Entre as muitas inovações que a picape Strada da Fiat já
recebeu em sua história tivemos a cabine estendida em 1999 e a versão Adventure
em 2001. Já em 2008 foi a vez do sistema Locker ― o diferencial blocante ―, que
foi introduzido para aumentar a capacidade da picape lidar com situações de
solo adversas. Em 2009 foi a primeira e única picape compacta com cabine dupla
do Brasil, configuração que não é encontrada em nenhum outro modelo à
disposição do mercado. Agora, em 2013, além do novo visual o modelo inova outra
vez com a terceira porta do lado direito nas versões com cabine dupla. A
inovação introduzida com exclusividade pela Fiat torna a Strada a única picape
compacta do mundo a ter uma porta voltada para os passageiros do banco
traseiro.
A solução técnica amplamente estudada pela área da
engenharia teve como principal objetivo melhorar a acessibilidade para os
usuários do banco traseiro. Mais que uma questão estética, o processo de
desenvolvimento deixou claro ser essa a solução mais adequada para o veículo
com a inclusão de uma porta reversa e a eliminação da coluna central. Para que
a terceira porta se tornasse uma realidade foi desenvolvida uma maçaneta
especial, que fica localizada na parte interna do vão da porta com acionamento
duplo – quer para um lado, como para o outro, o que facilita o funcionamento
tanto pelo lado interno quanto pelo lado externo do carro. Um mecanismo
simples, engenhoso, com ótima solução estética, e que foi inteiramente desenvolvido
pela engenharia da Fiat no centro de Pesquisa e Desenvolvimento Giovanni
Agnelli, em Betim, MG.
Outro detalhe importante: a Nova Strada Cabine Dupla não
tem coluna central do lado direito, o que permitiu um enorme ganho de espaço
para o acesso ao banco traseiro. Com essa solução a área de acesso à sua parte
traseira foi ampliada em cerca de 100%. Anteriormente, o espaço disponível para
entrada de passageiros na parte traseira do seu interior era de 0,5 m2,
área que cresceu para 1 m2 com a nova configuração. Estamos falando
de maior ergonomia, conforto e praticidade para entrar e sair do carro. Um dos
cuidados da engenharia foi manter os altos níveis de segurança do carro, ainda
que a coluna do lado do passageiro fosse retirada. Todos os cálculos foram
feitos no sentido de manter a integridade dos passageiros e de proporcionar uma
maior rigidez torcional do conjunto. Mais uma detalhe: a terceira porta só abre
se a porta dianteira do passageiro estiver aberta.
MECÂNICA ONLINE
RECALL – A Ford Motor Company Brasil – Divisão
Troller convocou recall para resolver problema com o jipe Troller T4 modelo
2013, que vinha apresentando perda de potência e falha na aceleração. A chamada
envolve os veículos produzidos de 6 de Junho de 2012 até 10 de Agosto de 2013 que,
caso comprovado defeito, poderão ter o turbocompressor e conjunto de bico
injetores substituídos.
Ar comprimido – A PSA Peugeot Citroën apresentou
em São Paulo, pela primeira vez na América Latina, a tecnologia Hybrid Air, uma
solução full hybrid que une um motor térmico com um sistema hidráulico acionado
por ar comprimido. Combinando duas energias para atingir o melhor rendimento de
acordo com diferentes situações: o ar comprimido vai assistir o motor a
gasolina, até mesmo substituí-lo, para levá-lo aos pontos de funcionamento mais
eficientes durante as fases transitórias – acelerações e arrancadas.
Engenharia - O evento “Dia da Engenharia
Alemã” aconteceu em São Paulo no dia 17/10. Com o objetivo de evidenciar a
contribuição da indústria alemã para o progresso econômico e tecnológico
brasileiro, promover e divulgar a tecnologia e inovação brasileira, além de
estimular a cooperação tecnológica entre Brasil e Alemanha. Ao alinhar
infraestrutura, sustentabilidade e tendências, o evento destacou o tema “A
Cidade do Futuro: Viver ou Sobreviver?”, abordando o que há de mais moderno
para uma vida harmoniosa entre o homem e a natureza, sem deixar de lado os
avanços tecnológicos.
PERFIL
Tarcisio Dias –
Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e
Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
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