A Audi apresenta uma novidade muito sustentável: a
fabricante oferece o Audi e-gas, um combustível com baixa emissão, que irá
abastecer, inicialmente, o A3 Sportback g-tron – a oferta será padrão para os
clientes do modelo, ou seja, eles poderão utilizar o e-gas pelo preço normal do
gás natural. Com isso, a Audi está reduzindo as emissões de CO2 da
frota do g-tron, quando os carros rodam com o e-gas, em 80%. Durante o segundo
semestre, a marca irá ampliar a oferta para outros dois modelos: o A4 Avant
g-tron e o A5 Sportback g-tron.
Comparada com um modelo movido a gasolina com a mesma
performance, o Audi g-tron reduz as emissões de CO2 em cerca de 80% graças
ao combustível verde Audi e-gas. Ele é produzido usando energia renovável
proveniente da água e CO2 ou de resíduos orgânicos como palha e resíduos
de plantas. Durante sua produção, o Audi e-gas libera exatamente a quantidade
de CO2 que é emitida pelo carro durante a combustão.
Com início imediato,
os clientes que encomendarem o A3 Sportback g-tron até 31 de maio de 2018 terão
acesso ao suprimento desse combustível por três anos como parte de um pacote de
série. “Essa oferta é o nosso próximo passo na neutralização do clima, na
mobilidade do futuro. Nossa promessa aos clientes é: sem compromisso. Os modelos
g-tron são esportivos, sofisticados e progressistas – como todo Audi. E, com o
Audi e-gas, eles impactam menos nas questões do clima”, destaca Dietmar
Voggenreiter, Membro do Conselho para Gestão de Vendas e Marketing da AUDI AG.
A Audi e seus parceiros estão produzindo o Audi e-gas por
meio de uma série de processos e equipamentos na Alemanha, assim como em outros
países europeus. Entre outros lugares, a marca obtém o e-gas a partir de sua
própria instalação de energia em Werlte, cidade localizada no estado da Baixa
Saxônia. O processo usa principalmente eletricidade verde para operar três
eletrolisadores, que separam o oxigênio e o hidrogênio da água. No processo de
metanização que se segue, o hidrogênio reage com CO2. Isso produz metano
sintético – o Audi e-gas.
O combustível alimenta a rede europeia de gás natural
comprimido (CNG) e substitui a quantidade de gás natural que o modelo g-tron
consome no New European Driving Cycle (NEDC).
Os consumidores podem abastecer os modelos g-tron em
qualquer estação de CNG e pagar o preço cobrado por um combustível regular. Ao
disponibilizar o e-gas na rede de gás natural, a Audi trabalha nos bastidores
para garantir os benefícios ecológicos do programa, incluindo a redução das
emissões de CO2. Cartões de abastecimento não são mais usados como opção de
pagamento. Em vez disso, a Audi calcula automaticamente a quantidade utilizada
com base em dados coletados dos carros. A TÜV SÜD, empresa alemã de testes e
certificações, monitora e valida o processo. Clientes que possuem carros da
linha Audi g-tron recebem um documento que confirma que os carros estão sendo
abastecidos com o Audi e-gas e informa sobre a certificação.
A família de modelos g-tron continuará a crescer neste
ano. Além do A3 Sportback g-tron, a Audi terá em breve mais modelos movidos a
CNG no mercado. O A4 Avant g-tron e o A5 Sportback g-tron serão lançados em
breve. Ambos serão equipados com motor 2.0 TFSI de 170 cv. O módulo de abastecimento,
que consiste em quatro tanques de gás com uma capacidade total de 19
quilogramas e um tanque de gasolina de 25 litros, permite um alcance de até 500
km rodando apenas com GNC puro. No modo combinado, a autonomia pode chegar a
950 km.
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