Três protótipos
Range Rover Vogue Diesel híbridos completaram um exigente teste final de
engenharia, em uma jornada que atravessou 13 países em 53 dias, saindo de
Solihull, Reino Unido, até Mumbai, na Índia. Essa foi a primeira expedição de
carros híbridos pela Trilha da Seda, e uma das mais ousadas aventuras da Land
Rover.
As condições hostis da rota incluiram asfalto de má qualidade, trilhas
pelas areias do deserto em um calor de 43ºC, vários quilômetros em trechos de
lama e cascalho. Os carros ainda encararam travessias de rios, estradas
estreitas em altas montanhas parcialmente bloqueadas por rochas e o ar
rarefeito devido a altitudes de 5.500 metros.
Já o caótico trânsito da China e
Índia são testes extremos para homem e máquina.A Expedição Trilha da Seda 2013
foi o teste final de validação do Range Rover Vogue híbrido antes de ser
colocado em produção. Desde a fábrica da Land Rover em Solihull, no Reino
Unido, eles desbravaram trilhas através da França, Bélgica, Alemanha, Polônia,
Ucrânia, Rússia, Cazaquistão, Uzbequistão, Quirguistão, China (incluindo o
Tibet), Nepal e Índia. Toda essa distância foi percorrida para recriar a
lendária Rota da Seda, a primeira trilha de comércio que ligava a Ásia até a
Europa há mais de 2.500 anos.
Já perto da
remota cidade de Kashgar, noroeste da China, a expedição rumou em direção às
montanhas pela estrada Xinjiang-Tibet, onde nenhum veículo de fora do país
havia realizado o trajeto até então. Neste trecho os SUVs foram levados à
altitudes extremas de 5.300 metros acima do nível do mar.
Foram sete dias
consecutivos em altitudes entre 3.350 e 5.379 metros, condições em que o nível
de oxigênio no ar é reduzido de para 10%, tornando os movimentos mais dificeis
para o ser humano e para motores de combustão interna.O comboio Range Rover
Vogue continuou progredindo, sebeneficiando de seus motores elétricos, mesmo
carregado de cargas pesadascomo equipamentos para acampamento, comida, kits de
primeiros socorros e racks de teto carregados com pneus reserva e galões de
combustível.
Trechos de lama que seriam impensáveis para outros veículos híbridos
foram superados pelo Range Rover Vogue, com a perfeita combinação entre o motor
de 35kW com o propulsor TDV6 3.0 turbo-diesel, que entrega um consumo excelente
para um veículo tão espaçoso e potente. Em toda a jornada o Range Rover Vogue
híbrido fez uma média de 15,3 Km/l.Engenheiros de desenvolvimento da Land Rover
monitoraram de perto os três carros, mandando mais 300Gb de informações
técnicas recolhidas durante a viagem para o time de engenharia sediado em
Gaydon, no Reino Unido.
O objetivo da expedição não foi testar a
confiabilidade mecânica do modelo, mas para calibrar o software do motor e
transmissão, para garantir desempenho perfeito em todos os terrenos e extremas
temperaturas e altitudes.Alguns pequenos contratempos mostraram como a trilha é
dura. Foram 15 pneus furados entre os três Range Rover Hybrid e mais quatro nos
carros suporte, quatro rodas foram comprometidas por profundos buracos e quatro
parabrisas foram quebrados por pedras soltas na superfície.
O Diretor de
Híbridos e Elétricos da Jaguar Land Rover, Peter Richings, que esteve no
trajeto final entre Jaipur até Mumbai, disse: “A primeira expedição de um
híbrido diesel na Rota da Seda foi pioneira e ambiciosa ao cruzar Europa e
Ásia, o que seria impensável para a maioria dos outros veículos. Não importa
quão hostil foram as condições, o Range Rover Vogue híbrido as superou. Ao
desenvolver um veículo como esse, nosso objetivo era ganhar economia de
combustível e diminuir as emissões de CO2, sem comprometer as habilidades fora
de estrada de um Range Rover, seu espaço interno e refinamento. O sucesso desta
inesquecível expedição claramente mostra que alcançamos o nosso objetivo”.
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