Depois de 26
anos, o Autódromo Internacional de Daytona, nos Estados Unidos, tem um novo
"Rei da Velocidade": o motor Ford EcoBoost V6 de 3.5 litros. Um
protótipo pilotado por Colin Braun estabeleceu um novo recorde de volta mais
rápida em Daytona, de 358,8 km/h. Além disso, registrou novos recordes mundiais
nas provas de 10 milhas (média de 337,99 km/h) e 10 quilômetros (325,79 km/h),
ambos partindo da imobilidade.As marcas aguardam homologação da Federação
Internacional de Automobilismo (FIA), mas o piloto e o carro da equipe Michael
Shank Racing mostraram o desempenho do Ford EcoBoost V6. Com a nova marca de
Daytona, foi batido o recorde vigente de 338,5 km/h, obtido por Bill Elliott em
um Ford Thunderbird na fase classificatória para a prova Daytona 500 em 1987.
EcoBoost V6 3,5
litros
O carro com o
novo motor EcoBoost foi preparado para a prova pela Roush Yates Engines,
parceira da Ford Racing. A Continental desenvolveu para ele pneus especiais,
mais leves, com menor resistência ao rolamento e um composto mais duro que os
modelos normais de competição. O motor de duplo turbo vai equipar o carro na
temporada de 2014 do United SportsCar Championship, que começa em janeiro com a
prova 24 Horas de Daytona.Michael Shank, chefe da equipe, ressalta que este é
um trabalho dos últimos dez meses e vai evoluir ainda mais. "Estamos muito
empolgados com o motor Ford EcoBoost. É uma tecnologia inovadora de produção
aplicada em competição em pistas. Precisamos de mais iniciativas como essa nas
corridas."
Temporada 2014
A temporada 2014
da equipe Michael Shank Racing na United SportsCar Championship começou
imediatamente após a quebra do recorde. A configuração do carro para circuito
oval foi mudada e o time fez o primeiro teste na pista em que ele vai estrear
em janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário