A Audi se mantém
invicta na temporada 2013 de protótipos. A equipe, comandada pela Audi Sport
Team Joest, venceu todas as cinco corridas realizadas até aqui no FIA World
Endurance Championship, além das 12 Horas de Sebring, nos Estados Unidos. Na
última prova, disputada em Austin, também nos Estados Unidos, a montadora
celebrou sua 100ª vitória na categoria geral de uma competição LMP. E na etapa
de Fuji, no Japão, marcada para o próximo fim de semana, a montadora pode
conquistar o título de construtores do FIA WEC com duas provas de antecipação.Foi
um amor à primeira vista. Mesmo o Japão ficando a nove mil quilômetros da sede
da Audi, na Alemanha, a forma como o time das quatro argolas foi recebido em
Fuji durante a passagem do WEC pelo circuito em 2012 foi inesquecível. Uma
massa de japoneses entusiastas do automobilismo receberam os pilotos e equipe
da Audi como se eles estivessem em casa. Pediram autógrafos durante todo o fim
de semana e torceram fervorosamente. Na arquibancada principal, um grupo de fãs
organizou um espetáculo acústico cujo ritmo e volume mais lembravam uma
apresentação de carnaval do que uma corrida de automóveis. O evento recebeu
mais de 50 mil espectadores durante aquele fim de semana.
Os pilotos da Audi que passaram parte de suas carreiras no Japão, ou que ainda
residem no país, contribuíram para a popularidade da equipe na terra do sol
nascente. Tom Kristensen pilotou no Japão durante quatro anos e Loïc Duval
correu no país até 2006 e ainda mora em Tóquio. Os dois, juntos de Allan McNish
- que viajava constantemente ao Japão como piloto de testes - lideram a
classificação de pilotos do FIA WEC com 33 pontos de vantagem após a terceira
vitória do ano, conquistada em Austin.E seus principais adversários na disputa pelo título são seus próprios
companheiros de equipe. André Lotterer mora na capital japonesa e está
envolvido com o automobilismo no país há 10 anos. Seu companheiro na pilotagem
do Audi R18 e-tron quattro #1, Benoît Tréluyer, também correu durante 12 anos
em terras nipônicas. Do time, apenas o suíço Marcel Fässler não tinha nenhuma
conexão com o Japão até a etapa de 2012 do FIA WEC em Fuji. Mas isso,
obviamente, não impediu os fãs de darem a ele, também, as boas-vindas da mesma
forma que fizeram com os demais pilotos.
Além de toda a atmosfera que envolve o evento em Fuji, existem fatos concretos
indicando que a corrida no Japão será uma das mais importantes da temporada. É
lá que a Audi pode conquistar, com duas rodadas de antecipação, o título
mundial de construtores do WEC. A vantagem da marca alemã sobre a Toyota é de
69 pontos e, nas duas provas que restam depois da etapa japonesa, serão apenas
52 em jogo. Dessa forma, terminar a corrida é o pré-requisito para garantir o
título antecipado. Mas há muito mais em jogo. Depois de ser derrotada em Fuji
na temporada 2012, a Audi quer que o R18 e-tron quattro cruze a linha de
chegada em primeiro neste ano. E terá pela frente o desafio de enfrentar dois
carros da Toyota na pista.
Tudo que acontece na pista de Fuji durante o próximo fim de semana, pode ser
acompanhado diretamente pelo site: www.audi-motorsport.com O app da Audi Sport, bem como as páginas da marca no Twitter e Facebook, constantemente
informações atualizadas.
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