sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Patinetes viram meio de transporte e fabricantes lançam novos modelos


O uso de modais de transporte individual alternativos aos automóveis está consagrado em Curitiba. Em ciclofaixas como as das avenidas Sete de Setembro, Mariano Torres, Comendador Franco e parques da capital do Paraná a todo instante bicicletas e patinetes transitam levando pessoas que optam por uma mobilidade urbana mais saudável, econômica e ambientalmente sustentável.

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, desde o início do ano, quando as operadoras Yellow e Grin começaram a operar na cidade, as bicicletas e patinetes oferecidos pelo sistema de uso compartilhado têm percorrido, em média, 160 mil quilômetros por mês - para se ter uma ideia, isso equivale a mais de 25 viagens (ida e volta) entre Curitiba e Macapá, a capital mais ao norte do Brasil.

Todo esse sucesso tem despertado o desenvolvimento de novas soluções para este segmento. Uma delas é o MUV – acrônimo para “Mobily Urban Vehicle” -, fornecido pela MXF Motors, empresa da capital paranaense fundada há 12 anos. O MUV é um patinete 100% elétrico e sua bateria, com carga completa, gera uma autonomia de até 30 Km. O equipamento é fabricado na China, e montado em Curitiba pela MXF, que comercializa o patinete elétrico para todo o Brasil.

Segundo a MXF Motors, o MUV é equipado com quatro baterias de 48 V (12 Ah), bivolts (110-240). O tempo de recarga é de quatro a seis horas. Pesa 50 kg, e tem capacidade para transportar 120 kg. A estrutura é de aço e dobrável, o que permite que caiba dentro do porta malas de um carro, por exemplo. Dispõe de freios traseiros e dianteiros e farol led. O modo de conduzir é semelhante ao de uma bicicleta: não é necessário carteira de motorista e o veículo utiliza-se das ciclofaixas e acostamentos para trânsito.

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