Contratados recentemente para a produção do Nissan Kicks
nacional, os 600 novos funcionários do Complexo Industrial de Resende entraram
na última etapa de treinamentos para o segundo turno da fábrica. A capacitação
da equipe é uma das prioridades da Nissan para garantir um time treinado e
desenvolvido dentro dos padrões globais de qualidade da Nissan.
Ao todo, são quatro fases preparatórias até que os
trabalhadores estejam aptos a assumirem suas funções definitivas. Durante o
processo, a identificação dos novos integrantes está sendo feita por meio de
bonés, sinalizados com cores que indicam em qual etapa cada um deles está.
Antes de chegarem a esta formação final dentro da
fábrica, um dos pré-requisitos para participação na seleção foi passar por um
curso específico, realizado em parceria entre a Nissan e o SENAI – o Formasan.
Aqueles que concluíram o curso com o aproveitamento exigido, seguiram para o
processo seletivo da Nissan, onde cumpriram outras etapas eliminatórias.
Os selecionados passaram, então, para a primeira fase
preparatória dentro do Complexo Industrial de Resende, que incluiu um processo
de integração conduzido pela área de Recursos Humanos da Nissan. Nesta fase,
identificados com bonés de abas vermelhas, aprenderam sobre temas como
equipamentos de proteção individual (EPI) e regras básicas de segurança. Cada
funcionário conheceu ainda sua área, futura equipe e rotina de trabalho.
Na fase seguinte, com sinalização amarela no boné, o
treinamento já acontece no posto de trabalho do novo integrante. A preparação
foi conduzida por funcionários antigos, capacitados para a formação em três
etapas: "eu faço", "nós fazemos" e "você faz". Na
primeira, o treinador executa a tarefa e o novo funcionário apenas observa; em
seguida, os dois realizam a atividade juntos; por fim, o novo funcionário faz a
atividade sozinho sob supervisão do treinador.
A terceira etapa dura em média duas semanas. O recém-contratado, já com o boné
com aba azul, é direcionado para o titular do posto que irá assumir. Este
observa a atuação do novo colega trabalhando, acompanhando seu desempenho e
dando dicas. Aos poucos, garante mais autonomia para o companheiro até que ele
consiga executar as tarefas sozinho. No fim dessa fase, o supervisor do setor
avalia se o trabalho está dentro do esperado.
Quando o funcionário entra na última etapa, é
identificado com o boné de aba verde. Ele indica que o profissional cumpriu
todas as fases de capacitação e já pode trabalhar sozinho. Um dos funcionários
que já passou por todo esse processo comentou sobre a importância do
treinamento dividido em etapas. "Ter esse tempo de treinamento e de
adaptação é fundamental para exercermos a nossa função com mais segurança,
tranquilidade e qualidade", disse João Paulo Carvalho Lemos, operador de
produção no Complexo Industrial de Resende.
Os "anjos da
guarda"
Desde a segunda etapa, quando os novos funcionários vão para a linha de
produção, são acompanhados por profissionais experientes do Complexo Industrial
da Nissan. Ao todo, são 58 "trainers", responsáveis pela condução dos
recém-chegados, o aprimoramento prático de suas técnicas e também pela
manutenção do fluxo e da segurança em cada uma das estações de trabalho. Cada
um dos trainers, identificados na linha de produção pelos bonés ou coletes
pretos, passou por uma preparação específica para executar a função de
"anjo da guarda" dos novatos. Um deles é Caíque Freitas,
recém-promovido a operador sênior de Montagem: "Estamos ansiosos para ver
como será o rendimento das novas equipes que ajudamos a treinar. Ter a chance
de contribuir para o crescimento da empresa e poder crescer junto com ela é
fantástico", disse o trainer.
Com o encerramento das contratações, o Complexo
Industrial da Nissan passa a contar com uma força de trabalho de 2.400 pessoas.
Em breve, a fábrica, inaugurada há três anos, com investimentos totais de R$
2,6 bilhões, passará a operar em dois turnos. Atualmente a Nissan produz em
Resende, além do Kicks, os modelos compactos March e Versa, além dos motores
1.0 12V de 3 cilindros e o 1.6 16V de 4 cilindros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário