Há seis novidades entre os pilotos do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil na
última etapa de 2012, cujos treinos começaram no autódromo de Interlagos, em
São Paulo, nesta quinta-feira. Três competidores estreiam na Porsche Challenge,
dois mudam de categoria e um está de volta. Essas movimentações e as disputas
pelos vice-campeonatos são os grandes destaques das provas deste fim de semana,
que terão a companhia da Corrida do Milhão da Stock Car.
Tom Brandão, participante dos eventos do Porsche
Club do Brasil, é um dos estreantes da Porsche Challenge. O paulista, que
correu de kart nos anos 1990, busca compreender o comportamento dos 911 GT3
Cup. "O grosso do meu trabalho nos treinos livres é tentar entender um
pouco melhor o carro e saber até onde ele vai. Como não há auxílios eletrônicos
de pilotagem, como ABS e controle de tração, o piloto precisa guiar o carro de
uma maneira mais redonda", disse. Tom está animado para estrear:
"Estou nas nuvens. Fui dormir ontem com sorriso de orelha a orelha. Acho
que hoje dormirei com um sorriso maior ainda".
Rodolfo Toni também estreia na Challenge depois de conseguir bons resultados nos eventos do Porsche Club do Brasil, disputados com os carros de rua da marca. Nas pistas, suas únicas experiências anteriores aconteceram neste ano: duas provas do Audi DTCC e duas da Volvo Cup, nas quais obteve um terceiro e um quinto lugares. Sobre o Porsche GT3 Cup, declarou: "É um carro totalmente diferente de todos os outros que pilotei. Meu maior desafio vai ser acostumar com o câmbio, que é muito preciso e exige um movimento bem sincronizado nas reduções de marcha". Rodolfo e Tom são amigos e criaram uma disputa "particular e exclusiva", segundo eles: quem terminar atrás (ou abandonar primeiro) vai pagar um jantar para o outro.
Rodolfo Toni também estreia na Challenge depois de conseguir bons resultados nos eventos do Porsche Club do Brasil, disputados com os carros de rua da marca. Nas pistas, suas únicas experiências anteriores aconteceram neste ano: duas provas do Audi DTCC e duas da Volvo Cup, nas quais obteve um terceiro e um quinto lugares. Sobre o Porsche GT3 Cup, declarou: "É um carro totalmente diferente de todos os outros que pilotei. Meu maior desafio vai ser acostumar com o câmbio, que é muito preciso e exige um movimento bem sincronizado nas reduções de marcha". Rodolfo e Tom são amigos e criaram uma disputa "particular e exclusiva", segundo eles: quem terminar atrás (ou abandonar primeiro) vai pagar um jantar para o outro.
Zé Ricardo Viana também é novato na Challenge. O Porsche é o carro mais veloz
com o qual ele já correu. "Nunca havia guiado um carro de corrida tão
rápido", afirmou. "Fiz testes em algumas outras categorias, disputei
algumas temporadas do Mini Challenge, andei de Stock Jr, mas nada com uma
tração tão forte, com motor com 420 cavalos. O carro é uma delícia de se guiar,
é muito na mão, equilibrado. A dificuldade agora é de se fazer parte dele, de
virarmos uma coisa só."
Ipe Ferraiolo é a novidade da categoria Cup. O carioca corria na Challenge, onde venceu uma corrida em 2011 (sua primeira na categoria) e duas em 2012. "Na Challenge, eu corria pressionado para vencer. Aqui, isso não vai existir. A pressão vai ser bem menor". Ferraiolo descarta a possibilidade de repetir o desempenho de sua estreia na Challenge em 2011, em Jacarepaguá (fez a pole position, venceu de ponta a ponta e fez a melhor volta): "Tem muitos pilotos experientes na Cup. Vou fazer o melhor possível". Outro que muda de categoria nesta etapa é Otávio Mesquita, que correrá na Challenge neste fim de semana. Mesquita pilotou o 911 GT3 com motor de 420 cv entre 2008 e 2010, quando este era o carro da categoria mais potente. A experiência acumulada nesses três anos poderá atenuar a ausência nos treinos livres desta quinta-feira.
Ipe Ferraiolo é a novidade da categoria Cup. O carioca corria na Challenge, onde venceu uma corrida em 2011 (sua primeira na categoria) e duas em 2012. "Na Challenge, eu corria pressionado para vencer. Aqui, isso não vai existir. A pressão vai ser bem menor". Ferraiolo descarta a possibilidade de repetir o desempenho de sua estreia na Challenge em 2011, em Jacarepaguá (fez a pole position, venceu de ponta a ponta e fez a melhor volta): "Tem muitos pilotos experientes na Cup. Vou fazer o melhor possível". Outro que muda de categoria nesta etapa é Otávio Mesquita, que correrá na Challenge neste fim de semana. Mesquita pilotou o 911 GT3 com motor de 420 cv entre 2008 e 2010, quando este era o carro da categoria mais potente. A experiência acumulada nesses três anos poderá atenuar a ausência nos treinos livres desta quinta-feira.
O piloto que volta é Fernando Barci, que retorna à Challenge depois de quase um
ano. Trata-se do vencedor da
centésima prova da história do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, disputada em Buenos Aires, na Argentina, em 2010, e
vice-campeão da temporada de 2011. "Fiquei o ano inteiro fora morrendo de
vontade de correr. Farei essa corrida e tentarei arrumar patrocínio para o ano
que vem", declarou. "De alguma coisa terei de correr em 2013, nem que
seja de rolimã, velocípede",
brincou.
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