Com clássicos inesquecíveis como o 356 e o 911, o
fabricante de carros esportivos Porsche tem cultivado uma reputação exclusiva
no mundo automotivo desde 1948. Durante as últimas seis décadas, a Porsche
desenvolveu, de maneira consistente, supercarros esportivos exclusivos, muitos
dos quais serão colocados à mostra no Porsche Museum até 17 de março de 2014,
como parte de uma exposição especial intitulada “60 years of super sportscars”
(sessenta anos de supercarros esportivos).
Certos modelos que nunca antes foram apresentados ao público fazem parte da
coleção de veículos exposta. Será possível admirar o primeiro 550 Spyder a ser
comprado por um cliente particular, um veículo que havia sido designado ao
piloto de corridas Kurt Ahrens em janeiro de 1955. Hoje, o motor do 550 Spyder
é tão legendário quanto o próprio veículo, e ficou conhecido como “motor
Fuhrmann” – homenagem a seu criador, o engenheiro da Porsche, Dr. Ernst
Fuhrmann. Esse motor de quatro cilindros opostos com quatro eixos do comando
suspensos é considerado um dos mais bem sucedidos da história da Porsche, e
também será incluído nesta mostra.
Outro supercarros esportivo legendário exposto é o 904 Carrera GTS. Um veículo
verdadeiramente versátil, que demonstrou suas características esportivas em
todos os terrenos de corridas, conquistando mais de trezentas vitórias desde
sua apresentação em 1963 até meados dos anos 1970. Os visitantes podem também
ficar entusiasmados com o único 911 Turbo RS existente no mundo. Esta unidade
especial é o único 911 Turbo a contar com a carroceria leve do Carrera RS, uma
modificação solicitada por um verdadeiro astro: o maestro Herbert von Karajan.
O 911 Turbo RS foi parar na história da música quando apareceu na capa do álbum
“Famous Overtures”, que ele gravou com a Orquestra Filarmônica de Berlim.
Outro carro de alta potência da exposição é o modelo de inovação tecnológica
mais conhecido da Porsche, que estava muito à frente da sua geração: o Porsche
959 S, desenvolvido a partir de um protótipo apresentado no Salão de Frankfurt
de 1983. O protótipo demonstrou ser tecnicamente viável e estabeleceu um
exemplo pioneiro para as futuras gerações de carros esportivos. O amplo número
de inovações e tecnologias é tão impressionante que o 959 marca o início de um
novo capítulo da história automotiva na mostra especial.
O 911 GT1 demonstrará mais uma vez que todo Porsche é um carro de corridas: em
uma série de homologação de pequena escala, formada por apenas 21 veículos, a
Porsche desenvolveu uma versão de estrada do GT1, usada pela primeira vez na 24
Horas de Le Mans de 1996. As especificações técnicas do 911 GT1 vem diretamente
das pistas de corrida.
O Porsche Carrera GT, apresentado pela primeira vez como protótipo no Salão do
Automóvel de Paris em 2000, completa esta mostra especial. Este supercarro
esportivo foi especialmente projetado para incorporar o caráter de um carro de
corridas dentro de um veículo de produção, proporcionando assim um máximo
prazer de dirigir. O design exclusivo foi também responsável por fazer com que
a Porsche desse uma olhada no novo milênio.
O Porsche Museum abre de terça-feira a domingo, das 9h00min às 18h00min. O
ingresso para o museu custa €8 para adultos e €4 para ingressos com desconto.
Para mais informações, visite www.porsche.com/museum
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