Uma nova temporada com novas regras em relação aos pneus que estão entre as mais revolucionárias da história recente. Os times ganharam mais opções que poderão gerar variação ainda maior e, pelo menos, dois pit stops por corrida.
O CIRCUITO DO PONTO DE VISTA DOS PNEUS
Albert
Park é um circuito de rua, estando especialmente “verde” e sujo no começo do
fim de semana.
Tudo
se resume a aceleração e frenagem: as forças longitudinais são mais intensas do
que as laterais.
A
pista possui várias curvas de baixa velocidade, então o foco é na aderência
mecânica e na alta carga aerodinâmica.
A
curva oito (para direita) é rápida, assim como a longa curva para a esquerda
entre as arquibancadas Clark e Waite.
O
pneu traseiro esquerdo é o mais exigido – então este é o qual os pilotos
precisam ficar de olho.
O
clima é sempre imprevisível: teve sol intenso e chuva torrencial no passado.
O
asfalto é razoavelmente liso, então o desgaste do pneu é comparativamente
baixo.
Médio
branco: um composto de baixa gama de trabalho e um dos mais versáteis.
Macio
amarelo: um composto de alta gama de trabalho e com foco em desempenho.
Vermelho
supermacio: um composto de baixa gama de trabalho e rápido, mas possui vida
útil limitada.
COMO FOI EM 2015:
Vencedor:
Hamilton (uma parada: começou com pneus macios e mudou para os médios na 25ª
volta.
Melhor
posição de uma estratégia alternativa: Hulkenberg (duas paradas: começou com os
macios, mudou para os médios na 21ª volta e voltou para os macios na 44ª
volta). Terminou em sétimo tendo saído da 14ª posição.
A
maior parte dos pilotos fez apenas uma parada nos boxes, com as estratégias
sendo afetadas pela entrada do safety
car no começo da prova.
PAUL HEMBERY, DIRETOR DE MOTORSPORTS DA PIRELLI:
“Com mudanças significativas no regulamento envolvendo os
pneus em relação ao ano de 2015, esperamos um leque de opções de estratégias
ainda maior, com mais possibilidades abertas não apenas para cada time, mas
também para os pilotos de forma individual. Na verdade, as decisões táticas
para a prova em Albert Park começaram no ano passado, já que todo time indicou
os pneus que irão utilizar: apenas recentemente, como um jogo de poker, todos
mostraram suas mãos. Até domingo pela manhã em Melbourne veremos quem fez as
escolhas corretas”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário