A Audi anuncia a
chegada ao mercado brasileiro da versão mais apimentada do TT, o TTS Coupé. Em
versão única de acabamento, o carro tem preço sugerido de R$ 299.990. O
esportivo faz parte da exclusiva linha de modelos S da marca, caracterizada
pelo alto desempenho, dirigibilidade excepcional e acabamento diferenciado.
Tanto a versão cupê
como a conversível são equipadas com o motor 2.0 TFSI em versão especialmente
desenvolvida, que gera 286 cv e 380 Nm de torque, associadas ao câmbio de dupla
embreagem S tronic com seis marchas. Esta combinação leva o TTS Coupé da
imobilidade aos 100 km/h em apenas 4,7 segundos. A velocidade máxima, limitada
eletronicamente, é de 250 km/h.
A eficiência do
motor pode ser atribuída às tecnologias altamente efetivas desenvolvidas
pela Audi: injeção indireta de combustível suplementando a injeção direta FSI,
o sistema Audi valvelift para as válvulas de exaustão e o gerenciamento térmico
com integração do coletor de escapamento ao cabeçote.
O baixo peso do
carro também contribui para diminuir o consumo de combustível. O TTS Coupé tem
peso líquido de apenas 1.365 kg - um número que se deve, em grande parte, ao
uso de aços de ultrarresistência e alumínio em sua carroceria.
O TTS transfere sua
força para a estrada por meio da tração integral permanente quattro. As rodas
têm 19 polegadas de diâmetro e direção progressiva. Já a carroceria é 10 mm mais
próxima do solo que na versão comum. Nas rodas dianteiras, são usadas pinças fixas
de alumínio de baixo peso, com grandes discos de freios, garantindo a maior
eficiência de frenagem exigida pelo comportamento dinâmico mais agressivo dos
modelos S.
No interior, os exclusivos bancos
esportivos com apoios de cabeça integrados também seguem os princípios de
design com baixo peso. No painel, o Audi virtual cockpit oferece um modo de
exibição especial S, no qual um grande conta-giros se destaca como peça
central.
Design externo: detalhes
diferenciados
Como em toda a
linha TT, a dianteira é dominada pelas linhas horizontais, que acentuam a
impressão de que o carro está colado à pista. O efeito é acentuado nos TTS pelo
rebaixamento da suspensão em 10 mm. A grade dianteira Singleframe é larga e
baixa, dividida em duas zonas. Linhas afiladas que se originam junto à grade
formam um V sobre o capô, que ostenta ao centro os quatro anéis da Audi. O
design funcional das grandes entradas de ar inclui elementos que direcionam
parte do fluxo aerodinâmico da dianteira para as laterais do carro.
O TTS traz de
série faróis Full Led com ajuste automático de altura. As lanternas direcionais
são. A abertura do tanque de combustível, no lado direito, logo atrás da
cabine, é clássica, formada por um círculo cercado de parafusos. Basta um leve
toque no logo TT para abri-la. O formato remete à primeira geração do modelo. A
mangueira pode entrar diretamente no bocal do tanque, como acontece nos carros de
corrida – já que não existe mais a tampa rosqueada.
Na traseira,
linhas horizontais salientam a impressão de largura esportiva do TTS. As
lanternas possuem luzes direcionais dinâmicas e trazem uma faixa que forma um
contorno de luzes de condução diurna, outra inovação da Audi. A terceira luz do
freio é extremamente fina e tem um papel essencial na definição da silhueta das
luzes traseiras.
Quando o carro
atinge 120 km/h, um defletor se levanta na tampa do porta-malas para melhorar
tanto a resistência aerodinâmica como a força vertical. Reforçando o
aspecto dinâmico e a esportividade, a traseira é arrematada por duas grandes
ponteiras de escapamento duplas.
