Novidades pré Salão
Mercado em queda instiga formas de provocar os
consumidores. Vão desde os programas de fidelidade na compra, formulas de
financiamento, reformatação dos veículos baixando preço, novidades em produto.
Realização do Salão do Automóvel sempre balizou ocasião
para antecipar apresentação de modelos, e neste exercício, combinando mudanças
de local para a mostra, e sua data de realização – 10 a 20 de novembro, para
coincidir com o GP da Fórmula 1 -, indústrias correm para antecipar novidades.
Quem é quem
Fiat exibirá novo Uno com novos motores 1,0 e 1,3 de três e
quatro cilindros, base para os próximos anos. Mudou a frente do automóvel e
incrementou o conteúdo para separá-lo do urbano Mobi. Em faze de pré apresentação
aos concessionários treinando argumentação para vendas, compara-o diretamente
com o GM Ônix, atualmente o mais vendido no país, mas prejudicado em eventual
comparação entre motores. O do Fiat, atualizado, inicia um caminho; o do GM,
motor da década de ’70, já passou da época de encerrar o ciclo – como se diz no
mercado, novo já é Placa Preta,
expressão do ramo indicando ter mais de 30 anos. Comparação estática e dinâmica
também é feita com o Ford Ka, de motor novo, mas de preço elevado e de menor
conteúdo.
Mitsubishi, com novo picape L 200 Triton ao final de
setembro. O dito All New Triton é
produto novo, de chassis, motor e carroceria – quem entende ? O carro é de origem japonesa, finalizado em Goiás, e a
denominação em inglês.
Volkswagen, em processo de construção de fórmulas para
conquistar vendas e deixar o incômodo terceiro lugar em vendas, avia novidades
em esforço para reduzir preços pelo aplicar motores TSI, de injeção direta, 1,0
e 1,4. Setembro.
Picape Amarok com frente re estilizada, motor V6 3.0 diesel,
220 cv e 55 m-kgf de torque – será a mais poderosa do mercado, e conteúdo
implementado, incluindo o Park Assist, adjutório eletrônico para estacionar – mas
somente ao Salão. Neste mês, entre 19 e 21 do corrente, Ford exibirá retoques
no Fiesta produzido em Camaçari, Ba. Seguindo vertente adotada há alguns anos,
elevará os preços. Versões de topo, Titanium, projeta-se arranhando R$ 108 mil.
Fecha a dupla de efetivas novidades ao lado do Mitsubishi
Triton, novidade da Jeep, o Compass – já descrito na Coluna 3516. Maior e mais luxuoso ante o Renegade, e a novidade na
motorização. Além da versão superior, diesel 2,0, terá motor flex de 2,0, o
Tigershark, também importado, atracado a transmissão mecânica ou automática com
seis velocidades. Aplicar o motor 2,0 importado da América do Norte sinaliza,
tal opção deve chegar ao picape Toro também no Salão do Automóvel. Quem compra
estes veículos tem a pretensão de se achar
– e aí a exigência de melhores respostas ao acelerador – os dois quilos
adicionais em torque em muito auxiliam a complementação da imagem.
Roda-a-Roda
Xing Ling – Porsche Cayenne – o utilitário esportivo grande
da premium marca alemã – sairá de
fábrica com pneus coreanos, da Nexen Tire. Anuncia estabilidade inigualável.
Marca está em marketing agressivo para conquistar fabricantes. Desconhecida no
Brasil, última pesquisa de satisfação pela JD Powers mostrou-a em 4o.
lugar.
Mais – Matriz Volkswagen comprou 1/6 das ações da
norte-americana Navistar, dona da marca de caminhões International e e da
fábrica MWM de motores diesel existente no Brasil. Companhia passava por
agruras com problemas de emissões de família de motores. Com a participação, VW
fornecerá os motores – não se sabe se MAN ou Scania, marcas por ela
controladas.
Diferença – Ford iniciou vender o Mustang na Argentina.
Automóvel bem formulado, mesclando conceitos mecânicos da Europa e EUA, está em
consistente projeto de internacionalização. Custa US$ 95 mil.
Aqui – Operação local baixou a velocidade de planos e
providências, e o projeto Mustang está no fim da fila. Possivelmente daqui a
dois anos, quando da primeira re estilização.
Situação - Hoje Ford local se dedica a equilibrar preços,
lucros e participação no mercado. Tsumani de pessoas e jeitos. Trocou
presidente, inverteu diretores, deu descontos para aumentar vendas.
Mais – Mercedes agregou o GLA, mais festivo da família,
como novo produto em sua operação de montagem na fábrica de Iracemápolis, SP.
Inova industrialmente ao permitir veículos com tração traseira, como o Classe
C, e dianteira, caso do GLA, montados na mesma linha de produção. Ambos lideram
nas vendas Premium da marca.
Festa
– Mercedes-Benz comemora 65 anos de produção na Argentina. Das instalações nas
beiradas de Buenos Aires já saíram mais de meio milhão de veículos. De lá
Brasil importa Sprinter e Vito.
Duas Rodas – Harley-Davidson plena em atrações nas famílias
Sportster, Softail e CVO. Agregam atualizações em suspensão, cruise control, confortos como alarme,
travamento, monitoramento da pressão dos pneus, luzes em LEDs. Mudanças determinadas
pelos consumidores, ressalta Flávio Vilaça, gerente de marketing, produto e RP
da empresa.
Dúvida – Juiz Renato Borelli da Justiça Federal em Brasília
concedeu liminar sustando aplicação de multas a veículos transitando em
estradas sem faróis acesos. Entendeu não haver a sinalização adequada,
obrigatória por lei.
Mais – Ministério das Cidades – onde, curiosamente, estão
pendurados Contran e Denatran -, avisa, recorrerá. Entende, a liminar não
considera o bem coletivo e a segurança do trânsito.
E ? – Será? Contribuinte desconfia das medidas ligadas ao trânsito,
muitas com inafastável odor de dúvidas. Será
para aumentar a segurança do trânsito ou apenas fomentar o faturamento oficial
? País com passado em cintos de segurança sem obrigatoriedade de uso; de
estojos de primeiros socorros de uso cancelado; de troca de extintores
igualmente sustada após prazo final para compra; de nunca implantada inspeção
de segurança veiculos, não navega no mar da credibilidade. Ao contrário.
Segurança é conceito incontroverso, mas honestidade do estado com o cidadão,
também.
Elétrico – Aderindo a projeto da Universidade Federal de
Santa Catarina, para viabilização de ônibus elétrico, fabricante de ônibus
Marcopolo diz ter capacidade industrial para produzi-lo. Coletivo tem 37
lugares, ar condicionado, wi-fi,
pontos USB e autonomia de 200 km com 4 cargas de 6 minutos.
Soma – Financiamento pelo Ministério da Tecnologia e junção
de conhecimentos por empresas interessadas em viabilizá-lo: Eletra, Marcopolo,
chassis Mercedes-Benz e WEG.
Nobreza – Contrariando conceito de ver motores como coisas
de ferro bruto, FPT está agregando materiais nobres em seus produtos. Aplica
DLC – carbono quase tão duro quanto diamante, ligas de titânio e de silício
molibdênio. Busca reduzir peso nas massas internas, ganhar melhor operação e
durabilidade.
Brinde – Quem comprar seguros para automóveis BMW e Mini, e
motos BMW, leva presentinho. Nos automóveis, miniatura 1:18 do veículo
segurado. Nas motos, R$ 400 para aquisição de roupas da marca. Seguro inclui
vidros e faróis de xênon ou LED, lanternas e retrovisores. É pouco.
Utilidade – Para lembrar: em caso de Perda Total de
veículo, a seguradora é obrigada a devolver o saldo entre o valor pago e os
dozeavos calculados entre a data do evento de perda e o fim do período segurado.
Cautela - Editora Escala com novo produto na praça: A História Carros. Nada das confiáveis
edições sobre modelos nacionais e suas características, mas inexata história do
automóvel em fatos e cronologia. Diz, primeiro carro de Henry Ford como sendo a
vapor – era a gasolina; Karl Benz e Gottlieb Daimler decidiram juntar as
companhias em 1926 – Daimler faleceu em 1900 -, por aí.
Negócio – Quem gosta de Fórmula 1 sabe, não é esporte, mas
simplesmente negócio - grande. E o detentor dos poderes de fazer e desfazer,
incluir e abduzir provas, é o inglês Bernie
Ecclestone, 85, controlador da empresa CVC, dona dos direitos de organização e
transmissão dos Grande Prêmios.
$ ? – Cifras e condições em desconhecida exatidão, mas
crê-se, o norte americano John Malone, controlador da Liberty Media, teria
oferecido US$ 8,5B – uns R$ 26B – pelas ações – ou parte – delas, e o concurso
de Ecclestone – por prazo inexato - para administrar e re-desenhar as regras de
participação na categoria.
História – Governo de Maurício Macri, na Argentina, irá
restaurar o Cadillac cabriolet, de
1955, presente da General Motors ao Tenente General Juan Domingo Peron num dos
seus exercícios de Presidente da República. Automóvel integra a frota histórica
do Museu da Casa Rosada – o palácio presidencial.Usado em festividades
oficiais, em 60 anos rodou apenas 15 mil quilômetros. Frota inclui outro, de
1973. Macri não conseguiu ir à posse neles, daí a decisão de tê-los
operacionais.
Experiência – Embaixador argentino no Brasil poderia
consultar os mecânicos do Palácio do Planalto, mantenedores de seu Rolls-Royce
1953 Formal Cabriolet sempre em ótimas condições.
Data – 67ª edição do Pebble
Beach Concours d’Élegance 2016 será realizada no terceiro domingo de agosto, dia
20. Marcas homenageadas, Isotta Fraschini, Lincoln, em centenário, Dream Cars
dos anos ’60. Antes, múltiplos exemplos de colecionismo, capazes de rotular o
período como Semana Santa.
Gente – Paris Pavlou,
australiano, 45, engenheiro mecânico e de manufatura, promoção. OOOO Novo
presidente da GM para Argentina, Uruguai e Paraguai. OOOO Substitui Carlos Zarlenga, mandado à presidência da operação brasileira.
OOOO Está na antiga corporação há 22 anos, os últimos na GM em São Paulo, na
área de compras. OOOO
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