Acaba de chegar ao país uma nova edição especial limitada
a 50 unidades para o Audi A1 Sportback, batizada A1 Sport.
Oferecido nas cores
vermelho Misano e Branco Geleira, o modelo, que é baseado na versão de entrada
Attraction, recebe um pacote de estilo esportivo que inclui arco contrastante,
espelhos retrovisores externos e detalhe sob as lanternas na tampa do
porta-malas com pintura cinza platinada, spoiler dianteiro e saias laterais com
aplicação de alumínio, extensões traseira e dianteira do arco da roda, além de
rodas de alumínio de 17 polegadas com design exclusivo. O kit esportivo
acrescenta R$ 11 mil ao preço da versão Attraction.
O A1 Sport conta com eficiência e agilidade do motor 1.4
TFSI, que tem 1.395 cm³ de cilindrada e desenvolve 125 cv de potência máxima e
200 Nm de torque (disponível entre 1.400 e 4.000 rpm). A aceleração de 0 a 100
km/h é feita em 8,9 segundos e a velocidade máxima chega a 204 km/h.
O modelo é equipado ainda com câmbio S tronic de dupla
embreagem com sete velocidades, que pode ter as trocas de marchas feitas
automaticamente ou usar o controle manual, operando o sistema tanto pela
alavanca seletora no console central como pelas palhetas localizadas no
volante. A força é transmitida por meio das rodas dianteiras.
O modo automático D é configurado para obter a máxima
economia de combustível; já no S, os pontos de trocas de marchas são mais
esportivos. O assistente de partida em aclives, que evita que o carro recue ao
arrancar, é equipamento de série.
A excelente dirigibilidade do compacto, comparável à de
um carro de porte médio, é uma de suas características mais marcantes. A
carroceria rígida e a curta distância entre-eixos garantem agilidade e
facilidade de manobra. Reestilizado no início deste ano, o A1 Sportback ganhou
um design ainda mais dinâmico e dois centímetros no comprimento, totalizando
3,97 metros. O interior é espaçoso e sofisticado, com disposição clara dos
controles e finos frisos cromados no acabamento, que o tornam ainda mais
elegante.
A direção eletromecânica garante que o motorista tenha
assistência ideal em todas as situações de rodagem. O nível de assistência é
reduzido conforme a velocidade do veículo aumenta. O modelo também é equipado
com ESP (Electronic Stability Program – programa eletrônico de estabilidade),
que pode ser usado em modo esportivo ou inteiramente desligado. No esportivo, é
possível dirigir de forma mais ágil por meio de intervenções precisas do
sistema, juntamente com a vetorização de torque operando de forma mais direta.
Quando o ESP é desativado completamente, a vetorização de
torque continua ativa para garantir a precisão na direção do veículo e o EDL
(Electronic Differential Lock – bloqueio eletrônico do diferencial) permanece
em funcionamento para assegurar o máximo de tração. A estratégia de controle de
vetorização de torque foi ampliada e agora leva em conta todos os índices de
aderência das estradas.
Antes que o ponto de saída de frente (subesterço) seja
alcançado, uma intervenção finamente calibrada e imperceptível é aplicada às
rodas do lado interno da curva. Quando a força é aplicada pelo motorista, o
excesso de torque flui para as rodas externas, fazendo o carro contornar curvas
com precisão. Dentro de limites físicos, a tendência ao subesterço é minimizada
por essa função do ESC.
A lista de equipamentos de série do A1 Sport inclui
volante multifuncional revestido de couro, coluna de direção com ajuste de
altura e profundidade, computador de bordo, banco do motorista com ajuste de
altura, retrovisores externos eletricamente ajustáveis, assistente de partida
em rampas, faróis bi-xenônio com ajuste automático de altura de facho e luzes
diurnas de LEDs, sensor de estacionamento traseiro e rádio MMI com conexão via
Bluetooth.
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