terça-feira, 31 de outubro de 2017

Wagner Gonzalez em Conversa de pista

Começa uma nova temporada…


Wagner Gonzalez

Hamilton vence e abre nova temporada

Bottas parte em busca do vice
Novatos famintos


Decidida  em favor de Lewis Hamilton, a F-1 2017 começa nova temporada condensada em duas provas, Brasil e Abu Dhabi. O alemão Sebastian Vettel não teve êxito em prorrogar a disputa do título para Interlagos, mas nem por isso pode relaxar: com apenas 15 pontos à frente do finlandês Valtteri Bottas 277 contra 26, e 50 em jogo, a Mercedes deverá centrar suas atenções para que o companheiro de Hamilton supere o piloto líder da Scuderia e consiga o vice-campeonato. No outro lado da tabela os novatos com chance de efetivação nas vagas em aberto vão aproveitar toda e qualquer chance de mostrar que podem entregar mais que nomes na ativa. Neste campo, a temporada de Super Formula com um carro equipado com motor Honda é o grande trunfo do francês Pierre Gasly.

O quarto título de Lewis Hamilton o equipara a Alain Prost e Sebastian Vettel e foi conquistado na segunda metade da temporada. Na primeira ele mostrou inconstância, foi batido por Valteri Bottas em algumas oportunidades e sucumbiu à maior competitividade da Ferrari, o que  ajudou Sebastian Vettel a abrir vantagem que chegou a 25 pontos. A virada aconteceu no GP da Grã-Bretanha (GP da Inglaterra para nós, brasileiros) e em meio a circunstâncias que provocaram críticas ao seu compartimento.

Enquanto todos os pilotos prestigiaram o grande evento que a Liberty Media promoveu em Trafalgar Square o inglês, ídolo da casa, preferiu viajar com seus amigos e curtir a praia, ausência que foi criticada, com razão. Dias depois ele respondeu com uma bela atuação em Silverstone, palco da primeira grande decepção da Ferrari no ano: na fase final da prova os carros italianos foram derrotados por pneus que não suportaram o ritmo de Vettel e Räikkönen.

Erros estratégicos e falhas técnicas a partir de então contribuíram para que Hamilton se impusesse frente a um Vettel que ganhou notoriedade por seus lamentos, o mais sonoro deles ocorrido no circuito de rua de Baku. Mestre em criar uma situação em que explorava melhor as relargadas ao final de intervenções do safety-car, Hamilton exagerou na dose e o alemão, que vinha sua cola, não foi teutônico o suficiente para se controlar. Ao bater rodas com o carro do rival, propositadamente, o ferrarista anulou qualquer chance de reprimenda da FIA ao inglês e amargou prejuízo moral com seus próprios fãs.

Daí para a frente, em particular em Cingapura e no Japão, dois abandonos por problemas mecânicos ajudaram a esfriar muito o que restava de ânimo à brigada da Scuderia. Enquanto isso Hamilton colecionava vitórias, exibia a atitude típica de quem sabe que a vida lhe sorri e seguia marcando pontos em todas as etapas, Mais do que uma presença comum no pódio ele triunfoou em cinco provas praticamente seguidas: Bélgica, Itália, Cingapura, Japão e Estados Unidos.

Na outra, Malásia (entre Cingapura e Japão), o inglês foi segundo atrás de outro grande personagem do ano, o holandês Max Verstappen. A prova de Sepang encerrou, ao menos por enquanto, a presença da Malásia na temporada de F-1 e também a fase de menino travesso que acompanhava Verstappen desde o início da temporada. Se Hamilton mostrou maturidade crescente ao longo da temporada, seu rival da Red Bull caminha a passos largos para se firmar como o novo padrão de arrojo da categoria. Com manobras e personalidade que lembram Ayrton Senna, o filho de Jos e Sophie conquistou mais que duas vitórias em 18 largadas deste ano: seu contrato foi estendido até o fim de 2020 sem que Daniel Ricciardo se desse conta.

A maneira como isso aconteceu deixou claro duas coisas: o australiano já não é mais o queridinho na equipe que divide com o holandês – e que a equipe aposta na juventude do rebento, cidadão nascido na belga vila de Hasselt, mas que espalha a cor laranja pelas arquibancadas do mundo. Não é demais lembrar que as distâncias entre muitas cidades da Holanda e Bélgica podem ser cobertas em muito menos tempo que o que se gasta entre os extremos da cidade de São Paulo.

Voltando ao tema desta coluna: é bem provável que Ricciardo seja o substituto de Valteri Bottas em 2019. Há poucos meses ele declarou que não iria para a Ferrari pois não quer ser segundo piloto para Sebastian Vettel e na semana passada Hamilton elogiou Daniel de maneira a pavimentar um futuro bom relacionamento com quem deve ser seu companheiro de time num futuro próximo.

Nem por isso Valtteri Bottas está triste: tudo indica que com os títulos de construtores e de pilotos garantidos pela quarta temporada consecutiva chegou a vez da equipe trabalhar em prol do finlandês. Considerando a fase da Ferrari e o poderio da Mercedes, os 15 pontos de vantagem de Vettel sobre Bottas podem ser invertidos nas duas próximas corridas e garantir o vice-campeonato ao ex-companheiro de equipe de Felipe Massa. Nada mal para quem se sujeitou a fazer um trabalho de desenvolvimento enquanto Hamilton usava o equipamento testado, comprovado e mais eficiente.

Se Bottas tem o respaldo de uma grande estrutura, o que poderá lhe direcionar a uma equipe de ponta em 2019, há uma turma de jovens que está ávida por uma chance em times menos privilegiados. Alfonso Celis Jr, Antonio Giovinazzi, Charles Leclerc, Pierre Gasly, Sean Gelael, e mais discretamente Sergey Sirotkin, são nomes que tentam conquistar espaço seja como titular, seja como reserva. De todos, Gasly (na futura aliança Toro Rosso-Honda) e Charles Leclerc (na Sauber-Ferrari) estão praticamente garantidos em alinhar em todas as provas da temporada 2018.

Giovinazzi depende da Ferrari achar uma vaga, possivelmente na Sauber ou na Haas. Apesar de já confirmados para 2018, Romain Grosjean e Kevin Magnussen não tem correspondido à confiança que o time norte-americano lhe dedica e uma mudança não seria de todo surpreendente. A briga por vagas, porém, tem nomes mais experientes: Daniil Kvyat, Robert Kubica, Paul Di Resta, Brendon Hartley…

Destes, o neozelandes Hartley já assinou com a Toro Rosso, onde fará par com o francês Gasly, dupla que termina a temporada esquentando o banco na escuderia que sucedeu à saudosa e querida Minardi. Kvyat provavelmente vai alinhar em outras paragens. 

Di Resta sonha (e bem alto) com a vaga de Felipe Massa na Williams e Robert Kubica pode muito bem acabar disputando o campeonato alemão de GT.  Quem está cuidando da carreira do polonês é Nico Rosberg, que é sócio do Team Rosberg junto com seu pai e em 2018 inscreverá dois Lamborghini Huracan nesse torneio.



Wagner Gonzalez
(11) 98326 6630

(11) 5044 9529

A visão da Nissan para a mobilidade do futuro


A "Nissan Intelligent Mobility" é a visão da Nissan para proporcionar um futuro mais emocionante, seguro e conectado por novas tecnologias. Com o vídeo abaixo, a marca mostra como imagina a mobilidade para o ano de 2040.


Saiba mais sobre a nossa visão e as tecnologias que resultarão em veículos de condução autônoma, emissão zero e completamente integrados às nossas vidas.

Primeiro museu de imprensa automotiva do mundo é inaugurado em São Paulo

O MIAU, Museu da Imprensa Automotiva, primeiro do gênero no mundo, já está aberto ao público. Localizado no bairro da Vila Romana, em São Paulo, conta com acervo de mais de dez mil itens, incluindo press-kits, catálogos, pôsters, manuais de proprietário, fotos em papel e negativos, revistas, livros, jornais, anuários, memorabilia, máquinas de escrever, câmeras, gravadores de áudio e vídeo etc.

Dividido em uma área permanente e outra temática, a primeira exposição do MIAU abre as comemorações dos 50 anos do Chevrolet Opala. Ali um veiculo Comodoro ano 1988 em estado de 0 KM serve como sala de cinema para que os visitantes do museu assistam a documentário que retrata a história do modelo, primeiro automóvel fabricado pela General Motors no Brasil, em 1968.

Em sua exposição permanente o MIAU conta a história da imprensa automotiva brasileira desde seu princípio, em 1911, quando foi publicada a Revista de Automóveis, do Rio de Janeiro. A área mostra materiais originais distribuídos pelas montadoras para jornalistas especializados durante o lançamento de importantes modelos para o mercado nacional, a exemplo do Fiat 147, em 1976, o Ford Corcel II, em 1977, o Volkswagen Gol, em 1980, o Chevrolet Kadett, em 1989, e muitos outros. Até agora este material jamais havia sido mostrado para o público em geral.

Dentre os itens raros, destaque  ainda para a coleção de edições número 1 de diversas publicações automotivas como Quatro Rodas, Motor 3, Carro, Grand Prix, 0 KM, AutoData, O Mecânico, Car And Driver e Vida na GM, de 1949. 

Há também exposição de manuais do proprietário de raridades nacionais como Willys Itamaraty, Chrysler Esplanada GTX e DKW Candango, entre muitos outros.

O MIAU conta ainda com biblioteca, hemeroteca e 'releaseteca', com centenas de itens de diversas épocas, marcas e modelos, todos de livre consulta.

Para conforto dos visitantes, que usualmente passam o dia ali manuseando o material e enriquecendo sua cultura automotiva, o museu conta com o Café do MIAU, com diversas opções no menu -- que, aliás, também é temático.  De bebidas a petiscos, todos os itens fazem referência ao mundo dos carros, batizados  com nomes que homenageiam  personalidades do jornalismo automotivo, carros nacionais clássicos e afins.

O fundador do MIAU é Marcos Rozen, jornalista automotivo que, diante de dificuldade para obter materiais antigos para produção de reportagens de cunho histórico, há cerca de 15 anos passou a formar acervo a respeito. Com o passar do tempo essa coleção foi amplamente enriquecida por colaborações de outros jornalistas e interessados na área e, hoje, 75% do acervo do MIAU é formado por doações.

Contando com o patrocínio da Audi, o MIAU funciona de quarta a sábado das 11h às 19h (entrada até 18hs) e aos domingos das 11h às 17h (entrada até 16h). 

Para marcar sua inauguração há promoção para os ingressos: o benefício da meia entrada vale para todos os visitantes, que, assim, pagam apenas R$ 15. A promoção é por tempo limitado e os ingressos podem ser obtidos diretamente na entrada do museu, que aceita cartões de débito e crédito.

SERVIÇO
MIAU - Museu da Imprensa Automotiva
R. Marcelina, 108, Vila Romana, CEP 05040-010, São Paulo, SP

Funcionamento: quarta a sábado das 11h às 19h (entrada até 18h), domingo 11h às 17h (entrada até 16h)

RENAULT DOA CAPTUR À AACD NO TELETON 2017

Neste sábado (28), o Instituto Renault realizou a doação de um Captur 1.6 SCe X-Tronic CVT zero km durante o Teleton, a maratona de solidariedade realizada para arrecadar doações para a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). 

É a quinta vez que o Instituto doa um veículo à entidade. O objetivo é que o carro seja utilizado para arrecadar fundos, posteriormente aplicados nos trabalhos de assistência a crianças com deficiência feitos pela instituição.

“O Instituto Renault é um parceiro tradicional da AACD, que há décadas realiza um trabalho exemplar de reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência”, afirma Federico Goyret, diretor de Marketing da Renault do Brasil, responsável pelo anúncio da doação durante o Teleton.

A parceria entre o Instituto e a AACD se iniciou em 2011, com a doação de um utilitário Renault Kangoo para uso nas tarefas diárias da instituição.

Citroen lança completa linha de acessórios

A Citroën do Brasil acaba de desenvolver uma ampla linha de acessórios para sua gama de veículos, que inclui os modelos de passeio, C3, AIRCROSS, C4 Lounge, C4 Picasso e Grand C4 Picasso, além do utilitário leve Jumpy.

A criação dos acessórios seguiu os rígidos padrões de segurança, qualidade e confiabilidade da marca. Segundo Dercyde Gomes, diretor de pós-venda da Citroën do Brasil, os acessórios originais trazem uma série de vantagens para o consumidor, como a possibilidade de ganho de novas funções e/ou a personalização do veículo. “Além disso, os acessórios se destacam pelo preço competitivo e por terem garantia de fábrica, algo extremamente valorizado pelos clientes”, diz.

Outro ponto de destaque é o desenvolvimento e validação realizado pelas equipes de projeto, já que os acessórios originais dispensam adaptações e podem ser instalados mantendo a garantia total do veículo. “Todos os chicotes eletrônicos dos Citroën são multiplexados. Isso permite diminuir a quantidade de fios, mas faz com que todos os circuitos eletrônicos sejam interligados”, explica Dercyde. “Se feita fora de uma concessionária, a instalação de um sistema de som pode interferir no funcionamento da injeção de combustível”, completa. Por isso, a instalação de acessórios originais Citroën, feita dentro da concessionária, elimina esse problema.

Disponível em toda a rede de concessionárias da marca, a linha de acessórios é dividia em quatro grupos: “Mobilidade e Conveniência”, “Proteção e Segurança”, “Estilo Externo” e “Estilo Interno”. Entre os acessórios disponíveis, destacam-se:

Tilt Down (R$ 145): mecanismo que inclina para baixo o espelho do retrovisor quando o motorista engata marcha à ré, tornando possível visualizar a guia;

Subida automática dos vidros (R$ 419): conjugado ao travamento externo das portas, o mecanismo incorpora ainda a função de abertura ou fechamento dos vidros com apenas um toque. Pode ser instalado nas quatro portas ou apenas nas dianteiras;

Engate traseiro (R$ 1.417,86): homologado pelo INMETRO, pode ser escamoteado quando não estiver em uso;

Parafuso antifurto (R$ 225): parafuso com segredo que ajuda a prevenir furtos. O kit contempla um por roda. Se precisar remover a roda, o motorista tem uma chave Allen com segredo exclusivo;

Pedaleira e descansa pé em alumínio (R$ 213,80): confere aspecto esportivo e dinâmico ao interior do veículo. Possui superfície antiderrapante;

Ponteira de escapamento esportiva (R$ 131,55): item de personalização tem acabamento cromado e tratamento anticorrosão;

Antena curta (R$ 50,11): confere estilo e design esportivo ao veículo;

Jogo de barras transversais (R$ 1.011,94): jogo de duas barras de aço revestido em PVC, na cor preta e com tratamento anticorrosão. Suporta até 70 kg de carga;

Porta-bike Thule (R$ 561,32): resistente às intempéries e testado em situações extremas, transporta uma bicicleta. Fabricado em alumínio e desenvolvido dentro de rigorosas especificações;

Organizador de porta-malas (R$ 99,18): calços para organização do porta-malas que evitam o deslocamento de todo o tipo de objetos (malas, bolsas, garrafas, caixas etc.). Protege o conteúdo do porta-malas e evita ruídos indesejáveis;

Bolsa organizadora de porta-malas (R$ 152,34): bolsa revestida em tela para organizar pequenos objetos. Possui fixação na parte inferior para aderir à superfície acarpetada. Suporta 15 kg;

Sensor de estacionamento traseiro (R$ 334): jogo com quatro sensores e alerta sonoro. Auxilia nas manobras e balizas, prevenindo pequenas colisões e evitando prejuízos à pintura;

Cabide porta-paletó (R$ 138,05): cabide em metal cromado com fixação nos apoios de cabeça dos bancos dianteiros. Permite o transporte de paletós e casacos em geral sem amassá-los.


A lista completa de acessórios pode ser consultada no site: http://www.citroen.com.br/servicos-e-pecas/acessorios.html.

BMW K 1600 GTL chega para o Salão Duas Rodas

Com sua incrível suavidade ao rodar, um incomparável som e um poderoso motor de seis cilindros, a BMW K 1600 GLT já é uma referência no quesito prazer em pilotar nas estradas. Nesta nova geração, que será um dos destaques da BMW Motorrad no Salão Duas Rodas, a marca conseguiu o que parecia impossível: aprimorar ainda mais a "touring" de alto luxo.

O propulsor seis cilindros em linha, que desenvolve 160 cavalos de potência a 7.750 rpm e torque máximo de 175 Nm a 5250 rpm, ganhou novos conversores catalíticos e maior eficiência para se adequar às mais exigentes regras de emissões europeias.

Visualmente, o para-brisas foi sutilmente ampliado e o guidão se aproximou do piloto, visando a uma viagem mais confortável e ergonômica. O modelo ganhou também as novas cores branca "Lightwhite" (sólida) e cinza "Thundergrey" (metálica).

Fazem parte da extensa lista de itens de série: suspensão eletrônica dinâmica ESA com amortecedores adaptáveis, assistente de manobras, assistente de marchas Shift Assistant Pro (dispensa a embreagem na troca de marchas), freios ABS, controle de tração, farol de xenônio, aquecimento de assentos, modos de modos de pilotagem, controle de cruzeiro, para-brisa com ajuste elétrico, etc.

Entre os equipamentos opcionais, destaque para as luzes adaptativas, luzes diurnas, partida sem chave e assistente de partida em rampa. A nova BMW K 1600 GTL desembarca no mercado brasileiro em novembro.


TMD/Cobreq coloca no mercado pastilhas para VW, Honda e Fiat

A TMD Friction do Brasil colocou no mercado nacional de reposição novos complementos de linha em seu catálogo de produtos Cobreq

São pastilhas de freio para o Novo Polo (foto) da Volkswagen, o Honda WR-V e o Fiat Argo.

Para o Novo Polo, as pastilhas dianteiras dos modelos 1.0 MPI e 1.6 MSI têm com código de catálogo Cobreq N-252. Já as pastilhas traseiras do Novo Polo com motor TSI, turbinado de 3 cilindros, recebem o código N-884.

Já o código Cobreq N-598, de pastilhas dianteiras, atende o Fiat Argo 1.0 Drive, Flex de três cilindros – 77 cv a etanol. Com a mesma qualidade de quem produz peças originais para montadoras nacionais, a TMD Friction do Brasil também está colocando na reposição, como complemento de linha, as pastilhas dianteiras do Honda WR-V EX e EXL, com o código N-1767. Este veículo tem motor 1.5i 16V VTEC Flex de 116 cv (E) e transmissão automática tipo CVT.




Tarcísio Dias em Mecânica Online

Tecnologia como aliada na eficiência energética
É possível gastar menos energia e ter melhor performance? É possível fazer mais com menos? Como os aspectos técnicos e de tecnologia podem resultar na melhor maneira de conduzir o veículo? Hoje a coluna Mecânica Online® vai abordar a eficiência energética do automóvel na busca de gastar menos combustível e ter mais autonomia.

Participamos de um dia exclusivo para conhecer o papel da tecnologia para a eficiência energética, evento promovido pela FCA – Fiat Chrysler Automobiles, tendo na linha de frente profissionais como Ricardo Dilser, assessor técnico da FCA e Sandro Soares, especialista em aerodinâmica, performance e consumo de combustível.

Para chegarmos na melhor eficiência energética devemos atentar para os elementos de tecnologia com seus recursos como materiais mais leves, alta resistência, aerodinâmica com design, redução de atrito, comportamento da condução do motorista e manutenção.

Devemos atentar também para as demandas de energia que o veículo solicita:
Eficiência de aspiração;
Eficiência do Motor;
Carga do Compressor do ar condicionado;
Carga da Bomba D’água;
Temperatura da água e viscosidade do óleo;
Resistência da Transmissão;
Eficiência da Transmissão e a viscosidade do óleo;
Residual de Freio;
Resistência ao rolamento do pneu;
Rolamento de roda;
Arrasto Aerodinâmico;
Contra pressão do escapamento;
Carga do alternador e controle;
Peso do Veículo.

Da mesma forma, um carro apresentando má manutenção também é um vilão do consumo e igualmente pode ampliá-lo em torno de 50%.

Os percentuais foram demonstrados na pista, com aparelhos profissionais e super precisos de medição de consumo e a participação de jornalistas especializados, convidados a tirar a prova guiando unidades do Fiat Argo.

Quanto ao impacto do estilo de condução, os participantes compararam o consumo no mesmo carro com uma direção mais agressiva e depois guiando de forma mais suave.

Também rodaram com uma unidade do Argo em perfeitas condições e outra com pneus descalibrados, rodas desalinhadas, velas de ignição velhas e filtros de ar e óleo saturados para tirar a prova. E deu para constatar na prática os percentuais informados.

A indústria tem desenvolvido alternativas na busca da melhor eficiência. A grande maioria dos carros atuais contam com kit aerodinâmica que permite a melhor passagem do fluxo de ar por todo o automóvel, principalmente na parte inferior. Como ganhos podemos citar a aceleração do escoamento devido revestimento/carenagem aerodinâmica; Esteira aerodinâmica com formato mais favorável (formato de gota) devido aos componentes no pavimento do carro.

Em velocidades de até 60 km/h, o item que mais influencia a resistência à rodagem é o pneu, muito mais que aerodinâmica. Quanto mais energia o veículo precisa gastar para se movimentar, maior o consumo. Pneus com pressão mais baixa que a recomendada elevam a área de contato com o solo, ampliando o atrito e elevando o consumo.

A principal fonte de perda de energia em um pneu fica por conta da histerese do material, que varia entre 85% e 95%. Verifique as pressões em PSI recomendadas para o veículo vazio e cheio semanalmente, sempre com os pneus ainda frios - o ar aquecido se expande e a pressão medida nessas condições é inferior à real.

Em cada rotação, a zona do pneu que trabalha e entra em contato com o solo (banda de rolamento, flanco, talões, etc.),deforma-se e aquece, consumindo energia em forma de calor. Este fenômeno chama-se histerese e é a origem de 90% da "resistência ao rolamento" dos pneus.


A tecnologia vai fazendo o seu papel e você? Vamos com uma rápida revisão dos mitos e verdades sobre eficiência energética e a forma de condução do veículo.

Dirigir na banguela - Engana-se quem pensa que colocar o câmbio em ponto-morto em descidas ajuda a poupar combustível. Pelo contrário: até faz aumentar o consumo, além de elevar o risco de acidentes, pois com isso o motorista deixa de usar o freio motor e está mais sujeito a perder o controle do veículo.

"O consumo em marcha-lenta na banguela é maior que se o carro estivesse engrenado porque a central de gerenciamento eletrônico continua injetando combustível para manter o propulsor ligado. Com o câmbio engatado, o motor segue funcionando na inércia e o combustível é momentaneamente cortado, reduzindo o consumo", explica Soares.

Abastecer com um só combustível 'vicia' motor flex - Tem gente que acredita que abastecer apenas com etanol ou gasolina em unidades flex prejudica o consumo e o desempenho ao colocar um combustível diferente. "Isso é impossível. A central de controle eletrônico do motor é preparada para reconhecer, através do sensor de oxigênio (sonda lambda), o tipo de combustível ou a proporção da mistura de combustíveis e assim auto ajustá-lo imediatamente", destaca o especialista.

Acender os faróis não afeta consumo - Hoje em dia, a legislação obriga os motoristas a rodarem com os faróis acesos durante o dia em rodovias e túneis, salvo os veículos já equipados com luzes de condução diurna, que ficam sempre acesas.

Pode parecer besteira, mas apenas o ato de ligar os faróis (e, consequentemente, as lanternas traseiras) já faz o carro beber mais. "O gasto é expressivo. Dependendo da potência das luzes acesas, pode chegar a um aumento de 2%", diz Sandro Soares. Vale lembrar que toda a energia elétrica consumida pelo veículo é gerada pelo motor a combustão via alternador.

Manutenção em dia - Seguir os prazos de manutenção recomendados no manual do veículo é essencial para seu bom funcionamento, o que inclui o consumo. Realize a troca de óleo e do respectivo filtro nos prazos, seguindo as especificações. O mesmo vale para filtro de ar e peças de desgaste natural, como pneus e buchas de suspensões, bem como verificar regularmente o alinhamento das rodas.

Alinhamento em dia - Da mesma forma que os pneus devem estar bem calibrados, eles também precisam apresentar bom estado da banda de rodagem, com desgaste regular e dentro do limite estabelecido pelo fabricante. Além disso, manter as rodas alinhadas e realizar o rodízio regularmente evita esse desgaste irregular, melhora a estabilidade e faz o carro rodar mais solto, reduzindo o gasto de combustível.
Não acumule peso desnecessário - Quanto maior for o peso do veículo, ou seja, quanto mais carregado ele estiver, maior será a necessidade de energia para fazê-lo rodar e, com isso, o consumo aumenta naturalmente. Não encha o porta-malas de tranqueiras ou itens dos quais você não vai necessitar. Leve somente o necessário para manter o veículo o mais leve possível.

Fuja de postos suspeitos - Prefira sempre abastecer em postos de confiança, especialmente os de bandeira (o que também não é garantia) para reduzir o risco de abastecer o veículo com combustível adulterado, um  grande vilão do consumo que também pode danificar seriamente o motor e outros sistemas do carro - o que também acaba fazendo o veículo gastar mais.

Clique na imagem ara ampliar
Ar condicionado, com moderação - O ar-condicionado hoje é mais que um item de conforto, como também proporciona mais segurança a bordo, por permitir rodar com os vidros fechados nos dias mais quentes. Porém, esse equipamento tem o compressor acionado por uma correia ligada ao motor, o que pode elevar o gasto de combustível de forma expressiva. Evite ficar com o ventilador sempre no máximo e a temperatura, no mínimo e busque um meio-termo. Por outro lado, rodar em rodovias com as janelas abertas e o ar desligado também faz crescer o consumo, por conta da maior resistência ao ar.

Dirija de forma suave - Evite acelerações e frenagens bruscas, deixando o veículo ganhar velocidade de forma natural e utilizando o freio-motor nas desacelerações. Busque trocar as marchas no tempo certo, sem "esticá-las" quando não há necessidade. Trocar marchas em rotações elevadas certamente vai reduzir a autonomia do automóvel.

PERFIL
Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.


Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30 do mês.

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Daimler Buses destaca segurança, conforto e economia dos ônibus na Busworld

Com estreias mundiais e vários lançamentos e novidades, a Daimler Buses marcou forte presença na Busworld Europe, maior feira mundial de ônibus, realizada em Kortrijk, na Bélgica, entre 20 e 25 de outubro. Suas marcas Mercedes-Benz e Setra apresentaram novos veículos para transporte de passageiros e sistemas de segurança novos e exclusivos, juntamente com serviços para clientes da marca oferecidos pela Omniplus.
 
O ônibus urbano Citaro híbrido da Mercedes-Benz fez sua estreia mundial na Busworld Europe. Assim, a marca avança em novas áreas: o trem de força híbrido está disponível, como opcional, em grande número de versões dessa linha campeã de vendas, mesmo para o Citaro NGT movido a gás.

Juntamente com a nova direção eletro-hidráulica, a versão híbrida reduz ainda mais o consumo de combustível do Citaro, que já é famoso por sua eficiência, em até 8,5%. Benefícios da propulsão híbrida: toma pouco espaço; os contornos externos, como os do compartimento de passageiros, continuam inalterados; pouco peso adicional. As operadoras de transportes se beneficiam com sua rápida amortização, enquanto que a sociedade e o meio ambiente se beneficiam pelo menor consumo de combustível e emissões.

