A Porsche está ampliando sua linha de SUVs compactos com
a introdução do novo modelo de entrada do Macan. O motor quatro cilindros turbo
foi especificamente adequado a este veículo, que é o carro esportivo do
segmento SUV. Ao mesmo tempo, o Cayenne agora será equipado com a última
geração do Porsche Communication Management (PCM - gerenciamento de
comunicações).
O motor de dois litros turboalimentado do Macan desenvolve 185 kW (252 cv) entre
5.000 e 6.800 rpm e vem acompanhado de série por uma transmissão PDK de sete
velocidades com dupla embreagem, como ocorre em todos os modelos do Macan. O
resultado é que o utilitário esportivo tem uma impressionante aceleração: é
capaz de atingir 100 km/h em 6,7 segundos. Se for equipado com o pacote
opcional Sport Chrono, o tempo é reduzido para 6,5 segundos. A velocidade
máxima é 229 km/h.
Em termos de consumo, o Macan mostra ser muito eficiente: dependendo da
combinação de rodas e pneus com que é equipado, consome entre 7,4 l/100 km e
7,2 l/100 km, segundo os padrões NEDC.
O motor de quatro cilindros em linha é projetado para ser especialmente
esportivo e eficiente: ele opera com pressão de sobrealimentação de até dois
bar e conta com resfriamento do ar de alimentação, injeção direta de gasolina e
comando de válvulas variável. O VarioCam Plus adapta continuamente os eixos de
comando das válvulas de admissão e exaustão e também controla a elevação das
válvulas de escape. Seus poderosos 370 Nm de torque, por exemplo, estão
disponíveis entre 1.600 rpm e 4.500 rpm e permitem rápidas manobras de
ultrapassagem.
Como é típico de todos os modelos Porsche, o Macan é capaz de converter a força
de seu motor numa dinâmica de condução excepcionalmente esportiva. Isto é
garantido pelo sistema ativo Porsche Traction Management (PTM) de gerenciamento
da tração nas quatro rodas de série, trabalhando junto com uma ágil suspensão e
uma direção extremamente precisa. Um sistema de suspensão a ar com controle de
nivelamento, incluindo o PASM (Porsche Active Suspension Management -
gerenciamento ativo da suspensão) com amortecedores adaptativos é
disponibilizado como opção. Com peso em ordem de marcha de 1.770 quilogramas, o
Macan é o SUV mais leve feito pela Porsche, o que se traduz numa ágil
dirigibilidade.
Visualmente e em outros itens particulares, o novo modelo de entrada se
diferencia dos outros modelos mais potentes apenas em detalhes. As
características diferenciadas externas são os frisos das janelas laterais em
preto, as pinças também pretas dos freios nas rodas de 18 pole-gadas* e o
sistema de escapamento com duas ponteiras simples feitas de aço inoxidável
escovado. Muitos dos itens de série do veículo são os mesmos presentes nos
modelos S. Por exemplo, o Macan tem assentos-conforto com oito regulagens
elétricas no lado do motorista, painéis centrais dos bancos em Alcantara, a
última geração do Porsche Communication Management (PCM), um sistema de alerta
de saída da faixa de rolagem e tampa do porta-malas elétrica.
O Macan já está disponível para encomendas e seus preços começam em 55.669
euros na Alemanha, incluindo o VAT (imposto de valor adicionado) e os
equipamentos obrigatórios para o mercado alemão. O lançamento no mercado
ocorrerá em junho de 2016.
A previsão de chegada deste modelo no Brasil será para o segundo semestre de
2016 e o pacote e preço local ainda não estão definidos.
Maior conectividade: o Cayenne oferece agora o mais novo sistema de informação
e entretenimento. O elemento central do futuro sistema Porsche Communication
Management (PCM - gerenciamento de comunicação) que será equipamento de série
em todos os modelos Cayenne é uma nova tela de toque de alta resolução com sete
polegadas. A interface com o usuário reprojetada possibilita operação
intuitiva, semelhante à de um smartfone. Quando o sensor de proximidade detecta
a intenção do usuário, são mostrados os conteúdos correspondentes dos menus,
que o motorista pode controlar através de múltiplos toques. Interfaces
Bluetooth, USB e SD card possibilitam integrar smartfones e mídias com memória.
Outra novidade é a opção de conectar um iPhone ao PCM para utilizar o Apple
CarPlay.
O novo módulo de navegação está incluído de série no Cayenne. Ele impressiona
pelo mostrador de mapas de alta resolução e, pela primeira vez, pela
representação em 3D disponível em algumas regiões. A navegação também pode ser
iniciada através do controle por voz. O módulo opcional Connect Plus** aumenta
consideravelmente a dinâmica da navegação através do uso de informações de
trânsito em tempo real. Os serviços online Google Street View e Google Earth
podem ser usados para visualização precisa de detalhes ao longo das estradas e
em áreas urbanizadas. O uso do PCM como um ponto de Wi-Fi e a integração ainda
mais ampla com smartfones não deixa nada a desejar em termos de conectividade.
O Porsche Connect app** também faz é novidade. Para começar, ele permite que o
usuário transfira destinos para o PCM diretamente de um smartfone, para iniciar
a navegação. O já conhecido aplicativo Porsche Car Connect** também está
incluído no módulo Connect Plus. Ele permite que os usuários controlem certas
funções do veículo remotamente a partir de um smartfone e o acesso a dados como
o nível do tanque de combustível do carro.
O novo PCM no Cayenne estará disponível para o mercado Brasileiro no segundo
semestre de 2016.
A nova geração do PCM foi apresentadda pela primeira vez no novo Porsche 911
(991 II) e é equipamento de série em todos os modelos 911. Além dos modelos
Carrera, os Targa e as versões topo de linha 911 Turbo são equipadas com o novo
sistema de infotaiment. O novo módulo é equipamento de série também no novo
ano-modelo do Macan. A nova linha de modelos 718 também usará o novo sistema de
informação e entretenimento. Dependendo do modelo do veículo, o novo PCM vem
com um diferente nível de itens de série e pacotes opcionais.
*Pacote Brasil trará rodas 19 polegadas
**Sistemas ainda não disponíveis para o mercado Brasileiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário