sexta-feira, 3 de junho de 2016

CLIO R.S. 16: TODO O KNOW-HOW DA RENAULT SPORT EM UM CARRO-CONCEITO INÉDITO

Com a revelação de seu carro-conceito no circuito do Grande Prêmio de Mônaco nesta sexta-feira, 27 de maio, tendo ao volante Kevin Magnussen – piloto da Equipe Renault Sport de Fórmula 1 –, a Renault Sport destaca a vocação do Clio R.S. 16: ir para a pista, seja em circuito ou nas estradas!


Desenvolvimento em tempo recorde

“Queríamos fazer um carro-conceito mais técnico, com performances de tirar o fôlego” destaca Patrice Ratti, Diretor Geral da Renault Sport Cars, que conduziu o projeto à altura do entusiasmo das equipes. “Teoricamente, um Clio R.S. equipado com nosso motor mais performante – o 2.0 turbo de 275 cv e 360 Nm de torque – já seria fantástico, mas era necessário verificar a viabilidade deste transplante”.

Graças a uma nova forma de combinar o trabalho das equipes de produção em série e de competição, em apenas cinco meses surgiu o mais performante de todos os carros da Renault Sport de produção em série até hoje.

Inúmeros desafios técnicos
Equipar o carro com o motor, caixa de câmbio e sistema de resfriamento do Mégane R.S. 275 Trophy-R já é por si só um desafio. O escapamento também foi revisto, para satisfazer as necessidades de vazão do ar do motor e projetar sistemas de suspensão completos à altura do potencial do modelo. A acústica também foi retrabalhada, com a instalação de um silencioso de saída dupla Akrapovič.

Design inspirado na performance
A equipe soube tirar partido das restrições impostas pelas características técnicas (extensão da carroceria em 60 mm, passagem das rodas de 19 polegadas, e resfriamento otimizado do motor), para aumentar a pegada esportiva do design do Clio R.S. 16. O design também foi valorizado pela assinatura luminosa do sistema suplementar de iluminação de LED R.S. VISION em forma de quadriculado, baseado na exclusiva tecnologia de LED com multirrefletores.

Já a emblemática cor da Renault Sport – amarelo Sirius – se harmoniza perfeitamente com o preto brilhante, remetendo à carroceria dos monopostos R.S. 16 da Equipe Renault Sport de Fórmula 1.



Depois da primeira aparição pública em Mônaco, o próximo encontro já está marcado para acontecer na Grã-Bretanha, durante o Festival de Velocidade de Goodwood (23-26 de junho).

Nenhum comentário:

Postar um comentário