O uso de modais de transporte individual alternativos aos
automóveis está consagrado em Curitiba. Em ciclofaixas como as das avenidas
Sete de Setembro, Mariano Torres, Comendador Franco e parques da capital do
Paraná a todo instante bicicletas e patinetes transitam levando pessoas que
optam por uma mobilidade urbana mais saudável, econômica e ambientalmente
sustentável.
De acordo com a Prefeitura de Curitiba, desde o início do
ano, quando as operadoras Yellow e Grin começaram a operar na cidade, as
bicicletas e patinetes oferecidos pelo sistema de uso compartilhado têm
percorrido, em média, 160 mil quilômetros por mês - para se ter uma ideia, isso
equivale a mais de 25 viagens (ida e volta) entre Curitiba e Macapá, a capital
mais ao norte do Brasil.
Todo esse sucesso tem despertado o desenvolvimento de
novas soluções para este segmento. Uma delas é o MUV – acrônimo para “Mobily
Urban Vehicle” -, fornecido pela MXF Motors, empresa da capital paranaense
fundada há 12 anos. O MUV é um patinete 100% elétrico e sua bateria, com carga
completa, gera uma autonomia de até 30 Km. O equipamento é fabricado na China,
e montado em Curitiba pela MXF, que comercializa o patinete elétrico para todo
o Brasil.
Segundo a MXF Motors, o MUV é equipado com quatro
baterias de 48 V (12 Ah), bivolts (110-240). O tempo de recarga é de quatro a
seis horas. Pesa 50 kg, e tem capacidade para transportar 120 kg. A estrutura é
de aço e dobrável, o que permite que caiba dentro do porta malas de um carro,
por exemplo. Dispõe de freios traseiros e dianteiros e farol led. O modo de
conduzir é semelhante ao de uma bicicleta: não é necessário carteira de
motorista e o veículo utiliza-se das ciclofaixas e acostamentos para trânsito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário