O International Classic Grand Prix, campeonato mundial
de moto GP clássico, chega à segunda etapa da temporada de 2016. O palco é o
circuito de Assen, na Holanda, cuja tradição já lhe deu o apelido de "A
Catedral" da motovelocidade. Neste ano, todas as etapas do ICGP acontecem
em pistas com tradição histórica na motovelocidade - incluindo a brasileira,
que encerrará o campeonato em 23 de outubro em Goiânia.
Assen sedia uma etapa do Campeonato Mundial desde
a primeira temporada da história, em 1949. Inicialmente, usava-se um traçado
formado por ruas e estradas. O circuito atual, permanente, foi inaugurado na
década de 1950. É um traçado rápido, com muitas curvas de alta. Ao mesmo tempo,
é uma pista muito segura e tem uma arquitetura muito particular - a cobertura
de uma das arquibancadas tem formato ondulado, como uma superfície de água em
ondas. "É uma das pistas que mais gosto. Aliás, todo mundo gosta de
Assen", descreve o brasileiro Bob Keller, quarto colocado na categoria 250
do ICGP após a primeira etapa, realizada em Paul Ricard (França).
O traçado, um dos mais seletivos do calendário, é
totalmente plano, mas possui algumas curvas que Keller define como
"capciosas", como raio decrescente. "São curvas que começam bem
abertas e ‘fecham’ do meio para o final. Você precisa frear forte na entrada da
curva para poder sair bem. Se fizer o contrário, como dá impressão de ser o
correto para quem anda pela primeira vez, você simplesmente passa reto",
conta Keller. Outra particularidade de Assen é que as leis ambientais da região
Assen permitem somente quatro eventos por ano com máquinas cujo nível de ruído
exceda 95 decibéis - e as motos do ICGP superam isso. "Estar entre essas
exceções mostra quanto prestígio o ICGP tem na Holanda", constata Keller.
A programação da segunda etapa do ICGP oferece um
desafio adicional para os pilotos: as duas corridas acontecerão no domingo.
"O intervalo entre as duas corridas vai ser relativamente pequeno e isso
vai fazer os pilotos serem cautelosos na primeira prova, a fim de preservarem
as motos para a segunda", prevê Keller. "Também vai ser uma corrida
mais exigente em termos de preparo físico", finaliza.
Após a primeira rodada dupla, o ICGP tem a
seguinte classificação:
350: 1) Guy Bertin, 50 pontos; 2) Jean-Paul
Lecointe, 32; 3) Guillaume Foureau e Werner Reuberger, 23; 5) Bernard Fau, 22;
6) George Hogton-Rusling e Leon Jeacock, 20.
250: 1) Colin Sleigh e Stefan Tennstadt, 45
pontos; 3) Bernard Tabarly, 29; 4) Bob Keller, 23; 5) Don Gilbert, 22; 6) Marc
Auboiron, 16.
YC250: 1) André Gouin e Vincent Levieux, 45; 3) Harald
Merckl, 32; 4) Stuart Thomas, 26; 5) Jean-Pierre Pauselli, 22.
Master: 1) Guy Bertin, 50 pontos; 2) Jean-Paul
Lecointe, 40; 3) Bernard Fau, 32; 4) Stefan Tennstadt, 26; 5) André Gouin, 22;
6) Harald Merkl, 17.
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