Como no
exterior, as linhas e superfícies horizontais predominantes dão ênfase à
largura do interior do TTS. O design interno segue a regra do "menos é
mais", com linhas claras destacam a leveza e a esportividade. O conjunto
de instrumentos e a tela MMI se combinam para formar uma unidade digital central,
o Audi Virtual Cockpit.
Os controles do
sistema de ar-condicionado são integrados às saídas de ventilação, reduzindo os
elementos de comando presentes no painel - o controle selecionado é indicado em
pequenos mostradores. O painel de controle horizontal fica sob as aberturas de
ar, onde interruptores com design tridimensional ativam as luzes de emergência,
o sistema Audi Drive Select e as funções de assistência.
O volante
multifuncional tem aro com base reta e raios com revestimento com aparência de
alumínio. O airbag frontal do motoristaocupa 40% menos espaço sem comprometer a
segurança, contribuindo para a sensação de leveza visual. Outros destaques são a
alavanca de câmbio com novo design, o botão rotativo de pressão MMI altamente
preciso e as coberturas de alto-falantes finamente acabadas com guias luminosas
do sistema de som Bang & Olufsen de série.
Com sua
configuração 2+2, o TT Coupé é um esportivo altamente adequado para o uso
diário. O porta-malas tem 305 litros de capacidade e pode ser ampliado pelo
rebatimento dos encostos dos bancos traseiros para frente. O carro traz uma
versão especial do Audi Virtual Cockpit: inspirada em modelos de competição, a
tela pode ser configurada para que o painel digital destaque o conta-giros como
peça principal.
Além da opção S,
o motorista pode optar entre dois modos de exibição: na versão clássica, o
velocímetro e o conta-giros ficam em primeiro plano, enquanto no modo
"infotainment", os instrumentos virtuais são menores, disponibilizando
uma ampla área para outras funções, como o mapa de navegação via GPS.
Especialmente
voltado à performance, o 2.0 TFSI do TTS tem 286 cv de potência. Além de
garantir um desempenho excepcional, ele se caracteriza pela eficiência e pelo
baixo consumo. O motor reúne várias tecnologias ultramodernas, como sistema de
injeção indireta adicional complementando a injeção direta, sistema de
levantamento de válvulas (Audi Valvelift System – AVS) para ajustar o curso das
válvulas de exaustão e coletor de escapamento integrado ao cabeçote.
O TTS Coupé e o
TTS Roadster trazem de série o sistema Audi magnetic ride, que adequa a rigidez
dos amortecedores automaticamente de acordo com as condições do piso e às
solicitações dinâmicas de condução a cada momento. A suspensão dianteira é
baseada num sistema McPherson. Componentes de alumínio reduzem o peso das
massas não suspensas. A suspensão traseira, com quatro braços, administra
separadamente as forças longitudinais e transversais.
Outro destaque é
a direção progressiva de série. O TTS pode ser conduzido com precisão e
agilidade tanto no trânsito urbano como contornar com rapidez as curvas de
estradas sinuosas. A direção eletromecânica, altamente progressiva, adapta
continuamente o grau de assistência à velocidade.
O sistema
dinâmico Audi Drive Select de série controla as características do motor e a
assistência da direção. O motorista pode optar entre os modos comfort, dynamic,
efficiency e individual. O Drive Select também intervém em vários módulos,
entre eles o câmbio S tronic.
O TTS tem tração
integral permanente nas quatro rodas. O sistema quattro, exclusividade da Audi,
distribui a força do motor entre os eixos dianteiro e traseiro conforme a
necessidade do momento, garantindo o máximo de aderência ao longo das curvas.
Em pisos escorregadios, o controle de tração eleva a segurança de condução,
evitando que as rodas girem em falso na maior parte das situações.
O controle eletrônico de estabilidade (ESC), que pode ser desativado tanto parcial como totalmente, complementa perfeitamente a dirigibilidade esportiva do carro. Em curvas fechadas, a vetorização de torque entra em ação. O modo Dynamic do Drive Select facilita especialmente a condução mais rápida, facilitando o esterço e controlando as derrapagens.
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