O primeiro ônibus nacional movido a biometano/GNV é
a grande atração da Scania no Fórum Brasil de Gestão Ambiental (FBGA),
realizado em Campinas (SP), até esta hoje(12).
Numa parceria entre Scania,
Comgás e Agility, o veículo está sendo usado nos traslados do aeroporto de
Viracopos até o local do evento, o Expo Dom Pedro. E, quando não está neste
serviço, fica estático para que os visitantes o conheçam.
O Fórum tem por objetivo estimular e articular as
diversas iniciativas que visam ao fortalecimento da gestão ambiental e à
promoção da sustentabilidade. Trata-se de uma oportunidade de convergir forças
das três esferas de governo, das empresas privadas e da sociedade civil, além
de ser uma ocasião favorável a trocas de experiências e visões entre os
diferentes agentes envolvidos.
A Comgás é parceira da Scania neste evento.O trabalho
conjunto com a Scania é importantíssimo para desenvolver e estimular ainda mais
a utilização desse combustível em frotas de ônibus.
Também apoia a exposição do ônibus no Fórum Brasil de
Gestão Ambiental, a Agility Fuel Solutions. A empresa é fornecedora de soluções
para a mobilidade sustentável, por meio da fabricação de cilindros de fibra de
carbono e outros componentes para o sistema de armazenamento de gás
natural.
O ônibus movido a biometano ou GNV, ou ainda na mistura
de ambos, já é uma realidade reconhecida na Europa. Para oferecer todas as
vantagens deste produto inovador, plenamente adaptado às necessidades do
operador brasileiro, a Scania iniciou um projeto que exigiu um novo layout da
carroceria. O modelo recebe um trem de força Scania que não só atende como supera
a geração mais avançada da legislação de emissões, a Euro 6. No Brasil, a lei
atual exige conformidade com a norma equivalente a Euro 5.
Para se tornar um ônibus movido a biometano e GNV não são
necessárias muitas mudanças na carroceria tradicional. Há opções dos cilindros
de gás serem instalados no teto ou abaixo do assoalho.
A linha Scania com motor a gás veicular natural
(GNV/biometano) oferece três modelos. O K 280 4x2, que pode receber carrocerias
de 12,5 a 13,20 metros de comprimento. O K 280 6x2, de 15 metros de comprimento
e dois eixos direcionais. Ambos equipados com motor de 280 cavalos. E o
articulado K 320 6x2/2, de 18 metros, com propulsor de 320 cavalos.
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