A nova geração do Porsche Boxster já está à venda na Stuttgart Sportcar, importadora oficial da marca no Brasil. Trata-se da maior mudança geracional pela qual esse roadster passou: tornou-se mais leve e econômico; mais rápido e ágil. Consome até 15% menos de combustível em comparação com a geração anterior e, ao mesmo tempo, é mais potente. Os novos e belos Boxster e Boxster S custam, respectivamente, R$ 349 mil e R$ 449 mil. A Porsche começa, assim, mais um capítulo de sucesso do Boxster, lançado em 1996. Quando comparada à geração anterior, apresentada no fim de 2004 (como modelo 2005), esta terceira tem peso consideravelmente menor, maior distância entre-eixos, bitola mais larga e rodas maiores. Tudo isso contribui para aumentar a dinâmica de condução desse esportivo com motor central respaldado pela nova direção eletromecânica. Como antes, ele chega às ruas nas versões Boxster e Boxster S, ambas com motor de seis cilindros horizontais opostos e injeção direta de gasolina, cuja eficiência é melhorada ainda mais com a recuperação do sistema elétrico, o controle térmico e a função start/stop. O motor do Boxster básico, com 2,7 litros, proporciona 265 cv de potência (10 cv a mais que seu antecessor). Tecnologicamente, ele agora se baseia no motor de 3,4 litros do Boxster S (neste, a cilindrada permaneceu inalterada). O Boxster S desenvolve 315 cv de potência, 5 cv a mais do que antes. Pode-se optar por câmbio PDK de sete marchas ou manual de seis marchas. Equipado com PDK, a versão mais potente acelera de 0 a 100 km/h em cinco segundos, enquanto a de entrada demora 0,7 segundo a mais.
Nunca antes na história do Porsche Boxster uma mudança geracional havia sido tão completa e reconhecível à primeira vista. Todas as proporções mudaram. A distância entre-eixos aumentou 60 mm e a bitola dianteira, 40 mm. Isso faz com que as rodas fiquem mais rentes à carroceria. O para-brisas foi colocado aproximadamente 100 mm à frente e ficou mais plano. A linha da capota se alargou desde a traseira, a carroceria ficou 32 mm mais larga e o balanço dianteiro (distância entre o centro das rodas e a extremidade do carro) foi reduzido em 27 mm. Os espelhos retrovisores externos ficam agora próximos ao limite superior das portas. Dominam a frente do novo Boxster as grandes entradas de ar laterais do radiador e os faróis. Tanto os faróis halógenos, de série no Boxster, como os Bi-Xenón, de série no Boxster S, foram redesenvolvidos por completo. Acima das entradas de ar encontram-se as luzes dianteiras, também de novo desenho, das quais fazem parte as de condução diurna e as de posição em tecnologia LED.A traseira apresenta um desenho completamente novo. Não há mais tampa para a caixa da capota; o spoiler traseiro e as luzes traseiras estão unidos por uma linha proeminente por toda a largura do veículo; e o módulo central de luzes localizado abaixo disso combina luzes de neblina e de marcha à ré em uma faixa. O novo conjunto óptico traseiro, todo em LED, integra-se perfeitamente à traseira graças à sua forma mais curvilínea. Uma característica do Boxster é a saída única de escape, ovalada. Já o Boxster S possui duas dessas lado a lado.
O motor central, situado entre os bancos e o eixo traseiro, torna o roadster da Porsche um exemplo de eficiência. A unidade do Boxster deriva do motor do Boxster S (seis cilindros) e tem 2,7 litros - 0,2 litro a menos que seu antecessor. Foram reduzidos o diâmetro e o curso dos cilindros. Ambas as versões têm válvulas de admissão com distribuição variável (VarioCam Plus) com faixa de regulação aumentada de 40 para 50 graus. Para aumentar a eficiência, os motores dispõem de sistemas de recuperação elétrica e de gestão térmica de refrigeração. Com a recuperação elétrica, a bateria se recarrega especialmente durante as fases de frenagem e desaceleração. Com a bateria completamente cheia, a corrente de carga do alternador se reduz, o que por sua vez diminui o trabalho do motor nas fases de aceleração, já que ele tem de entregar menos potência para carregar a bateria. Graças aos inteligentes sistemas de refrigeração compartilhados por motor e caixa de câmbio, ambos alcançam sua temperatura de serviço com maior rapidez. Além disso, a Porsche introduz no Boxster a função start/stop para transmissões PDK e manual.O Boxster com PDK empresta do novo 911 Carrera o princípio de solicitar a potência do motor somente quando se necessita dela. Trata-se do "velejar" - desacoplamento do motor e câmbio quando não há solicitação de aceleração. O desacoplamento se inicia quando o motorista solta lentamente o pedal do acelerar ou faz manualmente uma troca para uma marcha superior quando já está engrenada a marcha mais alta correspondente à velocidade em que se anda. Esse modo é finalizado quando se acelera, freia ou troca de marcha manualmente. O "velejar" reduz o consumo, já que o veículo pode aproveitar sua energia cinética.
O pacote opcional Sport Chrono inclui pela primeira vez apoios dinâmicos de transmissão. Atua entre a configuração esportiva (para um circuito de corrida, por exemplo) e a direção confortável no dia a dia. Junto com o PDK e o botão Sport Plus com a função de controle de largada, dá a melhor aceleração inicial possível, economizando 0s2 para ir de 0 a 100 km/h em comparação com o modo normal. O botão Sport Plus também ativa a estratégia "circuito de corrida" do PDK. A marcha mais baixa possível é engatada sempre e as trocas de marchas inferiores se realizam a partir de aproximadamente 4.000 rpm.A agilidade do Boxster foi potencializada com o novo chassi. A maior distância entre-eixos gera maior estabilidade em curvas de alta velocidade, a bitola mais larga em ambos os eixos proporciona maior estabilidade direcional e agilidade em curvas e os pneus maiores dão aderência ainda melhor. Opcionais como Porsche Active Suspension Management (PASM), coxins dinâmicos do motor, Porsche Torque Vectoring (PTV) e rodas de 20 polegadas garantem excelente dirigibilidade. O PTV, disponível em conjunto com o PASM, integra o bloqueio do diferencial traseiro com frenagens em rodas selecionadas e adiciona função ao Porsche Stability Management (PSM). Uma nova direção eletromecânica proporciona respostas mais precisas ao motorista e atua de maneira a facilitar ao condutor a estabilização do carro em pisos com diferentes níveis de aderência. Como antes, os discos de cerâmica (Porsche Ceramic Composite Brake, PCCB) estão disponíveis como opcionais.
O novo Boxster é o carro esporte mais leve de sua categoria, pesando 35 kg menos que a geração anterior. O corpo do veículo foi completamente redesenhado: mais de 46% em alumínio, com o aço sendo usado apenas onde é indispensável. A capota possui uma lona especial para tornar o habitáculo mais silencioso e pode ser aberta ou fechada a até 50 km/h em menos de nove segundos. Com a nova chave do veículo, o teto pode ser operado à distância com o carro estacionado.O interior do Boxster foi completamente redesenhado, com linhas influenciadas pelo Carrera GT. O console central elevado para a frente, com seu estilo de competição e acesso rápido aos comandos, dá ao motorista a sensação de estar mais integrado ao ambiente. A configuração dos botões de comando permite operações rápidas e intuitivas. Novos assentos esportivos com posição 5 mm mais baixa e mais espaço para as pernas (25 mm a mais) dão ao motorista e ao passageiro mais conforto e bom suporte lateral.
Os novos Boxster e Boxster S podem ser vistos e adquiridos nos showrooms da Stuttgart Sportcar em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre e nos da Eurobike em Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário