O motociclismo em sua mais pura essência, resgatando a
tradição dos grandes clássicos da BMW Motorrad e misturando tradição e
tecnologia sob a luz da era digital: essa foi a mensagem transmitida no
Concorso d’Eleganza Villa d’Este, em maio deste ano, pelo conceito R18 e o seu
enorme motor boxer — uma reinterpretação moderna dos propulsores boxer da marca
produzidos nos anos 1960.
O coração da nova BMW R18 é um motor boxer de 2 cilindros
totalmente novo, criado com o objetivo de elevar sua confiabilidade e
facilidade de manutenção. Esse propulsor é o de maior capacidade já usado na
produção de motocicletas da marca, com suas 1.800 cilindradas, quatro válvulas,
bloco e transmissão feitos de alumínio e vidro, componentes de alumínio polido
a mão e um moderno sistema de arrefecimento a ar e óleo.
Em termos de desempenho, o motor gerenciado pela
transmissão automática de seis velocidades e desenvolve 91 cavalos de potência
a 4.750 rpm, com um torque máximo de 158 Nm já disponível a partir de 3.000
rpm. Apesar disso, o motor pesa apenas 110,8 quilos, já incluindo a caixa de
câmbio e sistema de admissão, ressaltando a sua estética simples e
funcional com proporções equilibradas e fluídas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário