Apesar de não participar mais das duas categorias mais
importantes do automobilismo mundial, a Fórmula 1 e o Mundial de Rally WRC, a
Ford mantém um vasto programa de competição, através da Ford Racing.
O Motorsport da Ford continua
participando das mais diversas categorias internacionais como a NASCAR, com
Fusion e Mustang, a NHRA, com Mustang Funny, a GRAND-AM, com Focus, a ST-R
América, com o Fiesta de Rally, BITD off-road, com a picape F-150, CTCC, com o
Focus e o campeonato Supercar V-8, com o Falcon.
Todos os veículos mencionados
são equipados com a gama de motores EcoBoost, de 3, 4 e 6 cilindros e contam
com o suporte técnico e financeiro da Ford Motor Company. Com a nova
identificação visual o objetivo é uniformizar a aparência dos carros Ford
envolvidos em competição com um novo design que os distingue dos demais pela
enorme faixa preta e azul que corre ao longo do comprimento dos veículos, bem
parecidas com as do Mustang Cobra.
Os carros de corrida 2013 já contarão com o novo distintivo azul e preto,
identificador da marca. O novo Fusion, por exemplo, que estreia na série
NASCAR Sprint Cup na Daytona 500, já estará com o novo design que proporciona
uma conexão visual em todos os lugares onde carros Ford participam de corridas,
ao redor do mundo.
A história da Ford Racing antecede a criação da própria empresa. Henry Ford,
começou a mostrar as qualidades de seus produtos através de competições que
disputou e venceu, em 1901. Esse marketing gerou interesse de empresários pelo
empreendimento que ele estava tentando construir.
O modelo “999”, de 1901, já era um marco histórico nas pistas. Depois veio a
geração do Ford GT40, que venceu os desafios de Le Mans, na década de 1960 e os
grandes resultados do motor Ford/Cosworth na Fórmula 1.
Essas sementes deram frutos e a Ford não parou de correr. Hoje, disputa provas
de carros esportivos, caminhões, fora-de-estrada, provas de arrancada, picapes
e, ultimamente, até mesmo de esportes de ação com derivação para o rallycross.
Nenhum comentário:
Postar um comentário