Coluna 1116 - 10.03.2016 - edita@rnasser.com.br |
Correria. JAC aluga prédio para produzir T5
Para recuperar o tempo perdido entre a saída do sócio
chinês, e para contornar o encolhimento de vendas no mercado, Sergio Habib, o
representante nacional da JAC atalhou o processo: postergou projeto de
construir fábrica em Camaçari, Ba e, para fazer a implantação industrial da
marca, alugou galpão ocioso no mesmo
município.
Quer iniciar a montagem dos T5, sav com transmissão CVT, ao final deste ano, construindo pré série,
apresentando-o no Salão do Automóvel – outubro -, e fazendo estoque para
iniciar vendas em 2017. Próximo ano projeta montar 20 mil unidades. Plano
anterior, na dissolvida sociedade com o fabricante chinês, previa alcançar 100
mil T5.
Processo inicial é montagem simplória, sub
industrialização, baixíssimo índice de nacionalização, incentivada pela
regulamentação governamental Inovar-Auto.
Razão simples para a corrida pelo início da contida
montagem de produtos com rótulo nacional é situação do mercado para a marca,
hoje limitado às 4.800 unidades/ano, volume isento do pagamento extra de 30
pontos adicionais ao IPI. Os veículos
montados localmente estarão fora da cota, terão menor preço, ampliarão volume
de vendas, permitindo expansão da rede de revendedores, contraída a 30 lojas,
menos da metade da anteriormente existente.
Brasil tem representante na FIA
Poderosa FIA, Federação Internacional do Automóvel, não
se envolve apenas com corridas, tendo amplo espectro de ação. É, por exemplo,
uma das mantenedoras da Euro e LantiNCAP, institutos de pesquisa em segurança
veicular, incluindo os crash test,
parâmetro e cobrador da indústria automobilística. Outro campo, os assuntos de
veículos antigos, para o qual tem conselho com 28 membros escolhidos
mundialmente.
Brasil volta a ter assento nesta câmara com a nomeação de
Mariozinho – Mário Raul Armando Leão,
82, usineiro, colecionador alagoano, de grande vivência com marcas de estirpe,
e reconhecido como o maior conhecedor brasileiro das carrocerias especiais,
característica do período anterior à II Guerra Mundial.
Curiosidade no pedaço, notícia seria desconhecida no meio
antigomobilístico brasileiro, onde não foi festejada, e passaria desapercebida
não fosse a história ter sido levantada pelo jornalista Fábio Amorim, da Gazeta
de Alagoas. Novo membro é homem educado, gosto refinado entre Rolls e Bentley,
e é discreto, sem louvações à vaidade.
Roda-a-Roda
Atraso – Novo atraso na produção dos
Alfa Romeo Giulia, entretanto com definição do início de recebimento de
pedidos nos revendedores europeus: 14 de abril. Sergio Marchionne, CEO da
marca, disse no Salão de Genebra, demora foi para ter o produto perfeito.
Desafio –
Conversa charmosa, levantou bandeira de referência: “só começaremos com a mesma qualidade dos alemães - sem isto o esforço não terá valido a pena
“.
Versões –
Confirmou também, versões Quadrifoglio,
com motor V6, dois turbo compressores, circa
500 cv, e quatro cilindros 2,0 a gasolina, turbo, e 2.2 diesel para a Europa.
Preço – Versão
de topo será oferecida a 79 mil euros – uns R$ 335 mil - lá. Preços e produto
miram BMW series M3, Mercedes AMG e Audi S. Nos EUA, mercado fundamental e
desafiante para onde volta após 20 anos, mais barato, US$ 70 mil – uns R$ 295
mil. Na categoria é o de melhor dotação tecnológica.
Em seguida ao Giulia, sobre a mesma plataforma, a
Giorgio, base do Maserati Levante, SUV da marca do tridente, Alfa terá veículo
equivalente, o Stelvio. Apresentação no Salão de Los Angeles, novembro, vendas
2017.
Dano – Audi
lançou contabilmente as perdas com os problemas dos motores diesel de emissões
acima do limite, e re call dos air bags Takata: lucro operacional caiu
6,1%, a 4.84 B Euros, e margem de lucro desceu de 9,6 a 8,3%.
Também – VW
adiou conferência de imprensa para apresentação do balanço anual, mas embora
sem números, sua auditoria tem convicção: serão insuficientes os 6,7B de Euros
destacados para resolver o problema.
Novo ciclo –
Enquanto a Google corre a contratar engenheiros e especialistas em automóveis
para entrar no mercado dos carros autônomos, o ágil CEO da FCA, ítalo-canadense
Sergio Marchionne se declarou fã da Apple, e dispôs as empresas para
fornecer-lhe a parte automobilística.
Pick Up –
Ausência no portfólio, oportunidade mercadológica, capacidade industrial,
pressão de consumidores levou a FCA a desenvolver o picape Wrangler, feito
sobre o Jeep homônimo, com nova edição para 2017. Fórmula simples, re edição de
produto surgido ao início dos anos ’50. No Brasil chamou-se Picape Jeep e,
depois. F 75.
Base – Novo
Wrangler terá grande percentual de peças em alumínio para reduzir peso. FCA
seguiu trilha aberta pelo Ford F150, picape mais vendido do mundo, com enorme
adição de alumínio. Atendendo a protestos locais, será feito na velha fábrica
Jeep, em Toledo, Ohio. 2018.
Disputa – VW é a marca mais vendida no mercado argentino,
GM a segunda. Esta, para tomar vendas à líder, baixou preços em até 40 mil
Pesos – uns R$ 10 mil. Resposta foi no dia seguinte.
Corte – VW anunciou cortar, durante março, 32 mil Pesos -
+ R$ 8 mil, uns 14 % - no Gol versão Trend, lá custando R$ 50 mil. É o modelo
ora antigo no mercado brasileiro, mas estoque físico e em deslocamento para a
Argentina.
Futuro – Mauricio Macri,
presidente da Argentina, inaugurou ampliações na Toyota, aumentando capacidade
de produção em quase 50% - de 92 a 140 mil unidades ano. Investimentos de US$
800M, 1.000 empregos diretos e indiretos.
Mais – Toyota passa a produzir
na Argentina o eixo traseiro dos picapes e SW4, atingindo 60% no índice de
nacionalização.
Regra – Festa hígida, simples,
sem as bandas de música tocando para partidos e sindicatos, como ocorria dos
governos Kirshner.
Confirmado – Nissan em
providências para ter pronta sua estrela maior como patrocinadora dos Jogos
Universitários Rio 2016. É o pequeno crossover
Kicks, de protótipo exibido nos Salões do Automóvel de S Paulo 2014 e Buenos
Aires 2015. Grande esperança para alavancar vendas da marca.
Automóvel –
Após lançar o crossover ASX, Mitsubishi apresenta a versão S. O misto
entre SAV e automóvel aponta nesta direção, mais carro de passeio, distante de
veículo para arrostar dificuldades.
Diferenças
- Teto pintado em Cinza Londrino – utilizado nos Troller –, faróis com máscara
negra, rodas leves em aro 18”, assinatura luminosa sobre o para choques
dianteiro, bancos frontais aquecidos,
revestimento em couro mais tecido. Chaves na mão, quase R$ 121 mil. Só 200
unidades.
Extreme – Após criar versão Extreme para linha de picapes Strada, Fiat
estendeu-a a irmãos de linha: Weekend, Idea e Adventure. Rótulo é aplicado por
conta de central de multimídia, com tela 15 cm, câmera de ré, e outras
facilidades de som e conectividade, controles no volante. Preços da Série Especial Adventure Extreme: Weekend Adventure R$ 70.180; Idea R$ 70.380; Doblò R$ 84.370.
Chery – Luiz Curi, vice presidente da Chery, informou à Coluna ter postergado o início da
produção do novo QQ, segundo produto da empresa instalada em Jacareí, SP. Será
em abril, perdendo o mês de março. Atraso é consequente à greve havida na
empresa por demissão realizada por fornecedor terceirizado.
Final – Será produto final, apto à venda pela rede de
distribuição. Pré-série já construída, métodos e máquinas ajustados, tudo
pronto para iniciar fabricação. Chery faz o Celer e queda do mercado contraiu
seu projeto a 10% da capacidade industrial.
Fato – Histórias das fábricas chinesas de automóveis no
Brasil – Chery e JAC - lembram aquele brinquedo dos antigos parques de
diversão, o trem fantasma: cada curva um susto.
Alívio – Bem sucedida iniciativa envolvendo governo
federal, Anfavea –associação dos fabricantes de veículos -, e 10 de seus
associados, pode resultar vendas de 145 mil automóveis, 65 mil caminhões e 17
mil ônibus ao Irã.
Quanto – Número de caminhões significa 6 meses da
produção projetada para este ano. Quanto a ônibus, segmento com as maiores
perdas, volume pretendido supera a projeção anual para o segmento.
Vem aí – Carros autônomos, os capazes de ser controlados
por aparatos eletrônicos, em condução externa, parece história de distante
factibilidade. Notícias há: testes; interesse das gigantes Apple e Google
entrarem no setor; pequenos acidentes.
Bola – Não serão veículos convencionais, devem traçar
caminho próprio a partir dos conceitos e formas hoje existentes. Novidade
atestatória pela Goodyear mostra isto: desenvolveu para eles um pneu esférico,
o Eagle 360.
Muda - Não rodará, mas elevará o automóvel do solo por
campo magnético. De todas as dúvidas, algumas parecem dirimidas: o conforto de
deslocamento e a manobrabilidade, sem atrito com o solo, girando em todas as
direções.
Ciclo – Décadas
após instalar-se no país, VW volta aos procedimentos de origem: orienta
fabricantes de auto peças. No caso, noções operacionais, de gerenciamento,
processos éticos, ecologia, sustentabilidade e sua maneira empresarial de
funcionar.
Fora – Não são
fornecedores da montadora, mas sub fornecedores e vendedores ao mercado de
reposição. Entende, iniciativa fortalecerá parque industrial. Chega a ser
curioso: em época de crise, prejuízos, contração de despesas, aposta no futuro.
Aparentemente VW tem programa de longo prazo.
Conquista –
Mercedes-Benz fez venda referencial para a transportadora Girteka Logistics, da
Lituânia: 1.000 unidades do caminhão Actros, mais completo e caro da marca.
Junto, os serviços FleetBoard, controlador de eficiência operacional de
caminhão e operador.
Acesso – Retração nas vendas provoca crescimento pela
opção consórcio como forma de poupança. O do Magazine Luiza cresceu 41% nos
dois últimos anos.
Proteção – Ferrari
apresentou em Barcelona, Espanha, protótipo do Halo, arco de proteção ao piloto
em acidentes. Kimi Raikkonnen, da marca, disse não haver sensível diferença na
condução do carro, exceto a mancha negra acima do olhar.
Já vi - O Halo
parece inspirado na construção/escultura da Praça da Apoteose, no Sambódromo
carioca, criações do arquiteto Oscar Niemeyer.
Corridas –
Pirelli fornecerá pneus aos caminhões da Fórmula Truck em 2016. Estreará os
novos radiais FR-01 na medida 295x80x22,5 próxima semana na abertura da
temporada, em Santa Cruz do Sul, RS.
Aniversário –
BMW comemorou 100 anos dia 7 de março. Destes, 50 sob comando da família
Quandt, responsável pelo grande processo de expansão. Hoje marca produz motos
BMW e automóveis Mini e Rolls-Royce. Tem recente fábrica no Brasil. Curiosamente
não comemorou ou divulgou volume de produção total.
Gente – José Luiz
Gandini, presidente da Kia, deve ser eleito presidente da ABEIFA, associação
reunindo importadores e fabricantes de veículos. OOOO Chapa única, Vice, Luis Resende, presidente da Volvo Cars. OOOO Joseph Massaro, 46, promoção. OOOO Novo CFO
da Dana, gigante de auto peças. OOOO Era Vice Presidente e Controlador
Geral. OOOO Carlos Dourado,
administrador, bacharel em direito, MBA em Marketing, novo diretor de vendas da
Dana Brasil. OOOO Larga experiência no setor incluindo passagens pelo
exterior. OOOO Chase Morsey, 96,
estatístico, passou. OOOO Era o último dos Whiz Kids, grupo de elite levado à Ford quando Henry II assumiu.
OOOO Considerado o salvador do motor V8,
soube dos planos da companhia em retirá-lo de produção para a modelia 1952, fez
cálculos, projeções, e provou a viabilidade de mantê-lo. OOOO Estava certo.
OOOO Ganhou relevo, posições, e chefiou
um departamento de espionagem industrial. OOOO
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