Registrando em 2019 o melhor resultado histórico na venda
de caminhões pesados no Brasil e com o maior crescimento percentual na
indústria brasileira de ônibus, o Grupo Volvo está renovando seus investimentos
no país. Serão mais R$ 1 bilhão no período entre 2020 a 2023, principalmente
para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços, além de melhoria
de processos industriais e de gestão. No ranking por países, o crescimento de
2019 colocou novamente o Brasil como o segundo maior mercado de caminhões Volvo
no mundo. Os novos recursos anunciados são destinados para
todos os negócios da Volvo no Brasil: caminhões pesados e semipesados, ônibus
urbanos e rodoviários, equipamentos de construção, motores marítimos e
industriais e serviços financeiros.
A Volvo recuperou a liderança brasileira em caminhões
pesados em 2019, com entregas de 14.505 unidades, 58% a mais que o ano
anterior. As vendas de semipesados cresceram 55,5%, bem acima da média de 30%
do mercado. Nesse segmento, a Volvo emplacou 2.339 caminhões no Brasil.
O pesado FH 540 6x4 repetiu grande desempenho em vendas,
tornando-se mais uma vez o caminhão mais vendido entre todas as classes no
Brasil (7.135 unidades emplacadas) e também na América Latina (7.271 unidades).
No ranking por países, o crescimento de 2019 colocou
novamente o Brasil como o segundo maior mercado de caminhões Volvo no mundo.
No segmento de ônibus a Volvo entregou 744 chassis no
Brasil, volume 73% superior ao do ano passado. “Em termos percentuais nenhuma
outra marca cresceu como nós”, assegura Fabiano Todeschini, presidente da Volvo
Buses Latin America. Em 2019 foram emplacados 389 chassis rodoviários (62% de
crescimento) e 355 chassis urbanos (87% de crescimento).
O braço financeiro do Grupo Volvo também registrou
números importantes no Brasil. A Volvo Financial Services terminou 2019 com
participação em 40% das vendas de todos os produtos da marca (caminhões, ônibus
e máquinas), apresentou uma forte recuperação de 20% na venda de seguros para
caminhões e atingiu mais R$ 1 bilhão em novos volumes de cartas de crédito de
consórcio comercializadas (crescimento de 22%). “Aumentamos em 80% os volumes
de financiamentos no Brasil”, afirma Ruy Meirelles, presidente da Volvo
Financial Services Brasil.
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