Vencedora de 13 das
últimas 16 edições das 24 Horas de Le Mans, a Audi apresentou nesta terça-feira
(22) na Alemanha o novo Audi R18 e-tron quattro, carro com o qual Lucas di
Grassi disputará a temporada 2016 do FIA WEC (World Endurance Championship),
que começa em 17 de abril em Silverstone e termina dia 19 de novembro no
Barein, com nove etapas incluindo a mais tradicional corrida de resistência do
planeta, na França, em 18 e 19 de junho.
Como de costume dentro do complexo de Ingolstadt,
a nova versão do R18 é mais potente e mais eficiente. O carro foi refeito do
zero. "É completamente novo, e não utiliza sequer uma única peça do carro
de 2015", enfatizou Lucas di Grassi, dono de dois pódios - um segundo e um
terceiro lugar - em suas três participações nas 24 Horas de Le Mans.
O novo R18 traz um conceito aerodinâmico mais
radical - o contato visual com o carro já traz esta sensação. A célula de
sobrevivência também é completamente nova, feita em fibra de carbono e
alumínio, aumentando sua já comprovada segurança. O motor V6 TDI foi revisado e
novas soluções foram adicionadas.
O sistema híbrido, por exemplo, abandona o
conceito do flywheel e
passa a ser equipado com bateria de ion-lítio, além de elevar o bólido à
categoria energética de 6 MegaJoules (eram 4MJ em 2015). Com isso, sua potência
total chega aos mil cavalos - as regras para Le Mans estipulam exatamente este
limite -, e seu consumo é 32% menor se comparado à primeira geração do R18 de
cinco anos atrás, resultado do aumento da recuperação energética - 50% mais que
em 2015.
"A Audi fez um excelente trabalho. O carro
todo foi feito do zero e tudo o que já testamos até aqui trouxe resultados
positivos. Com este pacote, acho que seremos muito competitivos na
temporada", observa Lucas, dono do melhor resultado de um piloto
brasileiro no geral das 24 Horas de Le Mans (feito dividido com José Carlos
Pace e Raul Boesel em 1972 e 1991, respectivamente) com o segundo lugar
conquistado em 2014, também vem de contrato renovado com seus patrocinadores de
longa data Eurobike e Aethra..
O FIA WEC faz sua pré-temporada oficial com o
Prologue no circuito de Paul Ricard, na França, nos dias 25 e 26 de março. Será
o primeiro contato entre os adversários da classe mais prestigiada do endurance
mundial, a LMP1. Como na última temporada, Lucas di Grassi dividirá a condução
do Audi R18 e-tron quattro #8 com o britânico Oliver Jarvis e o francês Loïc
Duval.
Nenhum comentário:
Postar um comentário