sexta-feira, 11 de outubro de 2013

MOTOR FORD ECOBOOST V6: O NOVO "REI DE DAYTONA"


Depois de 26 anos, o Autódromo Internacional de Daytona, nos Estados Unidos, tem um novo "Rei da Velocidade": o motor Ford EcoBoost V6 de 3.5 litros. Um protótipo pilotado por Colin Braun estabeleceu um novo recorde de volta mais rápida em Daytona, de 358,8 km/h. Além disso, registrou novos recordes mundiais nas provas de 10 milhas (média de 337,99 km/h) e 10 quilômetros (325,79 km/h), ambos partindo da imobilidade.As marcas aguardam homologação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), mas o piloto e o carro da equipe Michael Shank Racing mostraram o desempenho do Ford EcoBoost V6. Com a nova marca de Daytona, foi batido o recorde vigente de 338,5 km/h, obtido por Bill Elliott em um Ford Thunderbird na fase classificatória para a prova Daytona 500 em 1987.


EcoBoost V6 3,5 litros
O carro com o novo motor EcoBoost foi preparado para a prova pela Roush Yates Engines, parceira da Ford Racing. A Continental desenvolveu para ele pneus especiais, mais leves, com menor resistência ao rolamento e um composto mais duro que os modelos normais de competição. O motor de duplo turbo vai equipar o carro na temporada de 2014 do United SportsCar Championship, que começa em janeiro com a prova 24 Horas de Daytona.Michael Shank, chefe da equipe, ressalta que este é um trabalho dos últimos dez meses e vai evoluir ainda mais. "Estamos muito empolgados com o motor Ford EcoBoost. É uma tecnologia inovadora de produção aplicada em competição em pistas. Precisamos de mais iniciativas como essa nas corridas."

Temporada 2014

A temporada 2014 da equipe Michael Shank Racing na United SportsCar Championship começou imediatamente após a quebra do recorde. A configuração do carro para circuito oval foi mudada e o time fez o primeiro teste na pista em que ele vai estrear em janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário