG), São Paulo e Sorocaba (SP), a
utilização do Prius pelo Detran do Distrito Federal, pela polícia do estado de
Pernambuco e do Rio de Janeiro e a Brigada Militar do Rio Grande do Sul.
“Contribuir para a mobilidade sustentável é uma das
missões da Toyota pelo mundo. E, ao fechar essa parceria com a Escola
Politécnica da Universidade de São Paulo, proporcionando a possibilidade de
novos estudos e pesquisas sobre tecnologia híbrida, a Toyota do Brasil dá um
importante passo nessa direção, colaborando com a formação dos profissionais do
futuro”, afirma Roberto Braun, gerente geral de Relações Públicas e
Governamentais da Toyota do Brasil.
Sobre o Prius
O sistema híbrido do Prius, mundialmente reconhecido por
sua excelência na redução de gases poluentes emitidos na atmosfera e pelo baixo
consumo de combustível, combina dois motores diferentes para gerar movimento –
um a combustão e outro elétrico.
O motor elétrico do Prius funciona como um gerador e não
é carregado na tomada por eletricidade convencional, como muitas pessoas
imaginam. Ele capta a energia cinética produzida pela frenagem e a transforma
em energia elétrica, que é armazenada na bateria do motor elétrico. Em um
veículo comum, essa energia é dispensada em forma de calor.
Quando o Prius se movimenta a uma velocidade de até 50
km/h e as baterias estão carregadas, o motor a combustão permanece desativado e
não há consumo de combustível. Conforme a velocidade do carro aumenta ou exige
maior força, como em uma subida, por exemplo, o motor a combustão é acionado e
o sistema inteligente controla o uso dos dois motores simultaneamente, gerando
potência combinada de até 138 cv.
Lançado em 1997, o Prius é o híbrido de maior sucesso da
história, com 5,2 milhões de unidades comercializadas, o que representa
aproximadamente 64% dos mais de 8 milhões de veículos com essa tecnologia comercializados
pela Toyota neste período em todo o mundo. No Brasil, a Toyota iniciou as
vendas do Prius em janeiro de 2013 e, desde então, 673 unidades foram
negociadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário