A Volkswagen do
Brasil acaba de promover o evento “Volkswagen/Sindipeças PME Experience Day”,
que contou com a presença de cerca de 100 PMEs (Pequenas e Médias Empresas)
fornecedoras e subfornecedoras na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo
(SP).
O evento, organizado pelas áreas de Compras e Qualidade Assegurada da
Volkswagen do Brasil em parceria com o Conselho Superior de Pequenas e Médias
Empresas do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para
Veículos Automotores), marca o lançamento de um programa maior que tem o
objetivo de fortalecer ainda mais o relacionamento entre a Volkswagen do Brasil
e sua cadeia de fornecimento.
O programa permitirá às empresas parceiras de pequeno e médio portes conhecerem
os novos processos e a alta tecnologia da Volkswagen do Brasil, para que possam
se desenvolver e se tornar ainda mais competitivas. Para isso, a Volkswagen do
Brasil também oferecerá suporte a essas empresas parceiras, por meio de
consultorias, treinamentos e iniciativas de relações institucionais.
Durante o “Volkswagen/Sindipeças PME Experience Day”, os representantes das
empresas parceiras assistiram a palestras, visitaram áreas da Volkswagen do
Brasil – entre as quais a Montagem Final, para verificar a ‘Qualificação de
Processos e Produtos’ – e participaram de atividades com os temas
“Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores e Peças”, “Otimização de Custos
do Produto”, “Certificação Veicular e Testes Veiculares” e “Serviços
Técnicos/Satisfação do Cliente”.
O vice-presidente de Compras da Volkswagen do Brasil, Josef Baumann, reforçou a
importância de priorizar fornecedores e subfornecedores locais. Essa iniciativa
também contribui com a sustentabilidade, ao gerar negócios e empregos
localmente. “O novo programa tem a meta de fortalecer ainda mais o
relacionamento entre a Volkswagen do Brasil e sua cadeia de fornecimento.
Pretendemos compartilhar nosso conhecimento e tecnologias com essas pequenas e
médias empresas parceiras, para ajudá-las a se desenvolver e se tornar cada vez
mais competitivas”, destacou Josef Baumann.
O coordenador do
Grupo das PMEs (Pequenas e Médias Empresas) do Sindipeças, Cláudio Sahad,
considera a iniciativa inovadora: “Esse programa proporcionará às PMEs
(Pequenas e Médias Empresas) oportunidades de negócios com a Volkswagen do
Brasil, abrindo um canal direto de comunicação.
No ‘Volkswagen/Sindipeças PME
Experience Day’, os visitantes conheceram os processos modernos e boas práticas
da Volkswagen do Brasil, inclusive de gerenciamento. Ao receber esse
conhecimento, as pequenas e médias empresas tornam-se mais fortes e,
consequentemente, fortalecerem toda cadeia de fornecimento”.
Responsabilidade social
O evento
“Volkswagen/Sindipeças PME Experience Day” também contou com a participação do
diretor de Assuntos Jurídicos e superintendente da Fundação Volkswagen, Dr.
Eduardo Barros, que falou sobre o trabalho de responsabilidade social da
Instituição, que coordena os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há
36 anos, com foco em Educação e Desenvolvimento Social: “Qualidade é
fundamental para o desenvolvimento e a sustentabilidade dos produtos. As
empresas do século 21 não devem visar apenas lucro. O cliente está observando,
além da qualidade, se a empresa é socialmente responsável e se está preocupada
com a sustentabilidade”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário