Exatos 59 anos
depois, o Jaguar XKSS, modelo considerado o primeiro superesportivo do mundo,
voltará a sair das linhas de produção da histócira fábrica da marca britânica
em Browns Lane, na Inglaterra. Nove unidades serão produzidas manualmente
seguindo as exatas especificações daquelas fabricadas em 1957. Os veículos irão
ocupar o lugar daqueles que se perderam durante o famoso incêndio na fábrica de
Browns Lane.
A volta do XKSS é o mais novo projeto da Jaguar Land Rover Classic, divisão
responsável por oferecer peças e serviços para veículos clássicos das marcas
britânicas em todo o mundo, além de experiências inesquecíveis a bordo de
veículos que entraram para a histórtia da indústria automobilística mundial.
Para Tim Hannig, Diretor da divisão Jaguar Land Rover Classic, declarou: "O XKSS marca uma página muito especial na história da Jaguar e é um
veículo muito cobiçado por colecionadores de todo o mundo devido à sua
exclusividade e design inconfundível.
“A experiente equipe de engenheiros e técnicos da
Jaguar Classic baseia-se em décadas de conhecimentos acumulados para assegurar
que cada um destes nove veículos seja totalmente autêntico e produzido com a
máxima qualidade.
“As réplicas do XKSS reafirmam o nosso compromisso de fomentar a paixão e o
entusiasmo pelo passado ilustre da Jaguar através de veículos, serviços, peças
e experiências extraordinárias".
Apenas 16 unidades do XKSS foram produzidas e deveriam ser exportadas para
os Estados Unidos mas um incêndio na fábrica da marca em Browns Lane, em 1957
destruiu nove veículos que estavam praticamente prontos.
Agora, 59 anos depois, a Jaguar dispõem-se
produzir essas mesmas unidades do XKSS, que serão destinadas a um grupo seleto de clientes
e colecionadores.
Os conhecimentos
adquiridos no projeto E-Type «Lightweight» serão utilizados na construção
destas nove réplicas ultraexclusivas. Todas as unidades serão produzidas
manualmente nas oficinas da Jaguar em Warwick.
Os veículos serão
produzidos com as mesmas especificações das primeiras 16 unidades produzidas em
1957 e a Jaguar irá certificar-se de cada detalhe esteja idêntico.
Cada uma das nove
unidades deverá ser vendida com preço que ultrapassa um milhão de libras
esterlinas.
A história do XKSS começa com as três vitórias consecutivas da Jaguar em Le
Mans em 1955, 1956 e 1957 com o impressionante D-Type.
Após o tricampeonato, em a 14 de janeiro de 1957,
o fundador da Jaguar Sir Williams Lyons decidiu transformar os 25 veículos
D-Type que já estavam produzidos para competição em versões de rua, com
inúmeras adaptações externas. Nascia aí o XKSS, considerado o primeiro veículo
superesportivo do mundo.
Entre estas alterações incluíram-se um para-brisas mais alto, uma porta
adicional no lado do passageiro, a retirada da divisão entre condutor e
passageiro, bem como a supressão do famoso spoiler atrás do banco do condutor.
As novas unidades do XKSS deverão chegar aos
colecionadores no início de 2017.
Relembrando o
XKSS
O XKSS é uma versão do Jaguar D-TYPE, tricampeão das 24 Horas de Le Mans,
adaptada para as ruas. O modelo é equipado com motor de 3.4 litros e seis
cilindros em linha, capaz de desenvolver 250 cv de potência e 325 Nm de torque.
Equipado com transmissão manual de 4 velocidades, o modelo era capaz de
sair da imobilidade aos 100 km/h em apenas 5.5 segundos e alcançar os 230 km/h
de velocidade final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário