A sexta
edição da competição Scania
Driver Competitions (SDC) registrou um total de 42.516 inscrições. Os mais bem
colocados nas fases 1 e 2 partirão para a etapa seguinte, as finais regionais
presenciais, realizadas em dois períodos de provas, em setembro e outubro. Os 60
melhores duelam na semifinal, da qual permanecerão 27 para a final nacional. Os
três primeiros dessa disputa estarão credenciados para a final América Latina,
com os três melhores motoristas de caminhão da Argentina, do Chile e do Peru. O
vencedor ganhará um Scania Streamline
R 440 6x2 zero km.
A ação da Scania tem por objetivo valorizar a
profissão, a importância do treinamento dos caminhoneiros e a segurança nas
estradas. Nas três primeiras edições da competição (2005, 2008 e 2010) as
inscrições eram apenas por cadastro em papel. Para acompanhar uma tendência do
mercado, de caminhoneiros cada vez mais conectados, a partir de 2012 o cadastro
poderia ser feito pela internet. Menos de 5 mil optaram pela alternativa. Em
2014, o número dobrou para 10 mil inscritos online. “De olho nesse movimento,
para 2016 decidimos fazer as inscrições apenas pela internet. Comprovamos essa
tendência, pois quadruplicamos o número de inscritos para esta edição em
comparação com o total registrado no torneio de 2014”, afirma Márcio Furlan,
gerente de Marketing e Comunicação da Scania no Brasil.
Como ganhar o Scania 0 km
O desafio inicial dos concorrentes foi vencer as duas
primeiras etapas, compostas por provas online, cada uma com 20questões de
múltipla escolha, que valiam 1 ponto cada. Em uma simulação de direção em
viagem completa, da carga à descarga, o candidato percorreu uma estrada
acompanhado por um motorista virtual chamado Pedro. Os temas abordados foram
legislação, preocupação ambiental e condução responsável, defensiva e
econômica.
A central de atendimento da competição já está ligando para os participantes que
passaram para a fase 3. Os aprovados farão a prova na concessionária Scania
escolhida na inscrição. De acordo com o regulamento, os classificados devem ter
nota suficiente dentro do ranking dos melhores daquela região da
concessionária. Ou seja, quanto maior a pontuação nas duas primeiras fases,
mais chance de fazer o exame na Casa Scania que preferiu. As dúvidas podem ser
esclarecidas pelo 0800-771-0159.
A fase 3 é composta das finais regionais com quatro horas de treinamento, prova
teórica e de checklist (checagem de itens necessários antes de ser iniciada uma
viagem). Haverá dois períodos de provas (16, 17 e 18 de setembro e 7, 8 e 9 de
outubro). Em cada divisão, serão realizadas dez etapas, que ocorrem
simultaneamente em dez cidades diferentes. Em setembro, as cidades serão: São
José dos Pinhais (PR), Caxias do Sul (RS), Concórdia (SC), Guarulhos (SP),
Jaboatão dos Guararapes (PE), Maringá (PR), Sumaré (SP), Rondonópolis (MT),
Eldorado do Sul (RS) e Aparecida de Goiânia (GO). E em outubro: São Luís (MA),
Tubarão (SC), Governador Valadares (MG), Rio de Janeiro, São José do Rio Preto
(SP), Contagem (MG), Joinville (SC), Feira de Santana (BA), Ji-Paraná (RO) e
Viana (ES). Serão feitas avaliações em três dias de competição (sexta, sábado e
domingo).
Os 60 melhores disputam as semifinais e a final nacional, de 8 a 10 de
novembro. “Depois de provas teóricas, de checklist, de percurso e de manobras
na semifinal (9), restarão os 27 melhores, que no dia seguinte fazem a final
nacional (10). As provas eliminatórias serão de manobras e habilidade ao
volante numa corrida contra o tempo”, completa Machado. Os 27 melhores da
semifinal ganharão um curso presencial “Master Driver Scania” de 40 horas. O
vencedor da final brasileira receberá um prêmio no valor de R$ 40.000. O segundo
colocado ganha R$ 20.000, e o terceiro, R$ 10.000. Os três podem usar o
montante para compras em rede conveniada e ainda levam para casa um kit de
produtos Ipiranga.
Os três primeiros da final brasileira estarão credenciados para a final América
Latina com os três melhores motoristas de caminhão da Argentina, do Chile e do
Peru. Esses 12 profissionais duelam no Brasil, nos dias 26 e 27 de novembro.
O Scania Driver Competitions conta com o patrocínio da Rede Graal, Librelato e
Ipiranga. Os parceiros são C&A, Cargill, Danone e Grupo Pão de Açúcar, além
do Centronor, Fabet, NTC&Logística, Pamcary, Polícia Rodoviária Federal,
Sest-Senat e WCF, como apoiadores.
Balanço das inscrições
O SDC 2016 recebeu registros de todas as regiões. No
ranking do número de cadastros, dez Estados lideraram: SP (21,6%), PR (16,9%), RJ (10,7%), MG
(9,2%), BA (7,5%), RS (6,9%), SC (6,4%), MT (6,3%), RO (4,3%), ES (2,3%). Os
homens foram a maioria mais uma vez com 99,1%. Em relação à situação
profissional, os empregados de transportadora dominaram com (64,1%), seguidos
por autônomos (32,4%), agregados (2,2%) e terceirizados (1,1%). A concorrência
para passar à terceira fase foi acirrada. Dos 40 pontos possíveis nas duas
primeiras etapas, a média geral foi de 29,5 pontos. “Foi sem dúvida, uma média
alta. A edição 2016 foi a mais difícil para os competidores”, conclui Machado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário