O BMW Group celebrou nesta segunda-feira (7) o centenário
de fundação de suas atividades, um marco significativo não só para o setor
automotivo mundial, mas para a história da indústria automotiva. A BMW, marca
primordial do grupo – cujo significado é Bayerische Motoren Werke, ou Fábrica
de Motores da Baviera, Estado da Alemanha cuja capital é Munique –, surgiu da
união das empresas de Gustav Otto e Karl Friedrich Rapp, ambas fabricantes de
motores de avião na época. A logomarca da BMW, a propósito, simboliza uma
hélice de avião em movimento, nas cores da antiga bandeira da Baviera.
Ao longo de sua história, o BMW Group tem
sido uma força pioneira com um claro foco voltado para o futuro. E esta mesma
percepção está no centro das atividades relacionadas ao centenário da marca.
Este compromisso com o futuro e com o avanço está expresso na identidade
corporativa definida para a comemoração do centenário, cujo slogan é “The Next
100 Years” (“Os próximos 100 anos”). O emblema comemorativo do centenário é
composto por quatro triângulos interligados, que se combinam para formar uma
flecha, representando quatro características-chave do BMW Group:
responsabilidade, confiança, pioneirismo e sucesso. Eles também refletem a
diversidade da empresa, suas referências e seus colaboradores.
"No BMW Group, estamos sempre em
busca da melhor solução. É parte do nosso DNA", declarou Harald Krüger,
presidente do Conselho Administrativo da BMW, durante coletiva de imprensa, na
manhã desta segunda-feira. "É também a essência das nossas colaborações,
um tema recorrente que permeia nossa cultura empresarial e de liderança".
Celebração
A programação de eventos do centenário do BMW Group teve
início nesta segunda-feira (7) - data em que a empresa celebra seu registro na
Câmara de Comércio e Indústria de Munique.
Em evento para aproximadamente dois
mil convidados, entre empresários, políticos, acadêmicos, representantes da
sociedade e da mídia internacional, que foram recepcionados no Olympic Hall de
Munique, a companhia apresentou em formato multimídia os registros mais
importantes da história do BMW Group, seu momento atual e sua visão sobre o
futuro da indústria automotiva.
Houve também a apresentação, em primeira
mão, do BMW Vision Next 100, um veículo-conceito inédito concebido pela BMW,
que coloca em prática um pouco do que a companhia acredita que será o futuro da
mobilidade nas próximas décadas. Ele combina as formas de um cupê esportivo com
a elegância dinâmica de um sedã. Porém, ao contrário de uma simples máquina de
transporte, trata-se de um veículo totalmente customizável e que está
perfeitamente adaptado para atender às necessidades do condutor. As interações
condutor-automóvel são geridas por um sistema denominado “Alive Geometry“. Os
modos Boost (Propulsão) e Ease (Facilidade) oferecem, respectivamente,
autonomia de condução ao motorista ou ao próprio veículo, sendo que o interior
do veículo pode configurar-se automaticamente de acordo com o tipo de comando
escolhido.
No Boost, todo o gerenciamento do veículo é centralizado no
condutor, oferecendo auxílio necessário para maximizar a experiência de
condução, indicando, por exemplo, o mehor traçado da pista, o manejo da direção
e velocidade ideais. Acionando o modo Ease, o interior do habitáculo se
transforma: o volante e o console central recolhem-se e os encostos de cabeça,
os assentos e a guarnição interna das portas giram para os lados criando um
ambiente integrado para que o condutor e passageiro fiquem sentados frente a
frente.
Ao longo do ano, o veículo-conceito BMW Vision Next 100
participará de uma exposição itinerante com passagens programadas pela China
(maio), Inglaterra (junho) e Estados Unidos (outubro). Em Londres, ele ganhará
a companhia de outros dois protótipos das marcas Rolls-Royce e MINI, que também
integram o BMW Group. A última escala da turnê será em Los Angeles (EUA), onde
o último veículo-conceito, concebido pela BMW Motorrad, a divisão de motocicletas
do grupo, completará o quarteto de modelos futurísticos do BMW Group.
Pioneirismo
Ao longo de seus 100 anos, o BMW Group
sempre exerceu papel preponderante na busca de soluções para a mobilidade.
Desde 1916, a empresa vem evoluindo constantemente, de um pequeno fabricante de
motores de aviões para líder mundial na categoria de automóveis, motocicletas e
serviços de mobilidade premium. A companhia provou ser uma empresa altamente
inovadora e com os olhos voltados para o futuro: prova disso são iniciativas
como a construção do Centro de Pesquisa e Engenharia, na década de 1990, e o
BMW Welt, o edifício futurista, projetado com uso multifuncional, aberto ao
público em outubro de 2007.
A história do BMW Group revela uma grande variedade de eventos
e decisões que exerceram e que ainda influenciam sustentavelmente no
desenvolvimento da empresa e que expressam seu propósito. Produtos pioneiros e
estratégias de sucesso sempre estiveram baseados na atitude corajosa de trilhar
caminhos inéditos. Entre os exemplos deste aspecto estão o lançamento da R 32,
em 1923, a primeira moto a portar o emblema da BMW; o BMW 1500, modelo que
inaugurou uma nova categoria de automóveis, o de sedãs esportivos familiares;
ou ainda o BMW X5, que estabeleceu outro novo segmento de automóveis, o SAV,
abreviatura de Veículo de Atividade Esportiva. O objetivo do grupo sempre foi o
de ir além do convencional e competir com os melhores, fomentando a capacidade
de encarar desafios e evidenciá-los com grande aspiração.
Hoje, o BMW Group é um conglomerado com fábricas e linhas de
produção instaladas em 14 países e uma rede de distribuição global. O grupo
também faz contribuições significativas para a concepção de mobilidade
individual do futuro, a exemplo do lançamento de sua submarca BMW i, que agrega
soluções inovadoras de mobilidade urbana como automóveis elétricos, híbridos e
serviços de mobilidade.
Os próximos cem anos
Depois de um século de história e de
expertise acumulados, o BMW Group escolheu o tema “The Next 100 Years” (“Os
próximos 100 anos”) para permear as comemorações, sinalizando o que a companhia
vislumbra para o futuro. Depois de amplos estudos envolvendo não só o
conhecimento interno mas também o apoio de renomados institutos, o BMW Group
elegeu as principais questões que devem impactar não só a mobilidade mas também
o cotidiano e a vida corporativa.
Pontos sensíveis já nos dias de hoje, a
falta de vagas de estacionamento e as vias congestionadas são fatores que
deverão agravar nas próximas décadas. Dentro do BMW Group, há grupos de estudo
especializados nestas questões, que desenvolveram o modelo de planejamento
multimodal presente no BMW i3, que pode apontar trechos onde a rota deve ser
feita com transporte público ou individual. A previsão é de que até o ano 2050
mais de 75% da população europeia e 90% dos norte-americanos vivam em modelos
de cidades urbanizadas, aumentando a demanda por uma solução prática de
mobilidade.
Nesse contexto, tecnologia e
sustentabilidade também são relevantes e a automoção terá um grande papel na
resolução desta equação. Atualmente, os automóveis BMW já dispõem de sistemas
digitais de alta performance, como o ConnectedDrive, que integra toda a gama de
produtos. No futuro, isso resultará em uma experiência mais segura e confortável,
com o aperfeiçoamento desses sistemas.
Na visão do BMW Group, automação e
digitalização também contribuirão para linhas de produção mais sustentáveis e
eficientes, capazes de fabricar veículos de ponta, prontos a atender as
sociedades do amanhã. Esses insights conduziram ao modelo BMW Vision Next, o
visionário veículo-conceito que simboliza o primeiro centenário de um dos mais
tradicionais fabricantes de automóveis premium em todo o mundo.
Momentos de pioneirismo e marcos na história do BMW Group
7 de março de 1916 – Data em que a empresa Bayerische
Flugzeugwerke é estabelecida como sucessora da fabricante de motores de
aeronaves Gustav-Otto-Flag Maschinenfabrik, com sede em Munique.
21 de julho de 1917 – A fabricante de motores aeronáuticos
Rapp-Motorenwerke GmbH, fundada em 1913, obtém registro comercial com o nome de
Bayerische Motoren Werke GmbH e estabelece sua sede em Munique.
10 de dezembro de 1917 – O
logotipo arredondado com as letras BMW e a hélice estilizada projetada sobre as
cores de azul e branco é registrada no escritório de Marcas do Instituto
Europeu de Patentes.
28 de setembro de 1923 – A
BMW R32, a primeira motocicleta produzida pela BMW, é apresentada no Salão do
Automóvel da Alemanha, em Berlim. Ela trazia um motor de quatro tempos, boxer,
de dois cilindros horizontalmente opostos.
2 de fevereiro de 1924 – O engenheiro e piloto de corridas,
Rudolf Schleicher, vence a prova de subida de montanha em Mittenwalder Gsteig,
registrando o primeiro triunfo da BMW em uma competição de esportes a motor.
11 de fevereiro de
1933 –
Apresentado no Salão do Automóvel de Berlim, o BMW 303 foi o primeiro automóvel
da BMW equipado com um motor de seis cilindros e o primeiro produto da marca a
exibir a grade em forma de rim e que acabaria se tornando a principal
característica visual dos automóveis da marca.
14 de junho de 1936 – O esportivo BMW 328 é apresentado
publicamente pela primeira vez, no circuito de Nurburgring, na Alemanha. Ele
fez sucesso na época pois reunia parâmetros de engenharia como distribuição
ideal de peso, linhas aerodinâmicas e uso de materiais leves em sua construção.
9 de dezembro de 1959 –
Durante a assembléia geral de acionistas da BMW, Herbert Quandt, o maior
acionista da BMW, decide recusar uma oferta de aquisição e manter a
independência da companhia.
21 de setembro de 1961 – Revelado durante o Salão do Automóvel
de Frankfurt, o BMW 1500 inaugurou uma nova categoria de automóveis: sedãs
esportivos familiares.
24 de maio de 1972 – A BMW cria a divisão Motorsport,
responsável por todas as atividades de esportes a motor e pelo desenvolvimento
de modelos esportivos da marca.
10 de setembro de 1972 –
Durante os Jogos Olímpicos de Munique, uma versão movida a eletricidade do BMW
1602 é usada como veículo de apoio durante a maratona. Trata-se do primeiro
automóvel totalmente elétrico desenvolvido pela BMW.
27 de abril de 1994 – Inaugurado o Centro de Investigação e
Engenharia da BMW. Conhecido pela sigla FIZ, ele conta com cerca de sete mil
pesquisadores, engenheiros, designers, gestores e técnicos.
29 de janeiro de 1994 – A
BMW AG assume o controle do grupo britânico Rover, que inclui as marcas Rover,
MG, MINI e Land Rover. Futuramente o grupo Rover deixou de fazer parte do BMW
Group, porém a marca MINI permaneceu no portfólio da compania.
10 de janeiro de 1999 –
Durante o Salão de Detroit (EUA), a BMW estabelece outro novo segmento de
automóveis, o SAV, abreviatura de Veículo de Atividade Esportiva, com o BMW X5.
Ele combina esportividade e a versatilidade de um veículo com tração nas quatro
rodas.
3 de janeiro de 2003 – A marca de carros de alto luxo
britânica Rolls-Royce passa a fazer parte do BMW Group.
17 de outubro de 2007 – O
edifício futurista BMW Welt, projetado com uso multifuncional, é aberto ao
público.
21 de fevereiro de
2011 – A
submarca BMW i é apresentada no BMW Welt. As inovações desenvolvidas pela
empresa para a submarca incluem automóveis elétricos e híbridos e serviços de
mobilidade inovadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário