Forte, robusto e
resistente para encarar o trabalho severo das vias fora de estrada, o caminhão
extrapesado Atron 2729 6x4 da Mercedes-Benz foi adquirido pelo Ministério do
Desenvolvimento Agrário (MDA) para apoio à agricultura familiar. O órgão
adquiriu 2.884 unidades, que estão sendo entregues, nas versões caçamba e
caminhão pipa, a diversos municípios de pequeno porte, especialmente de regiões
afetadas pela seca. Além do
grande volume de caminhões, o MDA também está distribuindo retroescavadeiras,
motoniveladoras e pás carregadeiras para as cidades, dentro dos investimentos
da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2). Os veículos e
máquinas são utilizados na abertura e melhoria de estradas, execução de obras e
armazenamento de água, entre outras finalidades. Isso diminui os efeitos da
estiagem e melhora o transporte na zona rural, incentivando a agricultura
familiar e a permanência do agricultor no campo.
O Atron 2729,
como todo caminhão da linha Mercedes-Benz, destaca-se também pela avançada
tecnologia BlueTec 5, que propicia reduzido consumo de combustível e maiores
intervalos para troca de óleo e manutenção, resultando em menor custo
operacional e maior rentabilidade para a atividade de transporte.Com 26.000 kg de Peso Bruto Total – PBT, o
extrapesado Atron 2729 6x4 com cabina avançada é indicado para múltiplas
aplicações em condições severas fora de estrada. Ele é oferecido ao mercado nas
versões basculante e betoneira, para construção civil e mineração, e também na
configuração plataforma, para os setores canavieiro e madeireiro.
O trem de força
do Atron 2729 é um destaque à parte, totalmente formado por agregados
Mercedes-Benz: motor eletrônico OM 926 LA; câmbio G-181 de 9 marchas, com
sistema de engate de duplo H, que assegura melhor desempenho, mais conforto e
facilidade de operação; e dois eixos traseiros de tração HD-4 com capacidade
para 10 toneladas cada um. Além
de econômico e ecológico, o OM 924 LA com tecnologia BlueTec 5 oferece força e
excelente desempenho. A elevada potência de 286 cv a 2.200 rpm assegura
acelerações mais rápidas e maiores velocidades médias. Já o torque de 1.120 Nm,
entre 1.200 e 1.600 rpm, resulta em melhores arrancadas e retomadas de
velocidade, agilizando o transporte. Outro grande benefício derivado do BlueTec
5 é que os motores da linha Atron têm intervalos de troca de óleo ampliados,
podendo chegar a 75.000 km, o que reduz os custos operacionais e aumenta a
disponibilidade do caminhão.
O freio-motor Top
Brake é item de série nos caminhões Atron, oferecendo mais segurança, menor
consumo de combustível, maior velocidade média e maior durabilidade dos
componentes do sistema de freio e dos pneus. A versão basculante possui tomada de força no câmbio, dispensando a
necessidade de adequação por terceiros na instalação da caçamba. O chassi com
longarinas duplas reforça a robustez e resistência, tornando o veículo ideal
para as condições severas de trabalho.
A partir de 2014,
a Mercedes-Benz irá incorporar mais novidades e vantagens aos caminhões Atron.
O freio ABS passará a ser item de série, ampliando a eficiência de frenagem e
contribuindo para uma maior durabilidade dos componentes do sistema de freio.
O interior da
cabina do 2729, bem como de todos os caminhões Atron, sobressai por sua
simplicidade e pelas novas cores nos revestimentos e bancos. Com novo painel de
instrumentos, novo volante de melhor empunhadura, bancos confortáveis e
ergonômicos, o Atron proporciona praticidade para o dia a dia de trabalho.
Dispõe de chave com imobilizador, sistema que oferece uma proteção extra contra
furtos e proporciona segurança para o motorista, o veículo e a carga. O painel
de instrumentos, com computador de bordo e tecla de navegação, é extremamente
prático e funcional, oferecendo melhor visualização e simplificando o uso pelo
motorista. Outra vantagem muito importante é que ele traz funções que auxiliam
o condutor a operar o veículo de uma forma mais econômica, como, por exemplo, a
indicação do consumo de combustível instantâneo do veículo, expresso em km/l.
Nenhum comentário:
Postar um comentário