Outra estreia da Mercedes-Benz na Busworld Europe é o novo Tourismo RHD, que substitui o High Decker campeão de vendas da Europa. Um portfólio ampliado de versões de equipamentos e de motores faz com que o novo veículo atenda a uma gama excepcionalmente ampla de utilizações. Seus campos de aplicação incluem transporte rodoviário e turismo de longas distâncias, além de traslados, excursões e até serviços em rotas entre cidades. Assim, o Tourismo RHD emerge como uma nova estrela no segmento de ônibus rodoviários de turismo.

Na Busworld Europe, a Mercedes-Benz também lançou a versão com volante à esquerda do miniônibus Sprinter City 45, que, graças ao balanço mais longo, oferece 13 bancos na traseira. Além disso, há lugar para até nove passageiros em pé na área do piso entre os eixos, bem como espaço para uma cadeira de rodas ou carrinho de bebê e bancos dobráveis.

Setra lança o TopClass S 531 DT Double Decker
Com muita eficiência, flexibilidade, conforto no mais alto nível e excelência em segurança, o novo ônibus rodoviário Setra S 531 DT Double Decker, da linha TopClass 500, estabelece novos padrões em sua categoria. Com aerodinâmica superior, o ônibus de turismo foi preparado para estabelecer novos recordes de eficiência no consumo de combustível em seu segmento. O consumo reduz em torno de 7%, quando comparado ao modelo anterior, dependendo do tipo de uso.

Com seu versátil piso inferior, o Setra S 531 DT Double Decker cobre uma vasta gama de utilizações: viagens de fins de semana, rotas de longo percurso, serviços entre cidades e vários outros. Com escadas totalmente redesenhadas e toalete acessível a cadeira de rodas, o interior impressiona por seu conforto.

O primeiro sistema de assistência de frenagem ativo do mundo com detecção de pedestres para ônibus rodoviários

A Daimler Buses e suas marcas Mercedes-Benz e Setra tradicionalmente desempenham um papel pioneiro quanto se trata de sistemas de segurança e de assistência. Na Busworld Europe, um novo capítulo se abriu com a estreia mundial do Active Brake Assist 4 (ABA 4) com detecção de pedestres. Este é o primeiro sistema de assistência ativa de frenagem do mundo em um ônibus rodoviário que freia automaticamente para pedestres.

O ABA 4 avisa o motorista, visualmente e acusticamente, de uma eventual colisão com pedestre, enquanto, ao mesmo tempo, inicia automaticamente uma frenagem parcial. Isso deixa o motorista com todas as opções abertas sobre qual ação adotar. Baseado em radar, o sistema consegue detectar pedestres até uma distância de 80 metros. O ABA 4 estará disponível na primavera de 2018 para o novo Mercedes-Benz Tourismo, e os ônibus Setra ComfortClass 500 e TopClass 500.


Com o Sideguard Assist (Assistente de Vigilância Lateral), o novo Setra TopClass S 531 DT Double Decker fez outra estreia mundial para ônibus. A fim de combater o ponto cego, o Sideguard Assist usa sensores de radar para monitorar a área à direita próxima ao ônibus, ao longo do veículo inteiro. O sistema avisa o motorista quando há pedestres, ciclistas ou obstáculos parados na área monitorada.

BMW Motorrad levará novidades ao SEMA Show, nos EUA

A BMW Motorrad promete arrebatar os olhares dos visitantes do SEMA Show, o maior evento de acessórios e personalização automotiva dos Estados Unidos, a ser realizado entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro. 

E para chamar a atenção do público, a marca vai expor em seu estande no Pavilhão Performance do Centro de Convenções de Las Vegas, versões das motocicletas BMW R nine T, HP4 RACE e K 1600 B Bagger na cor Black Storm Metallic, totalmente equipadas com acessórios originais. 

Uma esportiva BMW S 1000 RR, com equipamentos BMW Motorsport, e uma big trail R 1200 GS Rallye, também poderão ser vistas no espaço Shell, no mesmo local.

Toyota inaugura espaço Hybrid House no Parque Villa Lobos, em São Paulo


A Toyota do Brasil, como parte de sua estratégia de disseminação de conhecimento a respeito da tecnologia híbrida, inaugura em São Paulo, no Parque Villa Lobos, o espaço Hybrid House, um estande de 100 m² com atrações interativas que ficará aberto ao público diariamente de 26 de outubro a 9 de novembro, das 12h00 às 20h00.

Os visitantes do espaço Hybrid House poderão conhecer o Prius, veículo híbrido de maior sucesso da história, e seu sistema de propulsão alternativa por meio de atividades lúdicas e interativas que demonstram o funcionamento da tecnologia.

O público poderá ainda realizar um test drive no modelo para conferir na prática os seus principais benefícios e funcionalidades.

Atrações do espaço Hybrid House
Hololens: ​Por meio de um óculos de realidade mista com fones de ouvido acoplados, o visitante vê a realidade misturada com projeções digitais como animações e vídeos. E descobre o motivo pelo qual a tecnologia é chamada de híbrida: veículos como o Toyota Prius são movidos por dois motores, um à combustão (alimentado por gasolina) e outro elétrico (alimentado pela energia gerada pelo próprio movimento do veículo).

Calculadora: Ao inserir os dados relacionados ao consumo de combustível de um veículo com motorização convencional, o visitante descobre o quanto economizaria e a quantidade de CO2 que deixaria de ser emitido na atmosfera, caso ele utilizasse um veículo híbrido em seu trajeto cotidiano.

Bicicletas para demonstração de geração de energia: À medida que os visitantes utilizam as bicicletas, os equipamentos geram energia para carregar a bateria de celulares, ao mesmo tempo em que eletrificam um painel com informações sobre o Toyota Prius.

Mesa Touch Screen: Uma tela interativa revela detalhes do Prius, como motorização, funcionamento, acessórios, cores, design etc.

Palestras (Exclusivas para convidados)O espaço receberá palestras ministradas pelos professores da Perestroika – escola referência em cursos e treinamentos criativos. Todas as palestras serão transmitidas, ao vivo, através da FanPage da Toyota no Facebook.

Test Drive: test drive será realizado na área externa do Parque, acompanhado por instrutores Toyota, que explicarão na prática o funcionamento híbrido durante o percurso. 
Consultores de vendas das concessionárias Toyota estarão disponíveis no espaço Hybrid House durante todos os dias da ação.

Compromisso global com o meio ambiente
Uma das metas da Toyota, dentro de seu Desafio Ambiental Global 2050, lançado em 2015, consiste na redução de 90% das emissões de CO2 na atmosfera, originadas a partir de seus veículos novos. Isso significa dizer que até 2050, todos os novos carros produzidos pela Toyota no mundo serão híbridos, elétricos ou movidos à célula de combustível.

A introdução do híbrido Prius no mercado brasileiro representa o primeiro passo dado pela Toyota em direção ao cumprimento deste desafio no País.

A velocidade no avanço da indústria e no desenvolvimento de novas tecnologias representa um momento de transformação no que diz respeito ao futuro da mobilidade, e a Toyota aposta que o início deste processo passe pela tecnologia híbrida.

Prius
O modelo Toyota Prius, é considerado referência global em baixa emissão de poluentes – cerca de 40% menos CO2 em comparação a um veículo convencional.

No Brasil, o híbrido Prius é reconhecido pelo INMETRO como o carro mais eficiente do País, registrando 18,9 km/l em ciclo urbano e 17 km/l em rodovias. A economia de combustível do Prius, quando confrontado com um modelo de mesmo porte movido à gasolina, é de até 52% na cidade e 42% na estrada.

10 milhões de híbridos vendidos no mundo
Em setembro de 2017, a Toyota, pioneira na produção e comercialização em massa da tecnologia híbrida, comemorou o aniversário de 20 anos do Prius. Os veículos híbridos já são uma realidade na indústria automotiva mundial e estão, gradativamente, aumentando sua participação no mercado brasileiro.

Desde que o Prius começou a ser vendido em território nacional, no início de 2013, até setembro deste ano, 3.053 unidades foram vendidas. 

Atualmente, ele é o líder absoluto no segmento de híbridos no Brasil. Comercializado em versão única, o modelo é comercializado por R$ 126.600,00.

No mundo, a Toyota já alcançou a marca de 10 milhões de veículos híbridos vendidos. Deste total, a família Prius responde por mais de 60%, com 6,1 milhões de unidades vendidas.

Devido à utilização de sua gama de veículos híbridos, a Toyota estima ter deixado de emitir aproximadamente 77 milhões de toneladas de CO2 e economizado mais de 29 bilhões de litros de gasolina, na comparação com automóveis convencionais de mesmo porte e estilo de condução.

Serviço
Toyota Hybrid House
Local: Parque Villa Lobos - Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto de Pinheiros, São Paulo – SP (acesso pela entrada principal do Parque
Data: até 09/11
Horários: 
- Segunda a sexta: 8h00 às 16h00
- Sábado, domingo e feriados: 9h00 às 17h00

Estacionamento gerenciado pelo Parque: R$ 5,00 por até duas horas
Aberto diariamente
Classificação livre

Entrada gratuita