O próximo fim de semana (19 e 20) vai marcar o encerramento da temporada 2013 do DTM. O cenário da batalha final do campeonato será Hockenheim, circuito que também sediou a prova de abertura, em maio. A tradicional pista alemã é bastante favorável a Augusto Farfus, que fecha sua participação como um dos grandes destaques apenas em seu segundo ano na categoria. O curitibano tem ótimo retrospecto em Hockenheimring, já que conquistou o terceiro lugar na derradeira prova de 2012 e venceu a disputa que abriu o certame deste ano. Desta forma, o piloto do Team RBM chega muito confiante para assegurar mais um triunfo e se consolidar de vez como o maior vencedor de 2013. Além disso, Farfus tem uma motivação extra: levar a BMW ao título do campeonato dos construtores e o Team RBM ao topo entre as equipes do campeonato.
A luta pelo título entre os pilotos já está definida. Mike Rockenfeller, do
Audi Team Sport Phoenix, assegurou a taça por antecipação depois de cruzar a
linha de chegada em segundo na nona e penúltima prova da temporada, disputada
em Zandvoort, Holanda. Por sua vez, Augusto, que venceu três corridas em 2013,
sendo uma delas no circuito neerlandês, também garantiu o vice-campeonato de
maneira antecipada, sacramentando uma grande performance, sobretudo na metade
final da temporada.
Mas o campeonato dos construtores, que reúne Audi, BMW e Mercedes, ainda está longe de ser definido. Há um equilíbrio muito grande, sobretudo entre as montadoras que protagonizaram a temporada no certame de pilotos. No momento, a Audi ocupa a primeira colocação e soma 325 pontos, contra 317 da BMW. A Mercedes, fora da luta pela taça, tem 239. Já a disputa pelo título do campeonato das equipes está ainda mais acirrada. A Audi Sport Team Phoenix, de Rockenfeller e Miguel Molina, tem 151 pontos, apenas três a mais em relação ao BMW Team RBM, de Farfus e Joey Hand.
A principal arma dos bávaros para conquistar os outros títulos em jogo em 2013
é justamente Farfus. Reconhecido pelo grande desempenho em Hockenheim, o brasileiro
vê nesta última prova do ano mais uma chance para triunfar e ser o
elemento-chave da BMW na decisão contra a Audi em Hockenheim.
Para este fim de semana, a prova de encerramento da temporada terá 42 voltas pelo traçado de 4.574 metros. O cronograma prevê a realização do shakedown de 15 minutos no fim da tarde de sexta-feira. O único treino livre, com 90 minutos de duração, e o treino classificatório, serão disputados no sábado, enquanto a última corrida de 2013 está prevista para ter largada às 10h (horário brasileiro de verão) e terá transmissão ao vivo pelo canal por assinatura BandSports.
Augusto Farfus:
"Será bom voltar a Hockenheim, um lugar muito importante para mim, onde
venci no começo do ano e, obviamente, espero que possamos fechar a temporada da
mesma forma. Embora o campeonato de pilotos já esteja definido, sigo motivado e
comprometido em buscar outros dois títulos: o de construtores e também o das
equipes, que são muito importantes para nós. Como será nossa última corrida por
um longo tempo, quero aproveitar bastante, me divertir, e lutar com tudo para
conquistar mais um ótimo resultado para fechar esse 2013 de maneira especial
para nós."
Programação para etapa de Hockenheim (horários de Brasília):
Sexta-feira (18):
12h45 às 13h00 - Shakedown
Sábado (19):
4h05 às 5h35 - Treino livre
9h40 às 10h50 - Classificação
Domingo (20):
10h (horário brasileiro de verão) - Corrida (42 voltas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário