segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Helio Castroneves sai de Mid-Ohio mais próximo da liderança da IndyCar



Numa prova marcada pelo tráfego intenso, ausência total de voltas interceptadas por bandeiras amarelas e nenhuma ocorrência de chuva ao longo das 85 voltas, apesar das fortes precipitações no período da manhã, Helio Castroneves encerrou em 16° lugar etapa de Mid-Ohio da IndyCar, depois de largar em 23° (punido com a perda de 10 posições pela troca de motor). Foi, de fato, uma jornada de dificuldades esta 12° etapa do campeonato, mas o piloto do Team Penske se mantém firme na disputa pelo título do IZOD IndyCar Series, inclusive tendo diminuído de 33 para 26 pontos sua distância para o líder da pontuação.Castroneves adotou uma estratégia de três paradas, tendo parado nas voltas 8, 30 e 57, contrapondo-se à tendência de dois pits, escolha da maioria. Buscando uma performance mais agressiva, iniciou a corrida com os pneus mais duros, passando desde a primeira parada a utilizar somente os mais macios, identificados com a lateral vermelha.

Os pits funcionaram de maneira eficiente e o ritmo de corrida adotado pelo piloto, apesar da contusão na mão esquerda (resultado de um acidente nos treinos de sábado), foi bastante forte, tanto que esteve entre os detentores das voltas mais rápidas da prova, rodando na casa de 1min7s5. Mas parte desse esforço foi comprometida pelo intenso tráfego, potencializado pelo fato quase inédito de não ter havido bandeira amarela em toda a pista, apenas em alguns setores. Assim, aquele reagrupamento natural acabou não existindo e o ganho de cada posição passou a ser uma acirrada batalha. Foi assim nas sete posições conquistadas ao longo do percurso total, razão pela qual usou toda a sua guarnição de 100 segundos de push-to-pass. Nas últimas voltas, precisou poupar combustível, mas mesmo assim conseguiu manter Dario Franchitti, o 17°, a uma distância segura.

“Realmente, não foi um dia como planejamos. Eu sabia que seria complicado largar lá atrás, mas foi o preço a pagar para poder trocar o meu motor Chevrolet por uma versão mais atualizada. A corrida foi muita intensa, com muito tráfego e, para completar, precisei tirar o pé um pouquinho, no final, para não ficar sem combustível”, esclareceu. “Mas corrida é assim mesmo e vamos com tudo para a prova de Sonoma porque o campeonato continua super aberto e eu estou nessa batalha pelo título”, reafirmou o tricampeão da Indy 500.
Ele agora está em 3° na classificação, com 26 pontos de desvantagem para o líder Will Power e 21 para Ryan Hunter-Reay, o 2° na pontuação. Sempre lembrando que ainda estão em jogo 159 pontos e a 13ª e antepenúltima etapa acontecerá no dia 26 de agosto no Infineon Raceway, em Sonoma, Califórnia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário