terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Wagner Gonzalez em Conversa de pista

Wagner Gonzalez
Temporada paulista de 2020 promete
Nem mesmo a dificuldade em definir seu calendário para o ano que inicia amanhã tem arrefecido os ânimos dos automobilistas paulistas. A julgar pela movimentação notada na disputa da última etapa da temporada estadual de 2019 pode-se esperar um ano com grandes novidades e bons grids, incluindo novas categorias e até mesmo incentivos à participação feminina. Razões para esse otimismo nascem da visão de alguns preparadores da F-1600 e do sucesso de competições como a Gold Classic Interlagos e do Campeonato Brasileiro de Turismo 1.600.

Praticado dentro de um espírito de
automobilismo raiz, os campeonatos regionais de automobilismo no Brasil têm uma característica cada vez mais ausente nos torneios de nível nacional. Em vez de boxes fechados e exageros de profissionalismo que aumentam o custo de forma astronômica, nas competições regionais pratica-se o espírito da camaradagem sem deixar de lado o lado competitivo, algo necessário em qualquer esporte.  Certamente nem tudo são maravilhas: os orçamentos mais enxutos e os patrocínios mais magros resultam em limitações para uma divulgação mais ampla.

Parte desse problema parece estar em vias de alcançar uma solução: os preparadores da categoria F-1600 optaram por criar uma associação informal visando o crescimento da especialidade. Há tratativas com a diretoria da Federação de Automobilismo de São Paulo para tal e nota-se disposição de ambos os lados para um final feliz a começar pelo presidente da entidade, José Aloizio Cardozo Bastos:

"Estamos negociando com os principais donos de equipes da F-1600 para desenvolver novas ideias e explorar as possibilidades que nosso campeonato oferece. A sede da nossa federação está sempre aberta para analisar e desenvolver novos projetos, além de termos uma estrutura técnica e desportiva única, detalhes que garantem consistência a novas propostas."

De acordo com Juka Gandelim, um dos líderes do movimento entre os chefes de equipe, a categoria deverá ter um grid mais expressivo e a participação de mulheres:

"O foco da F-1600 2020 será o campeonato da Fasp e nossa lista de inscritos vai crescer significativamente, Estamos em contato com duas meninas interessadas em participar do nosso campeonato e esperamos anunciar os nomes ainda em janeiro."

Além da F-1600 o calendário paulista receberá provas para as Fórmulas Vee, Inter e Delta. A primeira tem carros semelhantes aos usados na F-1600 e este ano alinharam juntas, melhorando a qualidade do espetáculo; as outras duas também tem carros semelhantes entre si. A F-Inter usa motor Ford 1.8 com preparação limitada, a segunda tem chassi semelhante, igualmente projetado por José Minelli, porém equipado com motor Misubishi ASX, e as duas usam pneus Yokohama, condições que justifica dividirem o mesmo grid para oferecer disputas mais intensas e permitir um aproveitamento mais racional da programação.

Outras categorias com grande potencial para crescer na temporada paulista de 2020 são a Força Livre e a Marcas e Pilotos. A primeira absorverá os veículos que disputam as provas como a Gold Classic, onde são admitidos automóveis com diferentes níveis de preparação, expediente que dá aos preparadores de carros de turismo e protótipos a possibilidade de criar e desenvolver novas soluções de mecânica e aerodinâmica. A segunda é uma tentativa de renovar o parque de automóveis de turismo com motores de até 1600 cm3.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Porsche 911 GT3 R se despede das pistas com 100% de confiabilidade


As 6 Horas de Curitiba, última prova da temporada 2019 do Endurance Brasil, tiveram um componente emocional para a Stuttgart Motorsport. A corrida marcou a despedida do Porsche 911 GT3 R, o carro que levou os pilotos Marcel Visconde e Ricardo Mauricio ao título em 2017. Em 2020, a Stuttgart Motorsport defenderá suas cores com um 911 GT3 R da nova geração.

Construído pela fábrica para equipes clientes disputarem campeonatos de endurance em todo o mundo, o Porsche 911 GT3 R tem motor de 6 cilindros boxer com 520 HP e venceu provas como as 24 Horas de Nürburgring e de Spa-Francorchamps. No Brasil, o modelo estreou em 2017 e nesse mesmo ano levou a dupla Visconde/Mauricio a quatro vitórias em seis provas disputadas. 

Nas duas temporadas seguintes, o carro permitiu vários resultados entre os três primeiros lugares na sua categoria (GT3), mesmo com a chegada de modelos mais potentes. Visconde e Mauricio chegam à última etapa do Endurance Brasil 2019 ocupando a vice-liderança na categoria GT3 e sendo os únicos com chances matemáticas de tirar o título da dupla Xandy Negrão/Xandinho Negrão, campeã da temporada. Além do vice-campeonato na classe, a dupla da Stuttgart Motorsport terminou em terceiro lugar na classificação geral.

“Corremos com o 911 GT3 R durante três anos e posso dizer que é um dos melhores carros de corrida que alguém pode ter. Durante todo esse período, ele não teve nenhum problema mecânico. Terminou classificado em todas as provas que disputou e quase sempre terminou em colocações que resultaram em pódios na classificação geral ou, no mínimo, na categoria GT3", afirma Visconde. "Só tenho boas recordações dele e foi muito simbólico o carro ter corrido pela última vez em Curitiba, exatamente o circuito onde ganhamos com o 911 GT3 R pela primeira vez.”

Ricardo Mauricio destaca o impulso que o Endurance Brasil tomou depois da estreia do 911 GT3 R: "No primeiro ano, nosso carro corria junto com os protótipos. Ganhamos quatro corridas na geral e fomos campeões. Nos anos seguintes, outros GTs começaram a participar. O Porsche foi  sempre melhorando e evoluindo, mesmo depois da chegada de outras marcas na GT3, com carros de motores mais potentes", analisa. "Já corri com vários Porsches, quase sempre GT3 de diversas gerações, e é um carro incrível de guiar. Freia bem, tem um contorno de curva fantástico e é muito resistente. A equipe fez sempre um trabalho excelente de manutenção e atualização no 911 GT3 R." O 911 GT3 R também foi pilotado por Max Wilson (vencedor dos 500 Km de São Paulo em 2017, fazendo trio com Visconde e Mauricio) e por Miguel Paludo (em duas corridas de 2018 realizadas no autódromo de Tarumã).

Os números demonstram a confiabilidade do 911 GT3 R. Em 22 corridas disputadas, o carro terminou 20 vezes entre os três primeiros, venceu quatro vezes na classificação geral e não teve qualquer falha mecânica - um índice de confiabilidade de 100%. Percorreu 99,56% das voltas disputadas no período (3.063 de 3.079 disputadas) e 99,56% da quilometragem das provas (10.592,628 km de 10.639,016 possíveis). Os dados a partir de 2018 referem-se à categoria GT3, que não existia no ano anterior (em 2017, o Porsche disputou somente a classificação geral). Outra façanha do 911 GT3 R foi terminar classificado em todas as provas que disputou, mesmo na única em que não recebeu a bandeirada (Santa Cruz do Sul em 2019, devido a uma colisão com um retardatário a três voltas da bandeirada, quando liderava na categoria). 

Além do título de 2017, o Porsche 911 GT3 R teve a honra de estabelecer o recorde absoluto do quadro “Volta Rápida”, do programa “Acelerados”, do SBT, em 2018. Pilotado por Rubens Barrichello, ele percorreu os 1.680 metros do circuito pequeno do Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP), em 51,8 segundos. Depois de estabelecer a volta recorde, Barrichello declarou: “Que alegria! Agradeço a todos os envolvidos, ao Marcel especialmente, por ceder este carro. Ele é demais!”.

As provas finais do 911 GT3 R foram as 3 Horas de Santa Cruz do Sul e as 6 Horas de Curitiba. Na primeira, Visconde/Mauricio terminaram em quinto lugar na classificação geral e em segundo na categoria. No encerramento do campeonato, os carros da categoria GT3 dominaram a classificação geral, ficando com quatro primeiros lugares. O 911 GT3 R terminou em terceiro lugar.

ASA LOCADORA DE VEÍCULOS, DE BRASÍLIA, ADQUIRE 16 ÔNIBUS NEOBUS


A Asa Locadora de Veículos Ltda., de Brasília, fez a aquisição de 16 novos veículos NEOBUS New MEGA. Esta é a primeira compra feita pela empresa de veículos da marca, que serão utilizados na Capital Federal para o transporte de funcionários.

Os 16 ônibus New MEGA destacam-se pelo visual atraente e moderno, extrema robustez, mais espaço interno para os passageiros e economia para o operador. O modelo fornecido para a Asa Locadora tem comprimento total de 12.565 mm, chassi Volkswagen 17.230 Euro 5 e capacidade para 45 passageiros. É equipado com elevador, sistema de ar-condicionado, poltronas City Estofada, iluminação interna e externa em LED e itinerário frontal eletrônico.

RECALL: Toyota Camry


Defeito apresentado: O veículo envolvido na presente campanha é equipado de série com cintos de segurança traseiros com duplo sistema de travamento. No entanto, foi identificado que durante sua produção, um dos sistemas de travamento pode não ter sido montado corretamente nos cintos de segurança traseiros do veículo.

Riscos e implicações: A condição apresentada acima pode fazer com que o cinto de segurança não seja retraído de forma adequada em casos de freadas bruscas ou colisões, aumentando o risco de ferimentos aos ocupantes do veículo.

Medidas corretivas: A medida para sanar o defeito de forma definitiva consistirá na inspeção dos 3 (três) cintos de segurança traseiros instalados no veículo (lado direito, central e lado esquerdo) para identificar a possibilidade de existência do defeito mencionado acima. Caso seja confirmada a existência do defeito, será realizada a substituição do(s) cinto(s) de segurança traseiro(s) envolvido(s) na presente campanha.

O tempo de inspeção e eventual reparo é de aproximadamente 2 (duas) horas.
A partir de 20 de janeiro de 2020, a Toyota realizará inspeção e eventual substituição do(s) cinto(s) de segurança traseiro(s) do veículo envolvido.

Locais de atendimento e agendamento: O proprietário deverá entrar em contato com a rede de concessionárias autorizadas Toyota para agendamento prévio. A relação de concessionárias autorizadas para atendimento está disponível no site www.toyota.com.br .

Modelo: CamryData de fabricação: 26/08/2019Chassis envolvido: JTNBZ3HK9K3011453

GRUPO RENAULT NA FEIRA CONSUMER ELECTRONICS SHOW (CES) EM LAS VEGAS

Grupo Renault apresentará em pré-estreia uma solução de conectividade entre o carro e a casa, desenvolvida em conjunto com a Otodo. Esta solução permite uma comunicação automática e segura entre o veículo e os objetos conectados da casa, que são controlados diretamente por meio do painel de instrumentos do veículo.

Para conhecer este serviço, visite o estande da OTODO (número 40245 - Tech West, Centro de Convenções Sands Expo).
O Grupo Renault vai expor o MASTER Z.E. Hydrogen no estande da empresa parceira Faurecia.

O Renault MASTER Z.E. Hydrogen é um veículo elétrico a bateria, sendo também equipado com um sistema a hidrogênio (StackPack), desenvolvido pela Symbio, joint venture formada pela Faurecia e a Michelin. Esta tecnologia permite que o veículo zero emissão tenha uma autonomia de 350 km (pendente de homologação pelo ciclo WLTP), ou seja, o triplo da autonomia oferecida pela versão 100% elétrica a bateria.

Para conhecer e/ou fazer um test drive no Renault Master Z.E. Hydrogen, visite o estande da Faurecia – LVCC – Tech East, Platinium Lot, PL3.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Eletricz lança monociclo elétrico KS 16X que atinge 50 km/h de velocidade máxima


A Eletricz, importadora com sede em São Paulo (SP) que virou referência em veículos elétricos portáteis no País, acaba de lançar no mercado brasileiro o monociclo elétrico KS 16X – modelo que já virou o sonho de consumo de muitos monociclistas. “Era o lançamentos mais aguardado do ano para os entusiastas do mercado”, afirma Márcio Canzian, um dos sócios da Eletricz. O KS 16X está sendo vendido na loja da empresa, no bairro da Vila Nova Conceição, na capital paulista, e também na loja virtual da Eletricz (https://loja.eletricz.com.b), pelo preço de R$ 13.311,00 à vista.

Produzido pela KingSong, um dos maiores fabricantes de monociclos elétricos do mundo e do qual a Eletricz é representante exclusiva no Brasil, o modelo oferece altíssimo desempenho e um design diferente de tudo que a empresa já havia produzido no segmento. O KS 16X é equipado com motor de 2.200W de potência, que lhe garante uma velocidade máxima de 50 km/h com muito conforto e segurança.  Sua bateria de 1554 W/h oferece uma autonomia de até 140 quilômetros com uma só carga – seu carregamento completo leva em torno de 14 horas, na tomada de casa, com carregador simples de 1,5 amperes.

O monociclo também é equipado com a tecnologia Bluetooth, que permite conectar o equipamento com o celular do usuário, proporcionando vários recursos, como checar a velocidade em que está rodando e a sua autonomia, entre outros itens. Além disso, é possível tocar as músicas do celular no monociclo, que é equipado com quatro alto-falantes e um subwoofer, um conjunto que garante um som de qualidade para o usuário.

O equipamento é dotado de duas entradas USB, o que permite a utilização simultânea de dois carregadores. Com isso, o tempo de carregamento total cai para a metade (de 14 para somente 7 horas). Mais isso ainda pode ser mais rápido. A Eletricz oferece, opcionalmente, o acessório Fast Charger, de 2,5 amperes, que acelera o recarregamento para apenas oito horas. Quando utilizados em conjunto, o Fast Charger e o Standard Charger, nas duas entradas de USB, o tempo total de recarregamento chega a 5,2 horas – um dos menores para monociclos desse porte.

Fras-le compra Nakata e amplia presença no mercado de reposição


Fras-le expande sua atuação no mercado de reposição ao anunciar, nesta data,17/12/2019, a compra integral das ações da Nakata Automotiva, sediada em São Paulo, incluindo suas unidades nos estados de São Paulo e Minas Gerais. A empresa, consolidada entre as líderes do setor, fabrica e comercializa componentes destinados a veículos leves, pesados e motocicletas, incluindo um amplo portfólio de produtos para suspensão, direção, transmissão, freio e motor.  

A transação, no valor de R$ 457 milhões, envolve todas as operações e negócios. Tanto a gestão, quanto os 416 funcionários serão mantidos.Embora atue mais focada na reposição da linha leve, a Nakata também tem opções para a linha pesada. Seus principais produtos, entre outros, incluem amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, juntas homocinéticas, juntas universais, bombas, componentes de eixos, de tração leve e sistemas de direção.   

A Nakata soma-se a um portfólio recente de aquisições e negócios voltados ao mercado de reposição brasileiro e exportação. Em 2018, a Fras-le comprou a Fremax, tradicional fabricante de discos de freio. No mesmo ano, assumiu o controle da Jurid do Brasil, dedicada à produção de pastilhas de freio. Em 2012, adquiriu a Controil, que fabrica componentes para sistema de freio hidráulico.  

VOLARE FORNECE SETE NOVOS MICRO-ÔNIBUS PARA A VITÓRIA TRANSPORTES

 Imagem: Elienai Santos

A Vitória Transportes, operadora de transportes da Bahia, adquiriu sete micro-ônibus do modelo Volare Fly 9. A empresa amplia a sua frota e eleva ainda mais o padrão de atendimento aos seus clientes.

Os Volare Fly 9 Executivo fornecidos à Vitória Transportes contam com 31 poltronas Executivas 940mm, com manta soft 420mm. Possuem sistema de ar-condicionado, vidros colados, DRL (Daytime Running Lamp - faróis de rodagem diurna), piso com acabamento amadeirado, parede de separação total, cortinas, itinerário eletrônico, bagageiro e preparação para sistema de áudio e vídeo com DVD e monitor, porta-copos e porta-pacotes. 

BMW Group atinge 180 pontos de recarga para veículos híbridos e elétricos no Brasil


O BMW Group Brasil segue firme na transformação da mobilidade premium e acaba de atingir 180 pontos de recarga para veículos híbridos e elétricos no País, confirmando sua liderança na instalação da infraestrutura para carregamento desses veículos no território nacional. Esse número superou as estimativas da fabricante e revela o seu compromisso com a Strategy Number ONE>NEXT, a estratégia corporativa do BMW Group, em que a eletromobilidade é cada vez mais realidade em todos os mercados globais.

Os pontos de recarga do BMW Group estão instalados em locais estratégicos de todo o território nacional, como supermercados, shopping centers e postos de combustíveis, por meio de iniciativas próprias e parcerias com grandes
empresas. Juntaram-se ao seleto grupo de parceiros de mobilidade da BMW do Brasil, que já conta com a rede Multiplan, Iguatemi, Postos Ipiranga, EDP e Fasano, os grupos Accor, St Marche, Cyrella, Santander, Shopping Barra Salvador e CERTI.

Além dos pontos de recarga urbanos, há o corredor elétrico Rio-São Paulo, inaugurado em junho de 2018 como o maior "corredor elétrico" da América Latina, com seis pontos de recarga entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Desde então, a iniciativa pioneira do BMW Group Brasil e EDP possibilita uma viagem zero emissões entre as duas maiores cidades do Brasil.

O BMW Group Brasil oferece os equipamentos ideais tanto para a cidade quanto para a estrada. Os carregadores de estrada oferecem recarga em 50kW, capaz de carregar 80% da bateria de um BMW i3 em 30 minutos, tempo suficiente para um café e um lanche antes de seguir viagem. A BMW Wallbox, instalada nos parceiros urbanos, opera em até 21kW, a maior potência entre os carregadores urbanos das montadoras premium, e fornece ao BMW i3 1,14 km de autonomia por minuto de recarga. 

quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Coluna do FERNANDO CALMON



Fernando Calmon

QUANDO RECALL FICA AINDA MAIS CARO
O histórico de recalls no Brasil é longo. O primeiro aconteceu em 1970, envolvendo 50.000 unidades do Ford Corcel. Havia sido lançado no final de 1968 e se corrigiu um defeito que causava instabilidade direcional e consumia pneus dianteiros em demasia.  Naquela época não existia um controle rígido sobre segurança. Tanto que a primeira convocação registrada pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) só ocorreu em 1998 e atingiu 23.800 ônibus OF 620 da Mercedes-Benz com problema no suporte da coluna de direção.

Recall é uma palavra da língua inglesa que tem vários significados, entre eles revocar (chamar de volta) também existente em português. Então revocação seria o termo exato, embora de pouco uso. O conceito, às vezes, costuma ser confundido. Essa ação corretiva se refere apenas a itens que impactam na segurança do carro e de terceiros. Defeitos técnicos gerais ou de controle de qualidade estão fora do contexto, desde que sem potencial de causar acidentes.

Um caso recente levantou discussões. A Volkswagen resolveu, em 2017, revocar a picape Amarok para retirar o dispositivo condenado em outros países por fraudar testes de emissões. O tal dispositivo estava, segundo a VW, desabilitado no Brasil e aquele motor diesel atendia as normas do país. Estas são frouxas (por enquanto) em relação à Europa e aos EUA. A empresa recebeu multas do Ibama, da Secretaria Nacional do Consumidor e do Procon de São Paulo. A discussão continua na Justiça e até hoje não se resolveu.

Recalls acontecem às centenas no mundo e atingem todas as marcas, de generalistas às premiums. Airbags defeituosos da Takata levaram à falência a fornecedora japonesa depois de atingir mais de 100 milhões de automóveis em vários países desde 2014. Foi o pior evento desse tipo na história. No Brasil, a maior operação incluiu mais de um milhão de modelos Chevrolet, Corsa e Tigra, em 2000, para corrigir a fixação do fecho dos cintos de segurança dianteiros.

Há um mês o novo Chevrolet Onix Plus passou por revocação depois de uma unidade no Maranhão pegar fogo. Por erro de calibração da central eletrônica, um processo severo de pré-ignição destruiu pistões, bielas, bloco do motor e provocou incêndio que consumiu o carro de ponta a ponta. Antes houve outro incêndio no pátio da fábrica, em Gravataí (RS). Mas o fogo começou no interior do sedã, em unidade estacionada, por outra causa que a GM não informou. No total, 19.050 veículos receberam a mudança.

Recentemente o mesmo modelo apresentou vazamento de combustível. A empresa, até o momento, não decidiu ir além de uma campanha de serviço. Trata-se de um estágio intermediário, sem ligação a um recall, quando o fabricante julga que os riscos são muito baixos. Existe ainda uma etapa básica para corrigir falhas de acabamento em cortesia.

Informações não oficiais relatam que a substituição do conector na saída do tanque de combustível resolve o problema, durante passagem dos carros pelas oficinas das concessionárias nas revisões em garantia ou outros motivos. Mas a GM terá de convencer o Procon de que este não é caso de revocação. Há ameaça de aplicação de uma multa de R$ 10 milhões. O processo de análise de riscos inclui encontrar a solução, encomendar novas peças (como neste caso), passar pelo crivo jurídico interno, preparar a rede de concessionárias e aprovar tudo junto ao DPDC. A providência final é o anúncio nos meios de comunicação.

A matriz das fabricantes faz parte do arcabouço de detecção e resolução destes casos. No caso do Onix, projeto global, isso se torna ainda mais sensível por envolver outros países. Para complicar, os fornecedores podem ser diferentes.

Recalls, em geral, não abalam um fabricante por ser inerente ao processo industrial. Ser forçado por autoridades regulatórias, em vez de tomar a iniciativa, é uma situação que já aconteceu até no exterior. E aí um arranhão na imagem pode se tornar ainda mais caro.

PERFIL
Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br), jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna automobilística semanal Alta Roda começou em 1999. É publicada em uma rede nacional de 85 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no Brasil do site just-auto (Inglaterra).
Siga também através do twitter:  www.twitter.com/fernandocalmofernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2
                                                                                                                              

Matías Rossi visita sede da Full Time em Vinhedo


Matías Rossi (à esquerda) com o chefe da equipe Maurício Ferreira
O argentino Matías Rossi visitou a sede da equipe Full Time Sports, em Vinhedo, no interior de São Paulo. Confirmado para fazer sua estreia pelo time em 2020 na Stock Car, o piloto de 35 anos será companheiro de Rubens Barrichello e Nelson Piquet Jr. na equipe comandado por Maurício Ferreira.

A Full Time foi uma das equipes escolhidas para representar a TOYOTA GAZOO Racing Brasil na estreia do novo Corolla na principal categoria do país.

Rossi, que veio ao Brasil para disputar as 500 Milhas de Kart da Granja Viana neste fim de semana, já teve a chance de conhecer as instalações da Full Time, conversar com Maurício e os engenheiros, analisar dados e entender alguns pontos e a dinâmica de um fim de semana de corrida da Stock.

“Passei a manhã na oficina da equipe Full Time com o Maurício Ferreira e os engenheiros e fui muito bem recebido. Estou me inteirando para saber como funciona um fim de semana da Stock Car, já vi alguns dados, câmera onboard e outros pontos que vamos trabalhar durante uma etapa”, comentou o piloto, que acumula várias conquistas na Argentina, entre elas foi campeão da TC2000/Super TC2000 em 2006, 2007, 2011 e 2013, além de vice-campeão em 2012, 2016 e 2019.

“A oficina da Full Time é muito bonita, todas as instalações são ótimas e agora estou ansioso para que chegue logo o ano que vem para estar na pista com o novo Corolla”, declarou Rossi, conhecido na argentina como “El Misil”.

Cauteloso, o piloto diz que seu principal objetivo neste primeiro ano na Stock Car é aprender. “Minhas expectativas para este primeiro ano são boas. Quero aprender e ir melhorando. Sei que o nível aqui é muito alto. Então prefiro ser cauteloso e ir evoluindo a cada corrida”, finalizou.

Completando 15 anos em 2019, a Full Time encerrou a temporada 2019 como a terceira melhor equipe. Sinônimo de vitórias nas principais categorias por onde passou, a equipe tem o título de 2014 da Stock Car com Barrichello.

Desde abril de 2015, a TOYOTA GAZOO Racing é a marca que engloba todas as atividades de esportes a motor da Toyota ao redor do mundo, visando herdar a filosofia fundamental da Toyota de desenvolver seus recursos humanos por meio do automobilismo e seguir criando veículos cada vez melhores por meio da competitividade. Sob esse guarda-chuva, a TOYOTA GAZOO Racing compete nas principais competições do mundo, como o WRC, o WEC, as 24 horas de Nürburgring ou o Rally Dakar, entre outras.

Nissan doa duas unidades do modelo 100% elétrico LEAF à FAETEC-RJ


A Nissan doou duas unidades do modelo 100% elétrico mais vendido do mundo, o Nissan LEAF, à Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro (FAETEC-RJ). Os veículos, da primeira geração, serão utilizados em treinamentos técnicos para a qualificação de instrutores especializados e desenvolvimento de cursos voltados para a formação de profissionais capacitados para lidar com possíveis situações de emergência envolvendo automóveis elétricos.

O acordo que oficializa a doação das duas unidades à instituição de ensino foi assinado pelo diretor de Relações Governamentais da Nissan do Brasil, Pedro Bentancourt, pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, e pelo presidente da FAETEC-RJ, Romulo Massacesi. A parceria foi viabilizada com o apoio da Subsecretaria de Estado do Setor Tecnológico e Inovativo.

Kia confirma chegada do hatch Rio para janeiro de 2020


A Kia Motors confirma para a segunda quinzena de janeiro de 2020 o lançamento do hatch Rio no mercado brasileiro, em princípio em duas versões - LX e EX -, ambas equipadas com transmissão automática de 6 velocidades e motor de quatro cilindros, 1.6 litro, 16 válvulas, flex, capaz de desenvolver 123 cv com gasolina e 130 cv com etanol.



O aguardado Kia Rio vem equipado com sistema multimídia, com tela de 7” sensível ao toque e conectividade com smartphones, por meio do Android Auto™ e do Apple CarPlay.


“Na categoria hatch compacto, na qual está inserido, o Kia Rio terá uma posição de destaque, por seu design exterior, qualidade superior de acabamento e itens de conectividade ao público que se destina, o de jovens. Por ser um dos modelos mais vendidos da Kia Motors no mundo, temos convicção que o Kia Rio também cairá no gosto do jovem consumidor brasileiro”, argumenta José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil.

Mais informações sobre o Kia Rio, incluindo itens de série e valores, serão divulgadas em breve pela Kia Motors.

Duas Rodas e Uma Nação, uma exposição com motos, documentos e mobiliário retratando 120 anos de motociclismo no Brasil


Anote na sua agenda que no dia 25 de janeiro acontece o evento inaugural do projeto Socorro, Destino Duas Rodas, que segue até o dia 1º de março no Museu Municipal de Socorro.

Com curadoria Motostory Brasil, estarão em exposição as mais relevantes e raras motocicletas do acervo do Moto Classic Museum, assim como da Remaza Collection e a Triumph Type H de 1915 da TecMoto, além de inúmeros
documentos originais e itens de mobiliarium retratando 120 anos de motociclismo brasileiro. E isso é só um aperitivo do que vem por aí. Imperdível? Claro! E ainda uma boa desculpa para convidar os amigos, colocar na garupa e andar de moto!

A Estância Hidromineral de Socorro está a aproximadamente 135km da capital paulista. Consolidada como importante polo do turismo de aventura no Brasil, incluindo opções adaptadas e pet friendly, a cidade, que é cercada pela
Serra da Mantiqueira, quer se tornar também, ponto de encontro dos mototuristas e cicloturistas e, para isso, deu inicio ao ousado projeto Socorro Destino Duas Rodas.

Serviço:  Exposição Duas Rodas e Uma Nação
Local: Museu Municipal de Socorro (SP)
Período: 25 de Janeiro a 1° de março

Eurobike assume representação da BMW Motorrad em Brasília


O Grupo Eurobike passa a representar todas as marcas do BMW Group em Brasília. Dessa maneira, o cliente Eurobike do Distrito Federal passa a ter no mesmo endereço e sob os cuidados da mesma empresa os produtos e serviços das marcas BMW, MINI e BMW Motorrad.

Aberta no formato “soft open” em 18 de novembro, a Eurobike BMW Motorrad de Brasília por enquanto, a loja de motocicletas divide espaço com a concessionária de automóveis BMW. No começo de 2020, a Eurobike BMW Motorrad terá área própria, no mesmo complexo de automóveis, seguindo os padrões internacionais da montadora e, sendo considerada uma das concessionárias mais modernas dentro da rede BMW Motorrad, unificando em um mesmo ambiente os espaços de motos seminovas, pós vendas e boutique BMW Motorrad Lifestyle.

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Wagner Gonzalez em Conversa de pista


Wagner Gonzalez
Grandes mudanças na Stock Car 2020
Principal categoria do automobilismo nacional, a Stock Car (foto de abertura.Duda Bairros-Vicar) vive momento de amplas mudanças tanto nos boxes quanto nas pistas. Patrocinadores revendo seus investimentos, Chevrolet ganhando a concorrência da Toyota, a volta de Campo Grande ao calendário e muitos pilotos trocando de equipe formam um quadro que aumenta a expectativa para a temporada de 2020, cujo início está programado para o dia 8 de março, quando acontece um treino coletivo em local ainda a ser informado.

Sem dúvida a chegada da Toyota à categoria será a principal novidade do ano: além de ser uma lufada de ar fresco nos equipamentos – os carros da marca usarão motor próprio, desenvolvido pela Tread, empresa norte-americana -, a disputa contra a Chevrolet vai impactar em corridas mais atraentes e a chegada de novo investidores. Como já aconteceu em outros campeonatos multimarcas no passado, e até mesmo no Trofeo Linea, fornecedores e parceiros das duas fábricas serão incentivados a participar e investir nas equipes e pilotos.

Até o momento tem-se como certo oito nomes para pilotar os carros da Toyota, a começar pelo tri-campeão Daniel Serra (2017/8/9) e seu companheiro na equipe RC/Eurofarma, Ricardo Maurício. Outras equipes que terão apoio da marca japonesa são a Full Time – que inscreverá Nelson Piquet Júnior, Rafael Suzuki, Rubens Barrichello e o argentino Matías Rossi – e a A.Mattheis/Ipiranga, com Thiago Camilo e Bia Figueiredo. Ricardo Zonta, que correu pela Toyota na F-1 e vai pilotar um dos carros da RC Motorsport (outra operação liderada por Rosinei Campos), é apontado como possível adição a esse grupo.

A possibilidade de atrair fornecedores da Chevrolet e da Toyota é extremamente bem-vinda pelas equipes: as empresas farmacêuticas - grandes apoiadoras do esporte nas últimas duas décadas -, estão revendo ou cancelando seus programas esportivos. A Prati-Donaduzzi, de Toledo (PR), anunciou há tempos que não renovaria seu contrato com a equipe gerenciada por Rodolpho Mattheis, a Eurofarma enxugou seu time para apenas dois carros e não renovou contrato com Max Wilson, e a Cimed deverá imitar a Eurofarma e pintar suas cores em apenas dois carros, provavelmente os reservados para Cacá Bueno e Felipe Fraga, ambos defendendo a Chevrolet. Além delas, a Blau Farmacêutica, que investiu em equipe própria nas últimas duas temporadas, decidiu transferir seu apoio para a TMG, equipe de Thiago Meneghel, e por enquanto confirmou apenas Allam Khodair.

Curiosamente a Shell terá sua marca estampada em quatro equipes diferentes: RC Motorsport (carro de Ricardo Zonta), Crown Racing (Átila Abreu), R-Mattheis (Galid Osman) e Vogel Motorsport (Gaetano Di Mauro). Outras equipes definidas são a Cavaleiro Motorsport, que mantém Denis Navarro pela terceira temporada consecutiva e acolhe o campeão de 2015 Marcos Gomes, KTF (Diego Nunes e Guilherme Salas), R.Mattheis (Gabriel Casagrande, Baterias Júpiter) e a Vogel Motorsport,
que manteve Lucas Foresti (CVC). Levando-se em consideração o grid de 2019 há vários nomes ainda sem endereço definido para 2020: Bruno Baptista, César Ramos, Felipe Lappena, Guga Lima, Marcel Coletta Raphael Reis, Tuca Antoniazzi, Valdeno Brito e o já mencionado Max Wilson.

O calendário de 2020 inclui de forma provisória o autódromo de Campo Grande (7/6) e tem uma data em aberto (8/11), etapa que poderá acontecer em Curitiba. A segunda e a sexta etapa, respectivamente marcadas para as pistas gaúchas do Velopark (12/4) e de Santa Cruz do Sul (19/7) poderão ser invertidas por questões meteorológicas: o inverno é muito mais rigoroso na cidade considerada a capital brasileira do tabaco do que em Nova Santa Rita, que fica próxima de Porto Alegre.

Os trabalhos do ano que vem iniciam com um treino livre, que tem boas chances de acontecer em Interlagos no dia 8 de março. Goiânia recebe a primeira corrida, que volta ser disputada no sistema de duplas. Entre os tradicionais convidados internacionais dois nomes já são comentados, ambos ligados à Toyota: o bicampeão Fernando Alonso – que faria dupla com Rubens Barrichello – e Pechito Lopez, argentino que já venceu o Campeonato Mundial de Turismo e é o favorito para formar um binômio argentino com Matías Rossi. A Corrida do Milhão novamente acontecerá em São Paulo, no final de setembro.

As datas da Stock Car para 2020
08/03 – A Confirmar – Treino Coletivo
29/03 – Goiânia (GO) – 1ª etapa (Corrida de Duplas)
12/04 – Velopark (RS) – 2ª etapa
17/05 – Londrina (PR) – 3ª etapa
07/06 – Campo Grande (MS)/Alternativa – 4ª etapa
28/06 – Velo Città (SP) – 5ª etapa
19/07 – Santa Cruz do Sul – 6ª etapa
23/08 – Interlagos (SP) – 7ª etapa (Corrida do Milhão)
13/09 – Londrina (PR) – 8ª etapa
18/10 – Cascavel (PR) – 9ª etapa
08/11 – A Confirmar – 10ª etapa
22/11 – Goiânia (GO) – 11ª etapa
13/12 – Interlagos (SP) – 12ª etapa (Super Final)

Mercedes-Benz homenageia aqueles que muitas vezes passam o Natal da estrada



Esta é a homenagem da Mercedes-Benz a todos os motoristas que movem o Brasil

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

RENAULT ZOE ESTREIA NO CARSHARING VAMO EM FORTALEZA


O sistema de carros elétricos compartilhados VAMO, em Fortaleza, acaba de receber 10 novos veículos Renault Zoe. O VAMO, sigla para Veículos Alternativos para Mobilidade, é uma iniciativa inédita no Brasil e propaga a cultura dos carros compartilhados 100% elétricos. O sistema de carsharing foi implantado em 2016 em parceria entre a Prefeitura Municipal de Fortaleza, o Sistema Hapvida (patrocinador do projeto) e a Serttel (responsável pela operação e manutenção).  O principal benefício deste sistema é que incentiva energias limpas e renováveis, não emitindo gases poluentes e poluição sonora, assim como já acontece em sistemas semelhantes na Europa, como
Paris, Milão, Londres, e nos Estados Unidos.
 
Para retirar o carro das estações é preciso que o motorista tenha um cadastro no VAMO. Esse cadastro deve ser feito pelo site do programa (vamofortaleza.com.br), preenchendo informações como nome, telefone, CPF, endereço e o número da carteira de motorista de habilitação B ou superior. As informações serão verificadas pela Serttel, que entrará em contato com o cadastrado para agendar hora, data e a estação de desejo do usuário para a assinatura do Termo de Responsabilidade, bem como para realizar teste drive acompanhado de técnico.

Vencedores do concurso cultural Apaixonados por Ônibus conhecem a Marcopolo e a Serra Gaúcha


Angelo Gabriel Lopes Renovato e Gustavo Ferreira Bonfate, dois dos vencedores do concurso cultural da Marcopolo Apaixonados por Ônibus, viajaram, entre os dias 15 e 18 de dezembro para Caxias do Sul e a Serra Gaúcha, onde conheceram as instalações da empresa e as cidades de Gramado e Canela. Suas histórias foram escolhidas entre as mais de 300 enviadas e relataram momentos importantes e decisivos de suas vidas, que envolveram os ônibus da marca. Os jovens foram recebidos pelo CEO da Marcopolo, James Bellini, e pelo diretor do Negócio
Ônibus Mercado Interno, Rodrigo Pikussa.


O estudante de odontologia, Angelo Gabriel Lopes Renovato, 18 anos, conta que o ônibus passou a fazer parte de sua vida em razão das inúmeras viagens que fazia na infância para cruzar o estado e se encontrar com seu pai, ‘matando a saudade’. "Esses deslocamentos eram constantes e o ônibus tornou-se um agradável intervalo entre um abraço e outro, além de proporcionar a oportunidade de conhecer novas pessoas e suas incríveis histórias. Tudo que (vi)via dentro do ônibus só me remetia uma única mensagem: "o amor cria meios".

Gustavo Ferreira Bonfate, 26 anos, hoje técnico em Transporte Rodoviário e Ferroviário e tecnólogo em Transporte Terrestre, conta que sua paixão pelo
ônibus começou na cidade de Guarulhos, quando olhava os veículos Marcopolo Viale passarem. Dalí nasceu o seu desejo em ir além e se profissionalizar na área, fundamental para a mobilidade urbana no País. "A vida é feita de escolhas e eu escolhi estudar e trabalhar em uma área pela qual sou apaixonado: transporte público".

Voltado para os fãs da marca e usuários de redes sociais, o concurso cultural Marcopolo Apaixonados por Ônibus teve como objetivo incentivar as pessoas a relatarem histórias vividas que envolvessem os ônibus produzidos pela fabricante.