segunda-feira, 10 de julho de 2017

Ginga vence regata de abertura na HPE 25 em Ilhabela (SP)

O Ginga fez a lição de casa e venceu a Regata Renato Frankenthal, abertura da 44ª Semana de Vela de Ilhabela para a classe HPE 25. O percurso de 20 milhas (36 km) teve início em frente ao Pier da Vila, centro de Ilhabela com rumo sul à Praia do Curral. A variação de vento, principalmente no trecho final, tornou a chegada dramática, com o Ginga superando o Conquest por apenas um barco de diferença. O Bond Girl foi o terceiro a cruzar a linha de chegada. O vento soprou de nordeste entre 6 e 8 nós no início da prova e depois variou para leste, oscilando de intensidade.   

O comandante do Ginga relatou as dificuldades enfrentadas durante a prova. “A regata foi muito técnica e exigiu concentração máxima das tripulações. Na ida para o Curral os barcos maiores, que foram a Alcatrazes, fizeram uma cortina com as velas balão, interferindo no vento. Na volta, além de vários buracos de vento, enfrentamos calmaria na aproximação da linha de chegada. Vencemos por apenas alguns metros”, relatou Breno Chvaicer, responsável pela tripulação que inclui três velejadores nativos de Ilhabela, exímios conhecedores das raias do canal de São Sebastião.

Apesar de tradicional, a regata deste domingo não somou pontos para a Semana de Vela. A classe HPE 25, com flotilha de 20 barcos, compete para valer de quarta a sábado (12 a 15/7). Em 2016, o Ginga venceu a Renato Frankenthal e a Semana de Vela e neste ano o barco do comandante Breno Chvaicer faturou o Campeonato Paulista na Represa Guarapiranga e lidera a Copa Suzuki, o Circuito Ilhabela de Vela Oceânica de 2017. O Ginga cuzou a linha de chegada com o tempo de 4h21m21s.  

O programa da HPE 25 prevê dez regatas ao longo da Semana de Vela, sendo no máximo três largadas por dia. A partir da sexta prova o pior resultado passa a ser descartado. Nos últimos cinco anos, a competição teve apenas dois vencedores: Ginga (2013, 14 e 16) e Bond Girl, de Rique Wanderley (2012 e 15). O Conquest, de Marco Hidalgo, venceu a categoria Silver no Campeonato Brasileiro em junho, também em Ilhabela.    

Na HPE 30, vitória do Manga Wiki, de Cláudio Kunze, seguido por Neptunus (André Mirsky) e The Punisher (Gualberto Naldi). Os barcos Phoenix e Carioca Jr completam a flotilha da classe que estreou em Ilhabela na Semana de Vela de 2016. Na segunda-feira (10) haverá folga geral para todas as classe. A competição será retomada na terça, exceto para HPE 25, com descanso prolongado até quarta-feira.     


Nenhum comentário:

Postar um comentário