A Mercedes-Benz acaba de alcançar o marco de 1.000
unidades do superarticulado vendidas no Brasil. Lançado em outubro de 2012,
este veículo inovou ao oferecer ao mercado um chassi para ônibus articulado de
23 metros de comprimento e 4 eixos, trazendo mais agilidade no trânsito e capaz
de transportar mais de 200 passageiros, dependendo da configuração interna.
“Disponíveis nas versões O 500 UDA Low Entry (piso baixo)
e O 500 MDA (piso alto), nosso superarticulado atende plenamente às
características de todos os sistemas de transporte coletivo urbano do País,
seja por corredores, faixas exclusivas ou BRT (Bus Rapid Transit)”, afirma
Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “O sucesso do veículo é
crescente especialmente em grandes regiões metropolitanas, como São Paulo e Rio
de Janeiro. Nenhuma outra marca alcançou um volume de venda tão expressivo para
um ônibus de grande capacidade”.
De acordo com o executivo, o milésimo veículo irá
circular em São Paulo. “A cidade possui mais de 80% dos superarticulados
vendidos pela Mercedes-Benzno
mercado brasileiro. Aliás, estes ônibus atendem, desde já, às diretrizes da
reorganização do sistema de transporte coletivo urbano da cidade de São Paulo.
No que se refere aos veículos, haverá uma maior demanda por ônibus de grande
porte, como o nosso superarticulado, modelo já amplamente aprovado na capital
paulista”.
O Rio de Janeiro é outro mercado importante que conta com
a participação dos ônibus superarticulados da Mercedes-Benz em operação. “Em 2016 serão 100
unidades do veículo para atender principalmente o grande volume de pessoas e
importantes eventos que acontecerão na cidade”, ressalta Walter Barbosa.
Os ônibus superarticulados da Mercedes-Benz circulam hoje, de forma intensa, nos
principais sistemas BRT do Brasil. Entre eles, o Expresso Tiradentes, de São
Paulo; a Transoeste e a Transcarioca, no Rio de Janeiro.
Os ônibus O 500 vêm conquistando crescente sucesso no
mercado devido também à ampla satisfação dos passageiros, tanto pela oferta de
maior número de assentos, quanto pelo maior espaço do salão interno e pelo
conforto da suspensão a ar em todos os seus quatro eixos.
Graças à notável capacidade para grande volume de
passageiros, o veículo otimiza o transporte e a mobilidade urbana. Além disso,
se destaca pelo conforto e segurança para os usuários, bem como pelo reduzido
índice de emissões, graças à exclusiva tecnologia BlueTec 5, contribuindo assim para a melhoria da
qualidade do ar e a preservação ambiental.
Solução inovadora da Mercedes-Benz,
o superarticulado também vem ganhando a aprovação crescente dos operadores,
principalmente pelo baixo consumo de combustível e a grande comunização de
componentes com os outros chassis de ônibus Mercedes-Benz,
o que resulta num custo operacional altamente competitivo. “Outro importante
diferencial destes veículos é que eles são operacionalmente rentáveis durante
todo o período de sua utilização diária e não apenas nos horários de pico,
aumentando as vantagens para os operadores, gestores e planejadores dos
sistemas de transporte de passageiros”, ressalta Walter Barbosa.
A linha de chassis Mercedes-Benz para ônibus urbanos articulados conta,
atualmente, com quatro modelos: superarticulados O 500 UDA Low Entry (piso
baixo) e O 500 MDA (piso alto) e também os articulados O 500 UA Low Entry (piso
baixo) e O 500 MA (piso alto).
Os modelos Low
Entry são indicados para pontos de embarque ao nível da calçada. Já os de piso
alto são mais adequados a corredores que utilizam plataformas de embarque
elevadas. Todos estes chassis da marca são indicados para corredores, faixas
exclusivas e BRTs, ficando a cargo dos gestores e operadores a escolha do
modelo que melhor atenda ao dimensionamento da capacidade do seu sistema de
transporte.
A Mercedes-Benz tem conhecimento e experiência
mundial e local para a implantação desse tipo de sistema. A marca está presente
hoje em todos os principais BRTs no mundo, como os de São Paulo, Belo
Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba no Brasil, Bogotá na Colômbia,
Santiago do Chile, México, Turquia e África do Sul. Os sistemas desses países
figuram entre os que mais transportam passageiros por ônibus urbanos no mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário