terça-feira, 22 de outubro de 2013

CONVERSA DE PISTA por WAGNER GONZALEZ


Wagner Gonzalez
No Distrito Federal o trânsito é caótico, os carros de mortais comuns não impressionam fanáticos por uma boa gasolina verde e a cidade hoje estava tomada por policiais de tropas de choque, consequência de mais um protesto. Nem por isso a "Pana" tem menos encanto aqui no México: o fato que o Studbaker Comannder vencedor das edições de 2009/10/11 aparece novamente entre os favoritos e foi escolhido para a estréia de Memo Rojas na competição mais tradicional do automobilismo local mostra bem a importância da Carrera Panamericana, evento que acontece pelo 26º ano consecutivo. Tri-campeão das 24 Horas deLe Mans, Rojas traz no currículo algo ainda mais caro para os entusiastas da prova: 25 anos atrás, em 1988, o vencedor foi um certo Guillermo Rojas. Tido como o piloto mexicano mais bem sucedido no estrangeiro, Memo desconversa quando um fã lhe pergunta se está sob pressão para repetir o feito do pai:
"Que nada, encaro minha estréia na Pana como uma homenagem ao meu pai e a oportunidade de reencontrar muita gente que me apoiou no passado, mesmo porque há cinco anos não disputo uma corrida em meu país. Obviamente meu pai me deu alguns conselhos sobre as manhas desta prova, mas também mostrou que confia no meu taco e sabe que tenho o maior respeito pelas características e dificuldades desta competição única."
Nesse tempo todo Memo já descobriu que o velho sedan se comporta bem diferente dos modernos GTs e Protótipos que ele pilota nos Estados Unidos.
"A maior diferença é a atenção necessária para reduzir a velocidade. O peso elevado e a falta de pressão aerodinâmica dificultam as freadas, tenho que freiar muito antes do que faço a bordo de um protótipo. Em curvas de baixa até que é tranquilo, mas nas de média e alta velocidades a gente sente bem esse comportamento diferente.
A largada da Carrera Panamericana acontece quinta-feira em Veracruz e termina dia 31 em Zacatecas. Até lá serão cerca de 3000 Km de percursos por estradas mexicanas misturando trechos de deslocamento e provas contra relógio em trechos fechados ao trânsito normal. a lista de inscritos beira 80 duplas da América do Norte, Austrália e Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário