O ato de conduzir o automóvel tem permitido a introdução de tecnologias que fortalecem o conforto e a segurança para o motorista. E o ano de 2012 permitiu ampliarmos essa percepção junto aos modelos que foram apresentados em nosso mercado.
É cada vez mais comum encontrarmos no mercado brasileiro veículos que oferecem câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, sensor de chuva e até mesmo o farol alto automático (quando o veículo identifica que na direção contrária vem um outro veículo, o automóvel automaticamente baixa o farol).
O controle eletrônico de estabilidade e tração, associado aos freios ABS, aumenta a segurança em curvas e manobras. O controle automático de velocidade em descidas faz parte do arsenal de novas tecnologias que foram apresentadas com a Nova Ranger, por exemplo, desenvolvidas especificamente para aplicação em picapes.
Itens como direção com assistência elétrica, sistema de monitoramento de pontos cegos e tráfego cruzado, auxiliar de manutenção na faixa de rolamento, piloto automático com alerta de colisão e sistema de estacionamento automático são exemplos de como o uso de sensores está transformando a experiência de dirigir.
O monitoramento de pressão dos pneus e o espelho retrovisor eletrocrômico são itens adicionais de segurança. Atualmente já é possível o acesso e partida do veículo sem o uso da chave, basta que a mesma esteja, por exemplo, no bolso da sua camisa, para que o veículo reconheça sua presença e permita seu acesso.
O ganho de espaço no interior do veículo e sua estética tiveram um reforço com o freio de estacionamento elétrico, onde uma simples tecla mantém o veículo firme. Os retrovisores com rebatimento elétrico e o fechamento automático do porta-malas permitem mais funcionalidade. Um movimento específico do pé embaixo do porta-malas do Volkswagen CC é o bastante para abrir a tampa do porta-malas. A interface entre o homem e a máquina é feita por um sensor de proximidade na área do para-choque, capaz de reconhecer uma rápida movimentação da perna.
O ano de 2012 vai começando a aparecer por completo no retrovisor, mas ainda é possível ampliarmos nosso ângulo de visão, como aconteceu com o Novo C3 e seu para-brisa Zenith. Um desenvolvimento técnico apurado que permitiu a expansão do comprimento do para-brisa de 990 mm para 1.350 mm, o que possibilitou um inédito aumento do ângulo de visão em 80°. Como uma bolha de vidro, o para-brisa Zenith permite ao motorista e ao passageiro uma percepção inédita do meio ambiente, proporcionando uma experiência sensorial inédita.Uma proeza tecnológica, que oferece uma verdadeira visão em alta definição, sem limites.
MECÂNICA ONLINE
Dois dos principais prêmios automotivos brasileiros anunciaram seus vencedores. O primeiro foi o prêmio TOP CAR TV 2012 que teve entre os vencedores o Volkswagen Gol, Fiat Grand Siena, Chevrolet Cruze Sport6, Audi A1, Nova Ford Ranger, Novo Ford EcoSport e Grace Lieblein, presidente da General Motors do Brasil.
Já a premiação da ABIAUTO – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva, com seu prêmio Imprensa Automotiva 2012 elegeu o Chevrolet Onix, Ford EcoSport, Chevrolet Spin, Novo Ford Fusion e a Nova Ford Ranger. Destaques para o Chevrolet Onix – Carro Imprensa Automotiva 2012 e a Honda NC 700X – Moto Imprensa Automotiva 2012.
Sucesso desde seu lançamento, o livro-reportagem - O Cotidiano da Espera, do jornalista Gustavo Queiroz, retrata em estilo jornalismo gonzo o dia-a-dia do caminhoneiro na estrada, em uma incrível jornada que parte do Mato Grosso até o Porto de Paranaguá (PR). Aquisições de exemplares nos sites das livrarias Cultura, Saraiva e até mesmo da Amazon.
O museu móvel da Audi em Ingolstadt está com uma prévia do futuro da mobilidade. A exposição especial “Audi lab future: mobility”, que ocorrerá entre os dias 6 de dezembro de 2012 e 17 de março de 2013, visa mostrar as iniciativas da marca nas áreas dos futuros motores, energias e urbanização. As exposições mostram os sistemas de acionamento e combustíveis do futuro e também soluções de mobilidade para as metrópoles mundiais.
Desde o dia 7 de dezembro, todos os automóveis JAC Motors vendidos no Brasil, que compõem uma frota de cerca de 45 mil unidades passam a obedecer um novo – e simplificado – plano de manutenção para as revisões. A principal alteração será a eliminação das atuais revisões de 5.000, 15.000, 25.000 km (e, assim, sucessivamente). Os carros de passeio vendidos daqui pra frente, naturalmente, incluindo o lançamento J2, também seguirão esse novo padrão.
Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário