A PSA Peugeot Citroën apresentou, em São Paulo, pela
primeira vez na América Latina, a tecnologia Hybrid Air, uma solução full
hybrid que une um motor térmico com um sistema hidráulico acionado por ar
comprimido. Para a apresentação no Brasil, está no país o Chefe do Projeto
Mundial Hybrid Air, Karim Mokaddem, e foi trazida da França uma das duas
maquetes em escala real existentes no mundo usadas para a demonstração do
sistema. A maquete, que utiliza como base um Citroën C3, está sendo exibida em
apresentações realizadas pelo Grupo PSA e a Bosch – parceira no desenvolvimento
da tecnologia – para jornalistas, fornecedores, representantes de entidades
públicas e do Governo Federal. O Presidente da Bosch Latin America, Besaliel
Botelho, e o Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Design América Latina da
PSA Peugeot Citroën, François Sigot, também participaram da explicação do
sistema.
A tecnologia Hybrid Air, única no mundo, foi desenvolvida
pela PSA Peugeot Citroën em colaboração com a Bosch e revelada mundialmente
este ano. Ela segue os objetivos do Grupo PSA de atender os desafios mundiais
referentes às emissões de gases de efeito estufa e a redução de poluentes e
propor aos clientes carros equipados com uma tecnologia híbrida completamente
nova e acessível para a grande maioria em termos de preço e desempenho
O Hybrid Air representa desempenho com baixo consumo –
cerca de 34 km/l (2,9l/100km) e ausência de baterias adicionais, para uma
agressão ambiental ainda mais reduzida -- 69g/km de CO2 e reciclagem facilitada
--, um preço mais acessível e um espaço a bordo preservado. Esta tecnologia
revolucionária é particularmente adaptada aos modelos dos segmentos B (carros
compactos) e C (carros médios). Com ela, é possível uma diminuição de 45% do
consumo de combustível na cidade de um carro compacto em relação a um com motor
a gasolina equivalente.
A tecnologia Hybrid Air baseia-se na associação de várias
tecnologias extensivamente comprovadas e testadas: uma motorização a gasolina,
um sistema de armazenagem de energia sob a forma de ar comprimido, um conjunto
composto de dois motores-bombas hidráulicas e uma transmissão automática que
trabalha com um conjunto de engrenagem epicicloidal.O sistema possui uma
central de controle inteligente que adapta o modo de operação para comandos do
motorista e eficiência de energia em três modos diferentes:
Air (ZEV – Zero Emission Vehicle) – ativo até 70 km/h
Gasolina .Combinado – o mecanismo com ar comprimido
contribui como boost em acelerações e retomadas
Hybrid Air –
Princípio de funcionamento
O Hybrid Air combina duas energias para atingir o melhor
rendimento de acordo com diferentes situações: o ar comprimido vai assistir o
motor a gasolina, até mesmo substituí-lo, para levá-lo aos pontos de
funcionamento mais eficientes durante as fases transitórias – acelerações e
arrancadas.Essa tecnologia utiliza alguns componentes novos no universo
automotivo, mas que já foram amplamente comprovados em outros setores, como a
aeronáutica. O Hybrid Air é constituído por:
um reservatório de energia que contém ar comprimido,
disposto sob a carroceria, no túnel central;
um reservatório de baixa pressão, situado na altura da
travessa da suspensão traseira e que serve de vaso de expansão;
um grupo hidráulico composto por um motor e uma bomba,
instalado sob o capô, na transmissão.
Essa última é composta por um conjunto epicicloidal
automatizado para gerenciar a repartição entre as duas energias, que substitui
o câmbio mecânico e oferece a possibilidade de automatizar a troca de marchas.
O motor térmico é um três cilindros a gasolina de última
geração. Ele dispõe das mais modernas tecnologias: otimização do peso e do
tamanho em função da maior integração possível dos componentes, redução dos
atritos internos mediante a utilização de um revestimento especial,
gerenciamento térmico para um aumento mais rápido da temperatura etc.O Hybrid
Air apresenta, assim, a vantagem de ser compatível com a plataforma
existente em benefício da habitabilidade, da modularidade e do volume do
reservatório de gasolina, que se mantêm inalterados.
Três modos: Air (ZEV), Gasolina e Combinado
O computador vai pilotar as duas fontes de energia para
obter o melhor rendimento possível em função da situação. A passagem entre os
três modos disponíveis ocorre de maneira totalmente transparente para o
condutor.No modo Air (ZEV), apenas a energia contida no ar comprimido faz o
veículo avançar. Ao se dilatar, o ar ocupa um espaço cada vez maior no
reservatório de energia e desloca um volume de óleo correspondente. O óleo é um
vetor de energia que alimenta o motor hidráulico acoplado ao trem epicicloidal.
Com o motor térmico desligado, o veículo se desloca sem consumir gasolina nem
emitir CO2. Esse modo tem sua melhor expressão na circulação urbana.
No modo gasolina, apenas o motor de três cilindros a gasolina
1.2 VTi equipa o veículo. Esse motor se beneficia das últimas tecnologias para
obter, em comparação com a geração precedente, um peso reduzido de 21 kg,
atritos diminuídos em 30% e com um gerenciamento térmico evoluído para atingir
mais rapidamente a temperatura de funcionamento ideal. Esse modo é
particularmente adaptado para estradas e autoestradas, com velocidade
estabilizada.
No modo Misto, os motores a gasolina e hidráulico
funcionam conjuntamente para deslocar o veículo, em proporções ajustadas em
função da situação, a fim de atingir o consumo ideal. Flexível, o Hybrid Air
pode alimentar o motor hidráulico a partir de duas fontes. Enquanto a
quantidade de energia contida no reservatório de ar comprimido se mostrar
suficiente para atender à demanda do condutor, o motor hidráulico funciona a
partir dessa fonte. Em seguida, se necessário, ele pode ser alimentado
diretamente pela bomba hidráulica. Esse modo se destina especialmente às fases
transitórias na cidade e na estrada (arrancadas, acelerações).
O reservatório de energia pode ser recarregado de dois
modos. Nas desacelerações (ao frear ou tirar o pé do acelerador), a redução da
velocidade não é obtida pela aplicação das pastilhas nos discos de freio, mas
pela resistência à compressão do ar nesse acumulador. A outra alternativa
consiste em fazer a recarga através da religação do motor térmico – nessa
situação, uma parte da energia produzida pela gasolina é utilizada para
comprimir o ar. Em ambos os casos, a capacidade energética máxima do acumulador
sob pressão é atingida rapidamente, em apenas dez segundos.
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