sábado, 7 de abril de 2012

Volkswagen doa cartilhas sobre educação no trânsito à prefeitura de Santo Antônio do Pinhal



A unidade da Volkswagen do Brasil em Taubaté (SP) realizou, no dia 4 de abril a entrega de 5 mil cartilhas do Projeto "Trânsito Consciente" ao Departamento de Trânsito da cidade de Santo Antônio do Pinhal. As cartilhas contam histórias que trazem dicas de segurança e sinalização de trânsito dirigidas especificamente às crianças e adolescentes.Com linguagem simples e direta, as duas publicações são inteiramente ilustradas, seguindo os modelos dos gibis infantis e dos mangás, para facilitar a compreensão e atrair a atenção dos futuros motoristas em idade escolar.
"As cartilhas doadas fazem parte da carteira de projetos educativos e sustentáveis da Volkswagen. Essa iniciativa busca conscientizar a comunidade sobre um comportamento seguro no trânsito", afirma Marco Aurélio de Castro, Gerente Executivo de Recursos Humanos da fábrica de Taubaté.
Segundo Alex Ferreira, chefe de gabinete da prefeitura da cidade, o material será distribuído à toda rede municipal e estadual de ensino da cidade. "O material será entregue pelos professores aos estudantes da 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio. Nossa cidade teve seu trânsito municipalizado a menos de um ano e observamos a necessidade de colocar em prática nas escolas um projeto de educação para o trânsito", explica.O material doado foi produzido pela Volkswagen do Brasil em parceria com a Autovisão Brasil - unidade criada pela empresa com a proposta de desenvolver negócios que gerem emprego de forma a contribuir com o desenvolvimento sustentável, econômico e social da Volkswagen no país.
Histórias de cidadania
A publicação dedicada ao público adolescente conta a história de Miguel, um jovem empregado da fábrica da Volkswagen que acorda de um terrível pesadelo, em que após ser campeão mundial de velocidade acaba cometendo graves infrações de trânsito e sofre um acidente. Ao acordar e perceber que tudo não passou de um sonho, Miguel segue atento em seu caminho até a fábrica para mais um dia de trabalho e socorre uma jovem cantora, que acabou de sofrer um acidente de moto, levando-a até o hospital e em segurança. No final, a atitude de Miguel recebe o reconhecimento dos colegas de fábrica.Já o gibi atende às crianças com a história de uma corrida em busca do "Grande Tesouro", disputada pela equipe do robô Giga (que ensina ciências e tecnologia) e a equipe do trapaceiro Bob Toupeira. Entre as aventuras dessa história, o gibi ainda conta com jogo dos 7 erros, caça-palavras e desenhos para colorir.
Game educativo
Em 2011, a Fundação Volkswagen, com o intuito de educar os futuros motoristas do Brasil, criou o jogo Autopolis, desenvolvido em parceria com o Virgo Game Studios e o Professor Gilson Schwartz, coordenador da Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo. Trata-se de um game educativo com dicas de segurança, legislação no trânsito e cidadania, que pode ser jogado online, por meio do site da Volkswagen (www.vw.com.br/autopolis).O game faz parte do projeto "Jogo da Vida em Trânsito", que trabalha a educação e cidadania no trânsito, com foco na formação do condutor consciente. Para os educadores da rede pública de ensino, o projeto oferece também o roteiro de aulas a ser distribuído para professores de todo o País, com sugestões de atividades relacionadas ao tema e que fazem referência ao jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário