A MAN Latin America,
fabricante dos veículos comerciais MAN e Volkswagen, alcançou um marco: mais de
2,9 mil motoristas receberam instruções práticas de condução econômica em 2015.
Além de ser recorde anual para a montadora, o total representa alta de 10% na
comparação com os 2,6 mil treinamentos realizados em 2014.
Ao longo do ano, instrutores especializados
visitam as garagens de clientes em todo o Brasil e também de importadores na
América Latina e África para identificar oportunidades de redução de custos
operacionais, fator atrelado à forma de condução do veículo nas mais diversas
operações.
Após percorrer os mesmos trechos presentes na
rotina da aplicação, os instrutores da MAN Latin America desenvolvem
treinamento de condução sob medida para auxiliar o motorista a aproveitar ao
máximo as funcionalidades operacionais de cada veículo, reduzir o consumo de
combustível, o desgaste de pneus e componentes e também guiar de forma defensiva,
o que proporciona uma rodagem mais segura.
O treinamento de condução econômica já ampliou a
produtividade de veículos com economia média de diesel de 5% a 10%. Aumento de
40% na durabilidade da embreagem, além de preservação de caixa de transmissão,
pneus, lonas de freio e suspensão também são identificados após o treinamento
dos condutores.
A ação é realizada gratuitamente nas garagens dos
clientes ou concessionárias e contemplam material didático para teoria e
orientação prática, quando os participantes têm a oportunidade de guiar o
veículo com acompanhamento do instrutor.
Além de cursos presenciais, a MAN Latin America
reforça sua presença no e-learning, ou seja, nos treinamentos realizados online
pela internet, disponíveis tanto para colaboradores da empresa quanto para a
rede de concessionários. No ano passado mais de 43 mil matrículas foram feitas
para treinamentos nas áreas técnica, comercial e administrativa.
Por meio desse sistema de gestão de treinamento é
promovida a formação contínua. A equipe mantém-se atualizada sobre novos
produtos, tecnologias e pode ofertar ao cliente o veículo que melhor atende às
demandas de cada aplicação. O interesse é alto e apenas neste início de ano
foram recebidas mais de 4 mil matrículas.
Cada módulo tem duração média de 30 minutos e, ao
final, traz avaliação e resumo das lições, que podem ser assistidas quantas
vezes o aluno online desejar. Dentre os cursos há 40 opções disponíveis e a
meta é até o fim deste ano saltar para 60. Também estão previstos
aproximadamente 18 cursos em espanhol para os importadores da América Latina.
Por trás de todo esse crescimento há uma grande
estrutura de administração e gerenciamento. Um portal exclusivo permite que a
rede de concessionárias acesse todos os conteúdos online dos treinamentos
e-learning, gerencie o nível de capacitação dos seus profissionais por meio de
trilhas de conhecimento e realize toda a calendarização das participações em
treinamentos de forma autônoma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário