O encontro com a
engenharia automotiva é sempre um bom momento para pensarmos como serão os
automóveis daqui pra frente. Esse ano tive a oportunidade de conhecer no Salão
de Frankfurt novidades mais avançadas, como por exemplo, os bancos automotivos
que estão mais finos e com melhor resistência e conforto, que vai permitir um
ganho no espaço interno dos veículos nos próximos anos.Mas a oportunidade de
conhecer a realidade brasileira para os próximos anos quando o assunto é
tecnologia e engenharia fica por conta do Congresso SAE Brasil.Com público
superior a 10 mil visitantes, o evento debateu entre os dias 7 e 9 outubro, em
São Paulo, a qualificação da engenharia brasileira na busca por soluções
inovadoras.
O tema norteou 22
painéis nas áreas aeroespacial, veículos leves, caminhões e ônibus, compras,
competitividade, transporte ferroviário, internacional, logística, manufatura,
máquinas agrícolas e de construção, motorsport, qualidade, segurança veicular,
sustentabilidade, tecnologia da informação, e telemática e infotainment,
veículos elétricos e híbridos e os especiais engenheiros-chefes e presidentes.Com
mais de 100 estandes, 90 empresas (26 inéditas) e tecnologias principalmente voltadas
à eficiência energética, a Mostra Tecnológica do Congresso ocupou cerca de 11
mil m² do pavilhão do Expo Center Norte.
O Comitê de
Reconhecimento da SAE BRASIL selecionou três destaques entre os expositores que
mostraram tecnologias aplicáveis ao mercado brasileiro. Este ano os escolhidos
foram a ApplusIdiada, a Continental e a Volkswagen.O ciclo de três dias de
apresentações do maior fórum de Engenharia da Mobilidade da América Latina foi
fechado pelo Painel dos Presidentes, com as apresentações de Donald Hillebrand,
presidente da SAE INTERNATIONAL, PhilippSchiemer, presidente da Mercedes-Benz,
CledorvinoBelini, presidente do Grupo Fiat Chrysler, e Sandro Beneduce,
presidente da Continental Brasil e Argentina, com a mediação de Mário Laffitte,
diretor de Comunicação da Mercedes-Benz.
Os executivos
discorreram sobre a qualificação da engenharia brasileira ante o desafio da inovação,
tema-título do Congresso SAE BRASIL 2013. Hillebrand apontou a necessidade de
aproximação entre indústria e a academia, e de atrativos para os jovens em
relação à carreira desde antes da universidade e até depois da conclusão do
curso universitário. Beneduce defendeu a ideia de que a indústria precisa se
adaptar às demandas da nova geração de engenheiros, quebrar paradigmas para
atrair novos talentos e afirmou que retê-los é o maior desafio da Continental.
CledorvinoBelini
disse que é urgente a qualificação de engenheiros no Brasil para os novos
desafios de empresas globais ante a velocidade cada vez maior das mudanças e o
acirramento da competitividade. Ressaltou que a tecnologia mobiliza as
organizações a reverem seus modelos. Schiemer confirmou a falta de engenheiros
capacitados para as novas tecnologias e destacou que é tarefa da indústria
gerar oportunidades para que os engenheiros brasileiros tenham possibilidade de
carreira no Brasil e no Exterior, pois isso é questão de competitividade.
Astor Schmitt,
conselheiro das empresas Randon, será o próximo presidente do Congresso SAE
BRASIL 2014. O anúncio foi realizado por Roberto Bastian, presidente do
Congresso este ano, durante a cerimônia de encerramento do evento que contou
com a presença de Ricardo Reimer, Frank Sowade e Donald Hillebrand,
respectivamente presidente e vice-presidente da SAE BRASIL e presidente da SAE
INTERNATIONAL, além de líderes da indústria. O Congresso SAE BRASIL 2014 será
realizado de 30 de setembro a 2 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo..
MECÂNICA ONLINE
Duas Rodas– Muito
mais do que um espaço de negócios, o Salão Duas Rodas é, historicamente, um
local de entretenimento e lazer para toda a família. A edição desse ano reúne
mais de 40 shows e atrações, tanto dentro do pavilhão quanto na área externa.
Na lista do que as empresas preparam para receber o público visitante estão
test rides com possantes máquinas da Ducati, Yamaha, Honda e Keeway, um
simulador de salto freestyle, shows de motocross do lendário piloto Jorge
Negretti, motocicletas customizadas, duelo musical, looping com uma moto de 125
cilindradas, área kids e muito mais!
Effect–A
Chevrolet está lançando a série especial Effect, para os modelos Agile e Sonic,
na configuração hatchback, oferecendo itens exclusivos de design. A série
Effect tem como principal diferencial a esportividade destacada por itens
exclusivos de design, além de acessórios originais Chevrolet incorporados com
base na versão LTZ.
Família 500 –A
Honda começa a produzir em sua fábrica de Manaus a nova linha 500cc, que chega
em três modelos, a naked CB500F, a esportiva CBR500R e a crossover CB500X, para atender diferentes perfis de
consumidores. Com os lançamentos, a empresa cria um novo segmento para os
motociclistas que buscam modelos de entrada no universo
de alta cilindrada e que ofereçam conforto, desempenho, segurança e facilidade
na pilotagem para o dia-a-dia e viagens longas
PERFIL
Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de
Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica
Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário