Com
apenas 7,1% de depreciação em um ano de uso, o Toyota Yaris foi o automóvel
melhor avaliado na 6ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Autos, da Agência
Autoinforme, em parceria com a Textofinal de Comunicação, que este ano contou
com 17 categorias e o campeão geral.
Em relação à edição anterior, Selo Maior Valor
de Revenda – Autos extinguiu somente a categoria Sedã Grande porque os volumes
de venda dos concorrentes tiveram pouca representatividade no mercado interno
brasileiro. Agora são 17 contra 18 segmentos do ano passado.
Dezessete modelos foram contemplados pelo Selo
Maior Valor de Revenda – Autos 2019 em suas categorias: Volkswagen uP! (Entrada
– 8,1%), Volkswagen Golf (Hatch Médio – 12,1%), Mini Cooper (Hatch Premium –
11,2%), Toyota Prius (Híbrido/Elétrico – 11,2%), Chevrolet Spin
(Monovolume/Minivan – 11,8%), Volkswagen Spacefox (Perua – 16%), Volkswagen
Saveiro (Picape Pequena – 9,6%), Fiat Toro (Picape Compacta – 12,2%), Toyota
Hilux (Picape Média – 9,1%), Chevrolet Prisma (Sedã Entrada – 7,7%), Honda City
(Sedã Compacto – 8,6%), Toyota Corolla (Sedã Médio – 9%), Hyundai Creta (SUV
Entrada – 9,5%), Jeep Compass (SUV Compacto – 9,1%), Volkswagen Tiguan (SUV
Médio – 9,4%) e Toyota SW4 (SUV Grande – 9%), além do próprio Toyota Yaris na
categoria Hatch Compacto, com 7,1% de depreciação.
A pesquisa considerou os 107 modelos zero km
mais vendidos, de 24 marcas. Além das marcas/modelos vencedores desta 6ª edição
do Selo Maior Valor de Revenda – Autos, foram analisados modelos das marcas
Audi, BMW, Caoa Chery, Citroën, Ford, JAC, Kia Motors, Land Rover, Lexus,
Mercedes-Benz, Mitsubishi, Nissan, Peugeot, Renault e Suzuki e Volvo.
Segundo os organizadores, “seis modelos
vencedores desta edição melhoram suas posições em relação à quinta edição do
estudo, com índices de depreciação menores. São os casos do Toyota Prius,
Volkswagen Saveiro, Toyota Hilux, Chevrolet Prisma, Toyota Corolla e Toyota
SW4. Essa variação positiva mostra que seus fabricantes fizeram um bom trabalho
no pósvendas”.
Na avaliação de Luiz Cipolli Junior, do
Departamento de Pesquisa da Agência Autoinforme, “a depreciação depende de
vários fatores: do tamanho do carro, da marca, da rede de revendedores, do
cuidado que a marca tem em relação ao pós-vendas, ao segmento, a origem, ao
fato de ter grande volume de venda, à sua aceitação no mercado. Daí a
importância do selo”.
Depois de seis edições, o Selo Maior Valor de
Revenda – Autos revela também os modelos hexacampeões: Toyota Hilux e Toyota
Corolla.
O estudo de depreciação de veículos automotores
feito pela Agência Autoinforme é o indicador dos ganhadores do Selo Maior Valor
de Revenda – Autos 2019. A comparação foi feita entre o preço praticado do
carro zero km em agosto de 2018 e o preço do mesmo carro (portanto com um ano
de uso) doze meses depois.
Foram considerados os preços praticados no
mercado de carros zero em agosto de 2018 e não os preços de tabela. O estudo
considera as diversidades ocorridas no mercado na época da cotação - como a
disponibilidade do produto, os bônus concedidos pelas fábricas e repassados ao
consumidor, entre outros fatores - eliminando eventuais distorções de preços
provocadas por essas ações.
Foram eliminados os carros que tiveram
modificações consideráveis nos últimos doze meses e também não atingiram 1.000
unidades comercializadas no período, para que a comparação não comprometesse o
resultado do estudo.
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