segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Tarcísio Dias - Mecânica Online - O maior fórum de Engenharia da Mobilidade da América Latina


O encontro com a engenharia automotiva é sempre um bom momento para pensarmos como serão os automóveis daqui pra frente. Esse ano tive a oportunidade de conhecer no Salão de Frankfurt novidades mais avançadas, como por exemplo, os bancos automotivos que estão mais finos e com melhor resistência e conforto, que vai permitir um ganho no espaço interno dos veículos nos próximos anos.Mas a oportunidade de conhecer a realidade brasileira para os próximos anos quando o assunto é tecnologia e engenharia fica por conta do Congresso SAE Brasil.Com público superior a 10 mil visitantes, o evento debateu entre os dias 7 e 9 outubro, em São Paulo, a qualificação da engenharia brasileira na busca por soluções inovadoras.

O tema norteou 22 painéis nas áreas aeroespacial, veículos leves, caminhões e ônibus, compras, competitividade, transporte ferroviário, internacional, logística, manufatura, máquinas agrícolas e de construção, motorsport, qualidade, segurança veicular, sustentabilidade, tecnologia da informação, e telemática e infotainment, veículos elétricos e híbridos e os especiais engenheiros-chefes e presidentes.Com mais de 100 estandes, 90 empresas (26 inéditas) e tecnologias principalmente voltadas à eficiência energética, a Mostra Tecnológica do Congresso ocupou cerca de 11 mil m² do pavilhão do Expo Center Norte.

O Comitê de Reconhecimento da SAE BRASIL selecionou três destaques entre os expositores que mostraram tecnologias aplicáveis ao mercado brasileiro. Este ano os escolhidos foram a ApplusIdiada, a Continental e a Volkswagen.O ciclo de três dias de apresentações do maior fórum de Engenharia da Mobilidade da América Latina foi fechado pelo Painel dos Presidentes, com as apresentações de Donald Hillebrand, presidente da SAE INTERNATIONAL, PhilippSchiemer, presidente da Mercedes-Benz, CledorvinoBelini, presidente do Grupo Fiat Chrysler, e Sandro Beneduce, presidente da Continental Brasil e Argentina, com a mediação de Mário Laffitte, diretor de Comunicação da Mercedes-Benz.

Os executivos discorreram sobre a qualificação da engenharia brasileira ante o desafio da inovação, tema-título do Congresso SAE BRASIL 2013. Hillebrand apontou a necessidade de aproximação entre indústria e a academia, e de atrativos para os jovens em relação à carreira desde antes da universidade e até depois da conclusão do curso universitário. Beneduce defendeu a ideia de que a indústria precisa se adaptar às demandas da nova geração de engenheiros, quebrar paradigmas para atrair novos talentos e afirmou que retê-los é o maior desafio da Continental.

CledorvinoBelini disse que é urgente a qualificação de engenheiros no Brasil para os novos desafios de empresas globais ante a velocidade cada vez maior das mudanças e o acirramento da competitividade. Ressaltou que a tecnologia mobiliza as organizações a reverem seus modelos. Schiemer confirmou a falta de engenheiros capacitados para as novas tecnologias e destacou que é tarefa da indústria gerar oportunidades para que os engenheiros brasileiros tenham possibilidade de carreira no Brasil e no Exterior, pois isso é questão de competitividade.

Astor Schmitt, conselheiro das empresas Randon, será o próximo presidente do Congresso SAE BRASIL 2014. O anúncio foi realizado por Roberto Bastian, presidente do Congresso este ano, durante a cerimônia de encerramento do evento que contou com a presença de Ricardo Reimer, Frank Sowade e Donald Hillebrand, respectivamente presidente e vice-presidente da SAE BRASIL e presidente da SAE INTERNATIONAL, além de líderes da indústria. O Congresso SAE BRASIL 2014 será realizado de 30 de setembro a 2 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo..

MECÂNICA ONLINE

Duas Rodas– Muito mais do que um espaço de negócios, o Salão Duas Rodas é, historicamente, um local de entretenimento e lazer para toda a família. A edição desse ano reúne mais de 40 shows e atrações, tanto dentro do pavilhão quanto na área externa. Na lista do que as empresas preparam para receber o público visitante estão test rides com possantes máquinas da Ducati, Yamaha, Honda e Keeway, um simulador de salto freestyle, shows de motocross do lendário piloto Jorge Negretti, motocicletas customizadas, duelo musical, looping com uma moto de 125 cilindradas, área kids e muito mais!

Effect–A Chevrolet está lançando a série especial Effect, para os modelos Agile e Sonic, na configuração hatchback, oferecendo itens exclusivos de design. A série Effect tem como principal diferencial a esportividade destacada por itens exclusivos de design, além de acessórios originais Chevrolet incorporados com base na versão LTZ.

Família 500 –A Honda começa a produzir em sua fábrica de Manaus a nova linha 500cc, que chega em três modelos, a naked CB500F, a esportiva CBR500R e a crossover  CB500X, para atender diferentes perfis de consumidores. Com os lançamentos, a empresa cria um novo segmento para os motociclistas que buscam modelos de entrada no universo de alta cilindrada e que ofereçam conforto, desempenho, segurança e facilidade na pilotagem para o dia-a-dia e viagens longas

PERFIL


Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário