Uma das corridas com maior número de troca de posição dos
últimos anos marcou neste domingo (13) a vitória de Régis Boessio na oitava
etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. Único representante do Rio
Grande do Sul na categoria, o piloto da ABF Desenvolvimento Team foi saudado
com uma grande festa pelos mais de 40 mil torcedores gaúchos que acompanharam o
Grande Prêmio Aurélio Batista Félix em Guaporé (RS).Foi a segunda vitória de
Boessio na categoria e na carreira – a primeira aconteceu na terceira etapa da
atual temporada, em Caruaru (PE). O resultado permitiu-lhe saltar do sexto
lugar para a vice-liderança do campeonato com 98 pontos, a 28 do líder
pernambucano Beto Monteiro, da Scuderia Iveco, terceiro colocado na corrida
deste domingo no Autódromo Internacional Dr. Nelson Luiz Barro – as duas etapas
finais terão 64 pontos em disputa.
“Estou sem palavras, ganhar uma corrida da Truck em Guaporé, com a minha
família e os meus amigos todos aqui, me apoiando, é algo indescritível. Só
tenho a agradecer a todos os patrocinadores, a todos os que me apoiam”,
declarou o gaúcho, emocionado. “A minha meta desde o início do ano é de ser um
dos três primeiros no campeonato, eu precisava disso. Estava batendo na trave
há tempo. Dedico a vitória à minha família”, acrescentou.
Quatro pilotos lideraram a corrida deste domingo em Guaporé. O pole-position
Paulo Salustiano, até abandonar na sétima volta; Monteiro, da oitava à 11ª; o
paulista Djalma Fogaça, da Ford Racing Trucks/72 Sports, da 11ª à 25ª; e
Boessio, que assumiu a liderança com uma manobra diante dos milhares de
espectadores acampados no trecho da curva do Radiador e levando a torcida a
comemorar com o canto de guerra “ah!, eu sou gaúcho”.O paulista Felipe
Giaffone, da RM Competições/MAN Latin America, foi o segundo colocado. Monteiro
terminou em terceiro e valeu-se dos problemas mecânicos do paranaense Leandro
Totti, companheiro de equipe de Giaffone e vice-líder da temporada até então,
para ampliar sua vantagem na pontuação. Fogaça, quarto colocado, e o também
paulista André Marques, outro piloto da RM/MAN Latin America, quinto,
completaram a formação do pódio.
Sete competidores mantêm chances matemáticas de conquista do título. Monteiro,
que chegou a Guaporé com 14 pontos de vantagem, passa a ter 28 – chegou aos 126
pontos, contra 98 de Boessio. O brasiliense Geraldo Piquet, da ABF Santos
Desenvolvimento, terminou a corrida em sétimo e foi a 98. A lista inclui ainda
Totti, com 90, Giaffone, com 85, o paranaense Wellington Cirino, companheiro de
equipe com Piquet, com 82, e Salustiano, com 78.
A CORRIDA
Na largada, o pole Paulo Salustiano manteve-se à frente, assumindo a linha
interna da pista. Felipe Giaffone, terceiro no grid, emparelhou com Beto
Monteiro – os dois contornaram quatro curvas lado a lado e, na curva do Túnel,
chegaram a tocar seus caminhões. Na curva do Radiador, Leandro Totti, tentou
superar Giaffone pelo lado externo da pista e escapou para a grama, voltando ao
quinto lugar que ocupava no grid.Valmir Benavides também saiu da pista e bateu
na mureta de proteção. O incidente com Benavides, motivado por um toque na
traseira de seu Iveco e que tirou-o da prova, determinou a primeira intervenção
do Pace Truck no GP Aurélio Batista Félix. A relargada foi dada depois de três
voltas, com Salustiano abrindo vantagem. O gaúcho Régis Boessio, quarto, tentou
superar Giaffone, mas acabou perdendo posição para Totti.
Na mesma volta, Totti, precisando de reação no campeonato, assumiu a terceira
posição, superando o companheiro de equipe Giaffone e aumentando sua pressão
sobre Monteiro, seu adversário direto na luta pelo título. O piloto
pernambucano da Scuderia Iveco, ao mesmo tempo em que diminuía a sua
desvantagem em relação a Salustiano, via pelos retrovisores a aproximação de
Totti, até então autor da volta mais rápida da etapa.A quarta volta marcou a
ultrapassagem de Djalma Fogaça sobre Boessio no duelo que, àquela altura, valia
o quinto lugar – passou a ser o terceiro na sexta volta, já tendo estabelecido
a volta mais rápida, quando Totti e Salustiano tiveram problemas e tomaram o
caminho dos boxes. Totti enfrentou problemas com a mangueira do turbo e voltou,
duas voltas depois; Salustiano teve de abandonar com a quebra do cardã de seu
caminhão Mercedes-Benz.
Fogaça, na abertura da oitava, assumiu o segundo lugar após contornar a
primeira sequência de curvas pelo lado de fora, lado a lado com Giaffone. A
tentativa de tomar a liderança de Monteiro esbarrou na presença de Totti, que
voltou dos boxes logo à sua frente. A intervenção programada do Pace Truck a um
terço de prova permitiu a Totti, que também já havia superado Monteiro, reduzir
sua desvantagem para uma volta.Logo após a nova relargada, o goiano Rogério
Castro abandonou com problemas no caminhão número 30 da ABF/Volvo. A abertura
da 11ª volta foi marcada pela ultrapassagem sobre Monteiro que valeu a
liderança a Fogaça. Boessio, também na 11ª volta, ultrapassou Giaffone e
assumiu o terceiro lugar. O caminhão de André Marques, então em quinto lugar,
trazia junto à grade de refrigeração um pedaço de carenagem de outro caminhão.
Com problemas mecânicos, Edu Piano abandonou a corrida na 13ª volta. A essa
altura, Marques recebia forte pressão do italiano Alex Caffi, que buscava seu
segundo pódio na temporada de estreia. Caffi e o goiano Leandro Reis
abandonaram a etapa na 16ª volta. O Iveco de Caffi apresentou pane no sistema
de turbina; o Scania de Reis apresentou falha na bomba de óleo e o piloto
preferiu se retirar da disputa para evitar uma quebra.Na abertura da 20ª volta,
Boessio recebeu aplausos da torcida gaúcha ao se aproveitar da momentânea perda
de trajetória de Monteiro, na entrada da reta dos boxes, para assumir a segunda
posição. Giaffone, o quarto, também superou o piloto pernambucano. Fogaça liderava
a corrida com vantagem de dois segundos e seis décimos, que caiu a menos de um
segundo na 23ª volta – do primeiro ao quarto, a diferença era de três segundos.
Fogaça e Boessio completaram a 24ª volta a menos de dez minutos da bandeirada
final com seus caminhões praticamente lado a lado, separados por menos de dois
décimos de segundo. A ultrapassagem aconteceu na tomada da curva do Radiador.
Fogaça voltou a perder posições na abertura da 27ª volta, quando saiu da pista
na entrada da reta dos boxes e foi superado por Giaffone e Monteiro, estabelecendo-se
na quarta posição.A menos de cinco minutos do fim da corrida, Giaffone tentou
emparelhar seu caminhão com o do líder Boessio, que abriu a última volta um
segundo e meio à frente de Giaffone. Monteiro, Fogaça e Marques completaram a
festa no pódio. Marques recebeu a bandeirada final menos de dois décimos de
segundo à frente do paranaense Diogo Pachenki, o sexto.
Depois de 31 voltas
válidas, o resultado final do GP Aurélio Batista Félix em Guaporé foi o seguinte:
1º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team,
2º) Felipe Giaffone (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America,
3º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco,
4º) Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks,
5º) André Marques (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America,
6º) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team,
7º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF Santos,
8º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF Santos,
9º) Alberto Cattucci (SP/Volvo), ABF/Volvo,
10º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing,
11º) Débora Rodrigues (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America,
12º) Jansen Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport,
13º) Ronaldo Kastropil (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport,
14º) Raijan Mascarello (MT/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks,
15º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport,
16º) Leandro Totti (PR/MAN), RM Competições-MAN Latin America,
17º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports,
NÃO COMPLETARAM
Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições,
Alex Caffi (ITA/Iveco), Dakarmotors,
Edu Piano (SP/Ford), Território Motorsport,
Rogério Castro (GO/Volvo), ABF/Volvo,
Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team,
José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições,
Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco,
DESCLASSIFICAÇÃO DESPORTIVA
Adalberto Jardim (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America
Melhor volta: Fogaça, na 5ª, 1min27s210, média de 127,141 km/h
CLASSIFICAÇÃO
Após oito etapas, a classificação do campeonato é: 1º) Monteiro, 126 pontos;
2º) Boessio, 98; 3º) Piquet, 92; 4º) Totti, 90; 5º) Giaffone, 85; 6º) Cirino,
82; 7º) Salustiano, 78; 8º) L. Reis, 59; 9º) Benavides, 58; 10º) Fogaça, 51;
11º) Pachenki e Marques, 50; 13º) Andrade, 46; 14º) Maistro, 35; 15º) Cattucci,
30; 15º) Jardim, 28; 17º) Castro, 22; 18º) Caffi, Bueno e Rodrigues, 21; 22º)
Kastropil, 19; 22º) Muffato, 15; 23º) J. Reis, 13; 24º) Piano, 12; 25º) Lopes,
10; 26º) Mascarello, 4.
Na competição entre as montadoras, a Mercedes-Benz abriu vantagem na liderança,
chegando aos 309 pontos. A MAN, ainda na vice-liderança, passa a somar 225
pontos. A Iveco vem a seguir, com 196, à frente da Scania, com 137, da Volvo,
com 108, e da Ford, com 60. A nona e penúltima etapa do Campeonato Brasileiro
de Fórmula Truck será disputada em Pinhais (PR), no Autódromo Internacional de
Curitiba, no dia 10 de novembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário