sexta-feira, 10 de agosto de 2012

NOVO CITROEN C3: TRAZ AS ESTRELAS ATÉ VOCÊ!

Avaliação: ROBERTO COSTA

Depois de comercializar mais de 240.000 unidades no Brasil e 3.600.000 unidades MUNDO do modelo C3 a Citroen partiu para o desenvolvimento de uma nova geração mais moderna e bonita e para isto utilizou suas instalações em Campo Real, Rio de Janeiro, como plataforma mundial de desenvolvimento do seu “Compacto Premuim”.Assim, depois de três anos de trabalho com exclusividade de uma equipe composta por 450 técnicos,  um investimento total de R$ 450 milhões, e muita pesquisa  chegou a hora de aparecer e encarar um dos seguimentos de mercado mais disputados e também que mais cresce no Brasil. Tal lançamento denota tamanha importância que em seu discurso de apresentação Carlos Gomes, Presidente do Grupo PSA – Peugeot Citroen para o Brasil e América do Sul, deixou claro que as dificuldades que o mercado Europeu em queda e as implicações na empresa não influenciarão em nada no plano de investimentos previstos para os próximos anos que prevê diversos lançamentos sendo o novo C3 a alavanca inicial para que tais objetivos  sejam plenamente alcançados.

O Novo Citroen C3 chega com missão de alavancar as vendas da fabricante que somente em 2011 colocou no mercado brasileiro 82.000 unidades  gerando um excelente nível de fidelidade entre seus adquirentes e forçando cuidados especiais tais como revisões com preço fixo e peças, mesmo totalmente novas, fossem trabalhadas para se manterem no mesmo patamar de mercado. Um dos exemplos emblemáticos  é o novo pára-brisa dianteiro que embora bem maior e mais sofisticado continua custando o mesmo que o modelo anterior. Tal esforço já valeu ao Citroen C3 o título de líder no Índice de Reparabilidade (pesquisa feita pelo Cresvi para medir os custos de manutenção) entre todos os modelos de seu nicho no Brasil tendo também sido agraciado com selo “A” de consumo pelo Imetro para a motorização 1.5 Fles por seu baixo consumo.

Ao primeiro contato com o Novo C3 é impossível não notar seu pára-brisa “Zenith” de grandes proporções que oferece aos passageiros uma visibilidade até então desconhecida já que começa ainda no teto e extende-se até ao capô do motor em um ângulo acentuado lhe conferindo beleza e aerodinâmica. Internamente um forro corrediço deixa a critério dos passageiros a quantidade de luminosidade e visibilidade externa desejada. Completam o conjunto novos faróis que englobam lanternas com leds, a grade frontal com a assinatura da marca e a entrada de ar para o radiador que são inovadoras e atualizam os conceitos da marca.


No perfil linhas modernas e atraentes porém suaves com destaque para as quatro amplas portas com grande raio de abertura que facilitam a entrada de passageiros mesmo de grande estatura,além das molduras cromadas sob as janelas, os grandes retrovisores, e as bonitas rodas de liga-leve com desenho inédito. Visto por traz nota-se linhas levemente curvas que abrem espaço para o porta-malas de tamanho razoável,um spoyler que agrega o break ligth, lanternas na cintura de boa visibilidade e um grande pára choque envolvente completando o conjunto. São oferecidas sete opções de cores: Blanc Banquise (Branco sólido), Blanc Nacré (Branco perolizado), Bleu Borrasque (Azul), Gris Aluminium (Prata) Gris Grafito ( Grafite), Noir Perla-Nera (Prêto) e Rouge Rubi (Vermelho).


No interior Bancos envolventes “abraçam” seus ocupantes com muito conforto para quatro ocupantes havendo prejuízo se houver um terceiro atrás mas nos dois casos com bom espaço para as pernas além de boa altura do teto que certamente agradará os mais altos. O volante de direção traz uma variação sobre o padrão Citroen Classico mas com bom tamanho e boa pega além de não atrapalhar a visualização do moderno, bonito e completo painel de instrumentos. Os três grandes relógios do painel tem informações fáceis de serem consultadas.Ao centro em posição de destaque está a tela do GPS com as grandes saídas do ar condicionado digital e mais abaixo teclas para acionamento de diversos acessórios, sistema de som e úteis porta-objetos que se estendem pelo console.

Duas motorizações estão a disposição do Novo Citroen C3:
MOTOR 1.5i FLEX: Desenvolvido e produzido no Brasil para atender às demandas específicas da América Latina. Este o novo motor de quatro cilindros, bloco e cabeçote de alumínio, oito válvulas e 1,5 litro é um projeto moderno, que atende prontamente às normas de emissões mais avançadas, como Euro 5 e PL6.A concepção do projeto levou em conta o ganho de eficiência, representada pelo melhor desempenho, menor consumo de combustível e emissões reduzidas. Este conjunto faz o motor 1.5i Flex desenvolver 93 cv de potência máxima com etanol, a 5.500 rpm.

A segunda e mais sofisticada opção é o MOTOR 120 VTi FLEX START que oferece 122 cv a 5.800 rpm e um torque máximo de 161 Nm a 4.000 rpmcom etanol e já com tecnologia Flex Start que elimina o reservatório de gasolina (‘’tanquinho’’) do compartimento motor, não havendo, portanto, necessidade de colocar gasolina para auxiliar na partida a frio. Desenvolvido pela Bosch, o Flex Start é um sistema de gerenciamento eletrônico que controla toda operação de aquecimento do combustível.O sistema Flex Start permite a partida do motor em baixas temperaturas mesmo quando abastecido com combustível contendo entre 85% e 100% de etanol.

DIRIGINDO O NOVO CITROEN C3
No percurso urbano de Brasília onde Autos&Máquinas avaliou o Novo Citroen C3  em suas duas versões a sensação sentida é que faltou espaço para que suas reais características fossem notadas. No pára e anda se mostrou sempre disposto, especialmente na versão equipada com motor 120 VTi Flex Stat, sem a necessidade de constantes trocas de marchas ou grandes aceleradas na hora de fugir do trafego. Em curvas mesmo acentuadas o comportamento dinâmico foi excelente apesar de ser um modelo bastante confortável não adernando nas curvas e mantendo o raio ideal sem qualquer dificuldade. Os câmbios manual de cinco velocidades e automático com troca de marchas possíveis através de “Paddles Schifts” instalados na coluna da direção mostraram-se eficientes com relações de marchas bem definidas e engates rápidos e precisos.É bastante confortável e facilmente se encontra a posição ideal para dirigir com uma hegonômia que onde facilmente se encontram os comandos.
Mas, queiram ou não, o pára-brisa Zenith faz com que passageiros ou pedestres imaginem rumarem para um belo por sol ou uma deliciosa lua dourada e tudo sem precisar deixar de curtir o volante de um moderno automóvel.



Nesta primeira avaliação foi possível notar que o Novo Citroen C3 tem tudo para agradar a seu publico alvo que segundo o fabricante, tem espírito jovem é antenado com os últimos lançamentos e gosta de muita tecnologia embarcada. Pára isto chega bem armado e com muita munição para encarar a concorrência seja nacional (inclusive Mercosul), Mexicanos, Europeus e Asiáticos de qualquer procedência, mas o grande juiz é mesmo o mercado que brevemente vai dar seu parecer.



PREÇOS SUGERIDOS PARA O NOVO CITROEN C3 SÃO:

ORIGINALE 1.5 R$ 39.990,00 - Não contém o pára-brisa Zenith
TENDENCE  1.5 R$ 43.990,00
EXCLUSIVE 120 VTi R$ 49.990,00
EXCLUSIVE 120 VTi AUTOMÁTICO R$ 53.990,00.


GALERIA DE FOTOS:






Nenhum comentário:

Postar um comentário