O Volvo 850
teve sua estreia mundial dia 11 de junho de 1991 no Globe Arena em Estocolmo,
capital da Suécia. O modelo foi resultado de um dos maiores investimentos
industriais do país e difere fundamentalmente dos projetos anteriores da
empresa. Com tração dianteira e motor transversal de cinco cilindros, ele
oferecia um novo nível de prazer de condução.
O veículo foi lançado com a bandeira “Um carro dinâmico com quatro estreias
mundiais”. Esses novos recursos foram o motor transversal de cinco cilindros,
eixo traseiro concebido internamente, sistema de proteção integrado de impacto
lateral e cinto de segurança frontal auto-ajustável.
Apesar de o projeto ser derivado da série 700, o Volvo 850 era um carro
totalmente novo. O desenvolvimento do modelo começou em 1978 e as equipes de
trabalho tiveram grande liberdade de criação, por isso o projeto foi batizado
de Galaxy.
O projeto Galaxy resultou em dois modelos: um sueco e outro holandês. A
tecnologia empregada na série foi desenvolvida em conjunto. Depois os times se
separaram. A Volvo Car B.V, na Holanda, passou a atuar sobre o que viria a ser
a série 400, enquanto a Volvo Cars, na Suécia, desenvolveu a série 850.
O primeiro modelo apresentado foi o 850 GLT, com seu motor aspirado de 20
válvulas que gerava 170 CV. Durante a fase de desenvolvimento, a Volvo
trabalhou ativamente para fazer desse modelo um carro ágil, que oferecia grande
prazer de condução. Parte disso passou por encontrar, com sucesso, o correto
ruído na admissão e no escape.
A versão seguinte do 850 foi apresentada em fevereiro de 1993: uma station
wagon. As características típicas da Volvo estavam ali presentes, como a
traseira com forte queda para aproveitar ao máximo a capacidade de carga do
bagageiro. Um novo recurso de estilo, entretanto, foram as extensas lanternas
que cobriam toda a coluna D. Posteriormente, a versão station wagon foi
premiada no Japão com o “Grande Prêmio de Design de 1994”, assim como na
Itália, com “A Mais Bela Station Wagon”.
A série 850 logo ganhou novas opções de motores. O modelo que mais chamaria
atenção foi lançado no Salão de Genebra, em 1994. Com sua cor amarela
distintiva, o T-5R teria a fabricação de 2.500 unidades. O motor turbo com
intercooler produzia 240 CV e torque de 330 Nm. O carro era equipado com
spoilers especiais, tubos de escape quadrados e rodas de liga leve de aro 17.
As vendas do modelo foram esgotadas em poucas semanas. Assim,
o mesmo número de modelos pretos foram produzidos e, finalmente, um último lote
de 2.500 unidades na cor verde-escura.
1994 foi também o ano em que a Volvo voltou para as pistas de corrida – e o
fez de uma forma bem atraente. Quando dois 850 se alinharam para a estreia da
temporada no circuito de Thruxton, no sul da Inglaterra, eram duas station
wagons na largada. Competindo com o modelo na mais prestigiada competição de
carros de série da Europa, o Campeonato Carros de Turismo Britânico (BTCC), a
Volvo atraiu para si enorme atenção.
Com a companhia investindo fortemente na
equipe Tom Walkinshaw Racing, os dois carros foram guiados pelo sueco Rickard
Rydell e pelo holandês Jan Lammers. Em 1995, as station wagons foram praticamente
tornadas ilegais por mudanças na regra da competição, fazendo com que a Volvo
disputasse o campeonato com a versão sedã. Ao final dessa temporada, Rickard
Rydell ficou em 3º lugar.
Desde o início, a imprensa chamou o Volvo 850 como “o carro mais seguro do
mundo” e, em 1995, atingiu um novo patamar em termos de segurança. Nesse ponto,
foi o primeiro veículo produzido em série com airbags de impacto lateral.
O 850 AWD – veículo com tração integral da empresa, lançado em 1996 – foi
pioneiro para a Volvo. O 850 All Wheel Drive tinha tração nas quatro rodas com
acoplamento viscoso automático, que distribuía a potência entre as rodas
dianteiras e traseiras. O modelo era equipado com motor com leve pressão de
turbo que produzia 193 CV, e foi o antecessor dos modelos de tração integral
para a série XC.
1996 foi o último ano do 850 em produção. Quando
os modelos passaram por uma sensível reestilização no ano seguinte, tiveram
suas especificações alteradas para dar origem ao sedã S70 e a station wagon V70.
Um total 1.360.522 unidades foram produzidas nas versões originadas da série
850.
Nenhum comentário:
Postar um comentário